Estudo de Jeremias 27:15 – Comentado e Explicado

Não fui eu quem os enviou – oráculo do Senhor – e eles mentem proferindo oráculos em meu nome. Assim eu vos repelirei, e vós e vossos profetas perecereis.
Jeremias 27:15

Comentário de John Calvin

Ele confirma o que disse, que eles não foram enviados por Deus. O objetivo é mostrar aos judeus que eles não deveriam receber impensadamente tudo o que lhes era apresentado em nome de Deus, mas que deveriam exercer discriminação e julgamento. Esta é uma passagem digna de nota especial, pois o diabo já assumiu falsamente o nome de Deus; e por todos os erros e ilusões que já prevaleceram no mundo, ele não obteve crédito senão por essa falsa pretensão. E hoje vemos que muitos são voluntariamente cegos, porque pensam que são desculpados diante de Deus, se podem fingir ignorância, e dizem que não são incrivelmente crédulos, mas não ousam fazer perguntas curiosas. Como há muitos que voluntariamente fazem laços e também desejam ser enganados, devemos notar o que o Profeta diz aqui, que devemos distinguir o verdadeiro dos falsos profetas; para qual propósito? até que possamos recebê-los apenas e depender de suas palavras que foram enviadas pelo Senhor.

Pode ser perguntado aqui, como vem essa diferença? Antigamente era necessário que os profetas fossem criados de uma maneira especial, pois era um dom especial prever eventos futuros e ocultos; portanto, o profético não era um ofício comum como o sacerdotal. Essa promessa realmente continuou em vigor,

“Um profeta te levantarei do meio de teus irmãos.” ( Deuteronômio 18:18 .)

Mas, embora esse fosse um favor perpétuo conferido por Deus aos israelitas, os profetas sempre foram chamados de maneira especial; ninguém deveria ocupar esse cargo, a não ser com um presente extraordinário. Embora Jeremias fosse sacerdote, ele não era um profeta; mas Deus, como vimos, fez dele um profeta. Mas em relação a nós, o assunto é diferente, pois Deus atualmente não prevê eventos ocultos; mas ele gostaria que ficássemos satisfeitos com o seu evangelho, pois nele é conhecido a perfeição da sabedoria. Como então vivemos na “plenitude do tempo”, Deus não revela profecias para indicar isso ou aquilo para nós em particular. Agora podemos obter certeza da verdade, se formarmos nosso julgamento de acordo com a Lei, os Profetas e o Evangelho. De fato, é necessário o espírito de discernimento; mas nunca nos desviaremos, se dependermos da boca de Deus, e seguirmos o exemplo dos bereanos, de quem Lucas fala nos Atos, que diz que eles leram cuidadosamente as Escrituras e procuraram se as coisas eram como eram. ensinado por Paulo. ( Atos 17:11 .) Paulo não fez nada de errado quando os discípulos, a fim de confirmar sua fé, perguntaram se sua pregação era agradável à Lei e aos Profetas. Assim também agora, todas as doutrinas devem ser examinadas por nós; e se seguirmos essa regra, nunca nos desviaremos.

Quanto aos povos antigos, eles não podiam, como foi dito ontem, ser enganados, pois os profetas eram apenas intérpretes da Lei. No que diz respeito às coisas futuras, isso ou aquilo nunca foi predito pelos profetas, a menos que relacionado com a doutrina, que era como se fosse o tempero, e dava um gosto às profecias; pois quando eles prometeram o que estava aplaudindo, foi fundado na aliança eterna de Deus; e quando ameaçaram o povo, apontaram seus pecados, para que fosse necessário que Deus executasse sua vingança quando a maldade deles era incurável. Sempre para se ter em mente, então, é o que é dito em Deuteronômio: Deus provou o seu povo sempre que deu rédeas soltas a falsos profetas ( Deuteronômio 13: 3 ). Espírito. Este, então, é o julgamento seguro que Deus faz a respeito de seu povo fiel, de acordo com o que Paulo também diz, que se refere a esse testemunho de Moisés, de que surgem heresias para que aqueles que são servos fiéis e sinceros de Deus possam assim mostrar o que eles realmente são ( 1 Coríntios 11:19 😉 pois eles não flutuam a todo vento da doutrina, mas permanecem firmes e constantes na pura obediência da fé. Justamente então Jeremias diz que aqueles que deram esperança de impunidade ao povo não haviam sido enviados pelo Senhor; pois cada um tinha sua própria consciência como juiz.

Ele acrescenta: Eles profetizam falsamente em meu nome. Vemos com que sedução e prudência devemos prestar atenção para que o diabo não nos fascine por seus encantos, especialmente quando o nome de Deus é fingido. Então, não é suficiente ouvirmos: “Assim falou Deus”, a menos que estejamos plenamente convencidos de que aqueles que usam esse prefácio foram chamados por ele, e que eles também oferecem uma evidência segura de seu chamado, para que pode estar certo de que eles são como se fossem os instrumentos do Espírito. Os homens ímpios encontrarão aqui uma ocasião para clamar, porque Deus zomba da ansiedade dos homens, pois ele pode enviar anjos do céu, ele mesmo pode falar; mas quando ele emprega homens, e permite que falsos profetas se gabem dessa palavra e daquilo, enquanto eles se dissimulam completamente, ele parece assim, como se projetasse desorientadamente homens miseráveis. Mas não há nada melhor para nós do que reconhecer que nossa obediência é tentada por Deus quando ele se dirige a nós pelos homens; pois sabemos que nada é mais contrário à fé do que o orgulho, assim como a humildade é o verdadeiro princípio da fé e a verdadeira entrada no reino de Deus. Esta é a razão pela qual Deus faz uso dos homens.

Enquanto isso, quando os impostores se aproximam e se gabam de que são verdadeiros profetas legítimos, é de fato uma provação difícil e muito a temer; ainda. Deus, como eu disse, jamais nos aliviará, desde que confiemos não em nosso próprio julgamento e não assumamos a nós mesmos mais do que o que é justo e certo, mas olhem para ele como juiz e nos submetamos à sua palavra; e, além disso, se nos permitirmos ser governados por seu Espírito, ele jamais nos dará sabedoria, o que nos permitirá distinguir entre verdadeiros e falsos profetas. Seja como for, vemos claramente que não é novidade para os ministros de Satanás profetizarem em nome de Deus, ou seja, assumir falsamente o nome dele, quando na realidade e verdade são pretensos vãos.

Depois, acrescenta, para que eu possa expulsá-lo e que pereçam, assim como eles. Aqui Jeremias lembrou-lhes que os profetas que prometeram impunidade não poderiam escapar por completo, mas que teriam que sofrer punição não apenas por sua presunção, mas também pelos pecados pelos quais eles, juntamente com todo o povo, já haviam provocado o pecado. ira de Deus; pois o crime deles era duplo: desprezando a Deus, eles prometeram toda a liberdade de se entregar ao pecado; e eles também ousaram aparecer e fingir o nome de Deus, embora não tivessem sido chamados, nem trouxeram, como dissemos, qualquer mensagem de Deus. Mas o Profeta repetiu novamente que tais profetas foram instigados pelo artifício do diabo, a fim de agravar o julgamento de Deus; pois o povo, embriagado de alegria, acrescentava pecados aos pecados, pois a segurança costuma levar os homens a todo tipo de maldade. Portanto, não há nada mais arruinado do que os falsos mestres lisonjearem os pecadores, e assim os persuadir e acobertar, a ponto de fazê-los pensar que nada têm a ver com Deus; pois o diabo governa, de fato, quando as consciências dos homens dormem em uma letargia mortal. Depois ele acrescenta:

Referências Cruzadas

2 Crônicas 18:17 – O rei de Israel disse a Josafá: “Não lhe disse que ele nunca profetiza nada de bom a meu respeito, mas apenas coisas ruins? “

2 Crônicas 25:16 – Enquanto ele ainda falava, o rei o interrompeu: “Por acaso nós o nomeamos conselheiro do rei? Pare! Por que você quer ser morto? ” O profeta parou, mas disse: “Sei que Deus decidiu destruí-lo, porque você fez tudo isso e não deu atenção ao meu conselho”.

Jeremias 6:13 – “Desde o menor até o maior, todos são gananciosos; profetas e sacerdotes igualmente, todos praticam o engano.

Jeremias 8:10 – Por isso, entregarei as suas mulheres a outros homens, e darei os seus campos a outros proprietários. Desde o menor até o maior, todos são gananciosos; tanto os sacerdotes como os profetas, todos praticam a falsidade.

Jeremias 14:15 – Por isso, assim diz o Senhor: “Quanto aos profetas que estão profetizando em meu nome, embora eu não os tenha enviado, e que dizem: ‘Nem guerra nem fome alcançarão esta terra’, aqueles mesmos profetas perecerão pela guerra e pela fome!

Jeremias 20:6 – E você, Pasur, e todos os que vivem em sua casa irão para o exílio, para a Babilônia. Lá vocês morrerão e serão sepultados, você e todos os seus amigos a quem você tem profetizado mentiras’ “.

Jeremias 23:15 – Por isso assim diz o Senhor dos Exércitos acerca dos profetas: “Eu os farei comer comida amarga e beber água envenenada, porque dos profetas de Jerusalém a impiedade se espalhou por toda esta terra”.

Jeremias 27:10 – Porque são mentiras o que eles profetizam para vocês, o que os levará para longe de sua terra. Eu banirei vocês, e vocês perecerão.

Jeremias 28:16 – Por isso, assim diz Senhor: ‘Vou tirá-lo da face da terra. Este ano você morrerá, porque pregou rebelião contra o Senhor’ “.

Jeremias 29:22 – Em razão disso, os exilados de Judá que estão na Babilônia usarão esta maldição: ‘Que o Senhor o trate como tratou Zedequias e Acabe, os quais o rei da Babilônia queimou vivos’.

Jeremias 29:31 – “Envie esta mensagem a todos os exilados: ‘Assim diz o Senhor sobre Semaías, de Neelam: Embora eu não o tenha enviado, Semaías profetizou a vocês e fez com que vocês cressem numa mentira,

Ezequiel 14:3 – “Filho do homem, estes homens ergueram ídolos em seus corações e puseram tropeços ímpios diante de si. Devo deixar que me consultem?

Miquéias 3:5 – Assim diz o Senhor aos profetas que fazem o meu povo desviar-se; quando lhes dão o que mastigar, proclamam paz, mas proclamam guerra santa contra quem não lhes enche a boca:

Mateus 15:14 – Deixem-nos; eles são guias cegos. Se um cego conduzir outro cego, ambos cairão num buraco”.

Mateus 24:24 – Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos.

2 Tessalonicenses 2:9 – A vinda desse perverso é segundo a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras.

2 Timóteo 2:17 – O ensino deles alastra como câncer; entre eles estão Himeneu e Fileto.

2 Timóteo 4:3 – Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.

Apocalipse 13:7 – Foi-lhe dado poder para guerrear contra os santos e vencê-los. Foi-lhe dada autoridade sobre toda tribo, povo, língua e nação.

Apocalipse 13:12 – Exercia toda a autoridade da primeira besta, em nome dela, e fazia a terra e seus habitantes adorarem a primeira besta, cujo ferimento mortal havia sido curado.

Apocalipse 19:20 – Mas a besta foi presa, e com ela o falso profeta que havia realizado os sinais miraculosos em nome dela, com os quais ele havia enganado os que receberam a marca da besta e adoraram a imagem dela. Os dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *