Estudo de Oséias 5:9 – Comentado e Explicado

Efraim será devastado no dia do castigo. Sobre as tribos de Israel profiro um decreto irrevogável:
Oséias 5:9

Comentário de Albert Barnes

Efraim será desolado – Não será levemente repreendido, nem mais severamente castigado; não deve ser simplesmente desperdiçado pela fome, pestilência e espada; não será simplesmente desolado, mas uma desolação, um desperdício, no dia da repreensão, quando Deus lhe trouxer o pecado e a punição. Efraim não foi levado por um tempo; nunca foi restaurado.

Eu fiz conhecido o que certamente será – o “Não duvide que isto que eu digo venha sobre ti, pois é um ditado seguro que eu fiz conhecido;” literalmente, alguém bem fundamentado, como era, na mente, a justiça, a santidade, a verdade de Deus. Todas as ameaças ou promessas de Deus estão fundamentadas em experiências passadas. Assim também pode ser, como se Deus dissesse: “Tudo o que até agora prometi ou ameacei a Israel, aconteceu. Em tudo eu me provei verdadeiro. Que ninguém se lisonjeie, como se isso fosse incerto, pois nisto, como no resto, serei encontrado Deus, fiel e verdadeiro. ”

Comentário de Thomas Coke

Oséias 5: 9 . Efraim será desolado no dia da repreensão Deus tem seu dia de repreensões ou escárnios afiados para todo pecador impenitente; em que argumentos suficientes serão usados ??para torná-lo totalmente imperdoável, se ele os rejeitar: para que Efraim não tenha nada a dizer, por que ele não deve ser desolado; sim, tão desolado, que faz com que os espectadores se admirem, como a palavra hebraica sha ? shammah importa: o dia que agora chega é um dia, não de correção, mas de execução.

Comentário de John Wesley

Efraim será desolado no dia da repreensão: entre as tribos de Israel fiz saber o que certamente será.

Efraim – O reino inteiro das dez tribos.

Repreensão – Quando Salmaneser sitiar, despedir e cativar todas as tuas cidades, repreendido por seus pecados.

De Israel – Para a casa de Israel abertamente.

Tornado conhecido – Pelos meus profetas.

Comentário de Adam Clarke

Entre as tribos de Israel eu a conheci – elas receberam aviso suficiente; é culpa deles que não o aceitaram.

Comentário de John Calvin

Aqui, o Profeta afirma, sem nenhuma figura, que seu castigo não seria leve ou paterno, mas que Deus puniria os israelitas como eles mereciam, que ele os reduziria a nada. Deus, sabemos, às vezes poupa os ímpios, enquanto Ele os castiga: sinais de sua ira aparecem diariamente por todo o mundo; mas ao mesmo tempo são punições moderadas que Deus inflige aos homens; e ele, de certa maneira, os convida ao arrependimento, quando assim, misericordiosamente, castiga seus pecados. Mas o Profeta diz aqui, que Deus não agiria mais dessa maneira; pois ele destruiria e apagaria totalmente todo o reino de Israel. Eles já haviam sido avisados ??com freqüência, não apenas em palavras, mas também em atos e, muitas vezes, sentiram a ira de Deus; mas eles ainda persistiram em seu curso. E agora, como Deus viu que eles eram totalmente estúpidos, ele diz: Agora, no dia da correção, Efraim será para desolação; como se ele dissesse: “Não corrigirei Israel até agora, pois eles foram castigados de várias maneiras antes, mas não se arrependeram; Portanto, deixarei de lado as correções paternas que até agora utilizei, pois em vão apliquei esses remédios: a partir de então, corrigirei Israel de uma maneira que eles serão totalmente destruídos ”. Agora compreendemos o significado do Profeta.

Mas esta é uma passagem notável; pois os homens são sempre lentos e dilatadores; mesmo quando Deus os pica, por assim dizer, com aguilhões, eles permanecem preguiçosos em seus pecados. Deus acrescenta correções, uma após a outra; e quando ele vê homens continuando fora de si, ele então testemunha que não é hora de reprovação, mas que a destruição final está próxima. Vemos, portanto, que toda esperança aqui é separada dos israelitas, para que eles não pensem que seriam punidos da maneira usual por seus pecados; pois assim que o Senhor começar a repreendê-los, ele destruirá e apagará seus nomes: Israel então será para desolação no dia da correção

Ele então acrescenta, através das tribos de Israel, que a verdade é conhecida. Alguns consideram essa frase como dita na pessoa de Deus e a referem à primeira aliança que Deus fez com todo o povo; e, portanto, considere que este é o sentido: “Agora, de repente, não procuro vingar-me dos israelitas; pois eu criei este povo, nutri-o, trouxe-o à humanidade. Como esse é o caso, agora não há razão para eles reclamarem, porque sou muito precipitado em vingar-me. ” Este é um significado: mas prefiro a opinião deles, que considera isso como falado na pessoa do Profeta; Eu ainda não sigo completamente a opinião deles, pois eles supõem que a culpa do povo em ser intocável é a única manifestada: Eu tornei conhecida a verdade através das tribos de Israel, como se o Profeta tivesse dito: “Esse povo é indigno que Deus os castigue de maneira paterna, pois eles se endureceram em sua maldade; e apesar de terem sido ensinados mais do que suficientemente a seu dever, eles ainda desprezaram a Deus abertamente, e fizeram isso, não por ignorância, mas por perversidade; desde então, o povo de Israel se cegou e se demente, por vontade própria, o que resta agora, mas que Deus os trará à desolação? ” Então eles expõem esse lugar. Mas parece-me que um protesto é o que combina com esta passagem: tornei conhecida a verdade através das tribos de Israel, como se ele dissesse: “Isso é fixo e ratificado, o que eu declaro agora, e certamente será; que ninguém busque escapar por si mesmo, pois Deus não ameaça agora, como sempre antes, com o objetivo de chamar os homens ao arrependimento, mas declara o que fará. ”

Para que isso possa ser melhor compreendido, deve-se notar o modo de falar em uso familiar entre todos os Profetas: eles freqüentemente ameaçam, e depois dão esperança de perdão e prometem salvação, de modo que parecem exibir algum tipo de contradição: por depois de fulminarem contra o povo, eles vêm pregar a graça de uma só vez, oferecem salvação, testemunham que Deus será propício. À primeira vista, os Profetas parecem não ser consistentes consigo mesmos. Mas a solução é fácil, pois eles ameaçavam vingança contra os homens sob condição; depois, quando viram alguns frutos, expuseram a misericórdia de Deus e começaram a ser arautos da paz, reconciliando os homens com Deus e fazendo um acordo entre eles. Assim, nosso Profeta frequentemente ameaçava os israelitas; e se tivessem se arrependido, a esperança da salvação não lhes seria exterminada. Mas depois que ele os achou tão obstinados que não receberiam nenhuma instrução, ele disse: Anunciei a verdade através das tribos de Israel, ou seja, Deus não diz agora: “Exceto que se arrependam, estão perdidos. ; ” mas ele fala positivamente; porque ele vê que a conhecida doutrina foi desprezada: essa é a verdade. É o mesmo que se ele dissesse: “Esta é a última denúncia, que será fixa e inalterável”.

E Jeremias também fala da mesma maneira: seu livro está cheio de várias ameaças; e ainda assim eles são ameaçadores condicionais. Mas, depois que Deus tomou o assunto em questão, ele começou a agir de uma maneira diferente: “Agora não te chamo mais ao arrependimento, não discordo contigo, agora não apresento Deus como juiz, para que possa fugir a ele por misericórdia; todas essas coisas chegaram ao fim; o que resta agora ”, ele diz,“ é o último comando, para mostrar que você agora é uma esperança passada ”. Este é o verdadeiro e real significado do Profeta aqui; e quem considerar todo o contexto, perceberá facilmente que essa era a intenção do Profeta. Ele havia dito antes: “Efraim será para desolação no dia da correção”, isto é, “O Senhor não reprovará Efraim como antes, mas o destruirá inteiramente”. Depois, acrescenta, promulguei ou publiquei a verdade. pelas tribos de Israel: “Agora”, ele diz, “sabei que a vingança virá em breve e que ela será ratificada diante de Deus; saiba também que falo com autoridade, como se a mão de Deus estivesse agora estendida diante de seus olhos. ” Agora segue –

Comentário de John Wesley

Efraim será desolado no dia da repreensão: entre as tribos de Israel fiz saber o que certamente será.

Efraim – O reino inteiro das dez tribos.

Repreensão – Quando Salmaneser sitiar, despedir e cativar todas as tuas cidades, repreendido por seus pecados.

De Israel – Para a casa de Israel abertamente.

Tornado conhecido – Pelos meus profetas.

Referências Cruzadas

Jó 12:14 – O que ele derruba não se pode reconstruir; aquele a quem ele aprisiona ninguém pode libertar.

Isaías 28:1 – Ai daquela coroa, orgulho dos bêbados de Efraim, e de sua magnífica beleza, situada nos altos de um vale fértil e que agora é como uma flor murcha, Ai dos que são dominados pelo vinho!

Isaías 46:10 – Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo: Meu propósito ficará de pé, e farei tudo o que me agrada.

Isaías 48:3 – Eu predisse há muito as coisas passadas, minha boca as anunciou, e eu as fiz conhecidas; então repentinamente agi, e elas aconteceram.

Isaías 48:5 – Por isso há muito lhe contei essas coisas; antes que acontecessem eu as anunciei a você para que você não pudesse dizer: ‘Meus ídolos as fizeram; minha imagem de madeira e meu deus de metal as determinaram’.

Oséias 5:12 – Sou como uma traça para Efraim, como podridão para o povo de Judá.

Oséias 5:14 – Pois serei como um leão para Efraim, e como um leão grande para Judá. Eu os despedaçarei e irei embora; eu os levarei, sem que ninguém possa livrá-los.

Oséias 8:8 – Israel é devorado; agora está entre as nações como algo sem valor.

Oséias 9:11 – A glória de Efraim lhe fugirá como pássaro: nenhum nascimento, nenhuma gravidez, nenhuma concepção.

Oséias 11:5 – “Acaso não voltarão ao Egito e a Assíria não os dominará porque eles se recusam a arrepender-se?

Oséias 13:1 – Quando Efraim falava, os homens tremiam; ele era exaltado em Israel. Mas tornou-se culpado da adoração de Baal e começou a morrer.

Oséias 13:15 – embora ele floresça entre os seus irmãos. Um vento oriental virá da parte do Senhor, soprando desde o deserto; sua fonte falhará, e seu poço secará. Todos os seus tesouros serão saqueados dos seus depósitos.

Amós 3:7 – Certamente o SENHOR Soberano não faz coisa alguma sem revelar o seu plano aos seus servos, os profetas.

Amós 3:14 – “No dia em que eu castigar Israel por causa dos seus pecados, destruirei os altares de Betel; as pontas do altar serão cortadas e cairão no chão.

Amós 7:9 – “Os altares idólatras de Isaque serão destruídos, e os santuários de Israel ficarão em ruínas; com a espada me levantarei contra a dinastia de Jeroboão”.

Amós 7:17 – “Mas, o SENHOR lhe diz: “ ‘Sua mulher se tornará uma prostituta na cidade, e os seus filhos e as suas filhas morrerão à espada. Suas terras serão loteadas, e você mesmo morrerá numa terra pagãa. E Israel certamente irá para o exílio, para longe da sua terra natal’ ”.

Zacarias 1:6 – Mas as minhas palavras e os meus decretos, que ordenei aos meus servos, os profetas, alcançaram os seus antepassados e os levaram a converter-se e a dizer: ‘O Senhor dos Exércitos fez conosco o que os nossos caminhos e práticas mereciam, conforme prometeu’ “.

João 16:4 – Estou lhes dizendo isto para que, quando chegar a hora, lembrem-se de que eu os avisei. Não lhes disse isso no princípio, porque eu estava com vocês”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *