Estudo de Números 11:23 – Comentado e Explicado

O Senhor respondeu a Moisés: "Acaso será impotente a mão do Senhor? Verás sem demora se se fará ou não o que eu te disse."
Números 11:23

Comentário de Thomas Coke

Números 11:23 . A mão do Senhor está encerada? Ou seja, o poder divino diminuiu? – Perdi alguma coisa do meu poder desde que criei o universo?

REFLEXÕES. – Deus responde aos pedidos de Moisés e do povo, mas com considerações muito diferentes; Moisés em misericórdia, o povo em julgamento.

1. Moisés recebe um exemplo da misericórdia de Deus. Ele não censura sua pressa, mas concede sua petição. Ele é ordenado a escolher setenta anciãos, os mais aprovados para a sabedoria, e Deus os fortalecerá em seu ofício, para carregar com ele o fardo do povo. Nota; (1) Ninguém pode concluir razoavelmente que foi chamado para um escritório que não está qualificado para isso. (2) O governo é de instituição divina, e devemos ser obedientes por causa da consciência, não apenas ao rei como supremo, mas a todo magistrado que carrega consigo o fardo.

2. O pedido do povo é gratificado; melhor talvez, para eles, tivesse sido negado. Presentes com raiva são julgamentos disfarçados. Eles devem não apenas ter o suficiente para satisfazer, mas para exceder: Nota; (1) O mau desejo e a aversão são quase aliados. (2) A indulgência do apetite brutal traz consigo seu próprio castigo.

3. Moisés expressa certa desconfiança de como isso deve ser feito para uma multidão assim. A fé mais forte pode ser abalada por se entregar a raciocínios vãos; mas Deus silencia suas dúvidas com um argumento convincente. Seu poder todo-poderoso pode efetuar o que quer que sua graça prometa. Aquele que dividiu o mar e abriu as janelas do céu também pode dar-lhes carne. Que o povo de Deus seja consolado em todas as provações, para que sua mão não seja encurtada e não possa salvar; e seja encorajado a orar, pois seu ouvido não é pesado que não possa ouvir.

Comentário de Adam Clarke

A mão do Senhor está encerada? Esqueceu os milagres que eu já realizei? ou pensas que meu poder diminuiu? O poder que é ilimitado nunca pode ser diminuído.

Referências Cruzadas

Gênesis 18:14 – Existe alguma coisa impossível para o Senhor? Na primavera voltarei a você, e Sara terá um filho”.

Números 23:19 – Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir?

2 Reis 7:2 – O oficial, em cujo braço o rei estava se apoiando, disse ao homem de Deus: “Ainda que o Senhor abrisse as comportas do céu, será que isso poderia acontecer? ” Mas Eliseu advertiu: “Você o verá com os próprios olhos, mas não comerá coisa alguma! “

2 Reis 7:17 – Ora, o rei havia posto o oficial em cujo braço tinha se apoiado como encarregado da porta da cidade, mas quando o povo saiu, atropelou-o junto à porta, e ele morreu, conforme o homem de Deus havia predito quando o rei foi à sua casa.

Salmos 78:41 – Repetidas vezes puseram Deus à prova; irritaram o Santo de Israel.

Isaías 50:2 – Quando eu vim, por que não encontrei ninguém? Quando eu chamei, por que ninguém respondeu? Será que meu braço era curto demais para resgatá-los? Será que me falta a força para redimi-los? Com uma simples repreensão eu seco o mar, transformo rios em deserto; seus peixes apodrecem por falta de água e morrem de sede.

Isaías 59:1 – Vejam! O braço do Senhor não está tão curto que não possa salvar, e o seu ouvido tão surdo que não possa ouvir.

Jeremias 44:28 – Serão poucos os que escaparão da espada e voltarão do Egito para a terra de Judá. Então, todo o remanescente de Judá que veio residir no Egito saberá qual é a palavra que se realiza, a minha ou a deles.

Ezequiel 12:25 – Mas eu, o Senhor, falarei o que eu quiser, e isso se cumprirá sem demora. Pois em seus dias, ó nação rebelde, cumprirei tudo o que eu disser, palavra do Soberano Senhor’ “.

Ezequiel 24:14 – ” ‘Eu, o Senhor, falei. Chegou a hora de eu agir. Não me conterei; não terei piedade, nem voltarei atrás. Você será julgada de acordo com o seu comportamento e com as suas ações, palavra do Soberano Senhor’ “.

Miquéias 2:7 – é isto que está sendo falado: “O Espírito do Senhor perdeu a paciência? É assim que ele age? ” “As minhas palavras não fazem bem àquele cujos caminhos são retos?

Mateus 19:26 – Jesus olhou para eles e respondeu: “Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis”.

Mateus 24:35 – O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão”.

Lucas 1:37 – Pois nada é impossível para Deus”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *