Estudo de Jeremias 14:9 – Comentado e Explicado

Por que sois como um homem desvairado, como um guerreiro que não nos pode mais defender? No entanto, Senhor, permaneceis entre nós, e é o vosso nome que trazemos. Não nos abandoneis!
Jeremias 14:9

Comentário de Albert Barnes

Surpresa – A palavra pode significar “aquele que é pego de surpresa e perde a presença de espírito”.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 14: 9 . Por que você deveria ser como um homem espantado Por que você deveria ser como um homem sem conselhos? Houbigant.

Comentário de Adam Clarke

Contudo tu, ó Senhor, estás no meio de nós – Tua arca, templo e ritos sagrados, estão todos aqui; e tu, que estás em todos os lugares presentes, também estás aqui: mas, infelizmente! você não se revela como o Pai das misericórdias, que perdoa iniqüidade, transgressão e pecado.

Somos chamados pelo teu nome; não nos deixe – Vamos chamar-te nosso Pai e dizer-nos: “Vós sois meus filhos e filhas!” O não nos deixe!

Comentário de John Calvin

Quanto às palavras que se seguem, por que você deveria ser como um homem espantado ou aterrorizado? Eu fico “aterrorizado” por uma pessoa não cultivada, como dizemos em nossa língua, homme savage (111) É então acrescentado: como um gigante que não pode salvar; isto é, um ajudante forte, mas sem pele, que possui grande força, mas falha, porque se torna inútil por sua própria massa. E assim o Profeta diz que seria uma coisa estranha que Deus fosse como um homem forte, ansioso por trazer ajuda e, no entanto, não deveria fazer nada.

Depois de ter dito essas coisas, ele se une ao contraste a que me referi, mas você está no meio de nós, Jeová, seu nome é chamado, não nos abandone . Agora vemos que o Profeta rejeita todas as outras razões e se auto-critica. somente à aliança gratuita de Deus, e recai sobre sua misericórdia. Tu és, ele diz, no meio de nós, Deus havia se vinculado por seu próprio pacto, pois ninguém mais poderia tê-lo vinculado. Então ele diz: Teu nome é chamado a nós. Poderia o povo se gabar de algo próprio ao ser assim chamado? De jeito nenhum; mas o fato de serem chamados dependia de uma aliança gratuita. Como então o Profeta jogou fora todo mérito nas obras e toda confiança nas satisfações, não restava nada para ele senão a promessa de Deus, que se baseava no livre e bom prazer de Deus. Aprendemos, portanto, sempre que oramos a Deus, a não apresentar nossas próprias satisfações, que nada mais são do que coisas sujas, abomináveis ??a Deus, mas alegar apenas seu próprio nome e promessa, até a aliança que ele fez conosco. em seu Filho unigênito, e confirmado por seu sangue.

Como no primeiro caso, “o peregrino” e o “viajante” são os mesmos, apenas o que é dito sobre o último é mais específico; assim parece estar aqui: o homem, pego de surpresa, é descrito apenas mais como aquele que não pode, por essa razão, salvar. Os dois versos podem ser assim renderizados –

8. A esperança de Israel! seu Salvador em tempos de angústia! Por que és como um peregrino na terra? Ou como um viajante se virando para passar a noite?

9. Por que você é como um pego de surpresa – Como um homem que não é capaz de salvar? Contudo, tu estás no meio de nós, Jeová; E o teu nome, sobre nós, é chamado: Não nos abandone

Ed.

Comentário de E.W. Bullinger

no meio. Referência ao Pentateuco ( Êxodo 29:45 . Levítico 26:11 , Levítico 26:12 ). App-92.

nós somos chamados, etc. = Teu nome foi chamado a nós.

Comentário de John Wesley

Por que você deveria ser como um homem atônito, como um homem poderoso que não pode salvar? todavia tu, Senhor, estás no meio de nós, e somos chamados pelo teu nome; não nos deixe.

Surpreendido – Em tal desordem, através de uma grande paixão, que ele é capaz de não fazer nada.

Um homem poderoso – Como um homem que, por sua própria natureza, é forte, mas com a doença tão enfraquecida, que ele não pode oferecer nenhuma força para o socorro de seus amigos.

Ainda – Ainda (diz o profeta) tu estás no meio de nós; de toda a terra, conforme o que Deus havia declarado, Números 5: 3 ; 35:34. Não contamines a terra em que habitareis, em que eu habito; porque eu, o Senhor, habito entre os filhos de Israel.

Referências Cruzadas

Exodo 29:45 – E habitarei no meio dos israelitas e lhes serei o seu Deus.

Levítico 26:11 – Estabelecerei a minha habitação entre vocês e não os rejeitarei.

Números 11:23 – O Senhor respondeu a Moisés: “Estará limitado o poder do Senhor? Agora você verá se a minha palavra se cumprirá ou não”.

Números 14:15 – Se exterminares este povo, as nações que ouvirem falar do que fizeste dirão:

Deuteronômio 23:14 – Pois o Senhor, o seu Deus, anda pelo seu acampamento para protegê-los e entregar-lhes os seus inimigos. O acampamento terá que ser santo, para que ele não veja no meio de vocês alguma coisa desagradável e se afaste de vocês.

1 Samuel 12:22 – Por causa de seu grande nome o Senhor não os rejeitará, pois o Senhor teve prazer em torná-los o seu próprio povo.

Salmos 27:9 – Não escondas de mim a tua face, não rejeites com ira o teu servo; tu tens sido o meu ajudador. Não me desampares nem me abandones, ó Deus, meu salvador!

Salmos 44:23 – Desperta, Senhor! Por que dormes? Levanta-te! Não nos rejeites para sempre.

Salmos 46:5 – Deus nela está! Não será abalada! Deus vem em seu auxílio desde o romper da manhã.

Isaías 12:6 – Gritem bem alto e cantem de alegria, habitantes de Sião, pois grande é o Santo de Israel no meio de vocês”.

Isaías 50:1 – Assim diz o Senhor: “Onde está a certidão de divórcio de sua mãe com a qual eu a mandei embora? A qual de meus credores eu vendi vocês? Por causa de seus pecados vocês foram vendidos; por causa das transgressões de vocês sua mãe foi mandada embora.

Isaías 51:9 – Desperta! Desperta! Veste-te de força, ó braço do Senhor; acorda, como em dias passados, como em gerações de outrora. Não foste tu que cortaste o Monstro dos Mares em pedaços, que traspassaste aquela serpente aquática?

Isaías 59:1 – Vejam! O braço do Senhor não está tão curto que não possa salvar, e o seu ouvido tão surdo que não possa ouvir.

Isaías 63:19 – Somos teus desde a antigüidade, mas aqueles tu não governaste; eles não foram chamados pelo teu nome.

Jeremias 15:16 – Quando as tuas palavras foram encontradas eu as comi; elas são a minha alegria e o meu júbilo, pois pertenço a ti, Senhor Deus dos Exércitos.

Daniel 9:18 – Inclina os teus ouvidos, ó Deus, e ouve; abre os teus olhos e vê a desolação da cidade que leva o teu nome. Não te fazemos pedidos por sermos justos, mas por causa da tua grande misericórdia.

Zacarias 2:5 – E eu mesmo serei para ela um muro de fogo ao seu redor’, declara o Senhor, ‘e dentro dela serei a sua glória’.

2 Coríntios 6:16 – Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: “Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”.

Hebreus 13:5 – Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei”.

Apocalipse 21:3 – Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: “Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *