Estudo de Atos 8:17 – Comentado e Explicado

Então os dois apóstolos lhes impuseram as mãos e receberam o Espírito Santo.
Atos 8:17

Comentário de Albert Barnes

Depois puseram as mãos … – Esse foi um ato de “oração”, expressando uma invocação a Deus de que ele daria a bênção a “eles”. Sobre “quantos” eles colocaram as mãos não é dito. É evidente que não estava em “tudo”, pois eles não colocaram as mãos em Simão. Talvez isso tenha sido feito em algumas das pessoas mais proeminentes e líderes, que deveriam ser empregadas particularmente no testemunho da verdade do evangelho. Era costume impor as mãos a qualquer pessoa quando um “favor” devia ser conferido ou uma bênção concedida. Veja notas em Mateus 9:18 .

Comentário de E.W. Bullinger

on = upon. Grego. epi. App-104.

recebido = estavam recebendo, ou seja, continuando recebendo.

Comentário de John Calvin

17. Quando eles colocaram as mãos. A imposição das mãos segue as orações, nas quais eles testificam que a graça do Espírito não está incluída na cerimônia externa, que eles desejam humildemente nas mãos de outro. E, no entanto, quando confessam que Deus é o autor, não negligenciam a cerimônia que lhes foi entregue por Deus para esse uso; e porque eles usurpam-no de maneira não precipitada, o efeito também é anexado. Este é o lucro e a eficácia dos sinais, porque Deus trabalha neles, e ainda assim ele permanece o único doador da graça e distribui o mesmo de acordo com o seu bom prazer; mas lembre-se de que a imposição de mãos era o instrumento de Deus, no momento em que ele dava as graças visíveis do Espírito, e que, como a Igreja foi privada de tais riquezas, é apenas uma viseira vã sem nenhuma substância. (517)

Comentário de Adam Clarke

Em seguida, impuseram as mãos sobre eles – provavelmente apenas em algumas pessoas selecionadas, consideradas adequadas para uso público na Igreja. Eles não impuseram as mãos sobre todos; pois certamente nenhuma mão foi colocada sobre Simon.

Referências Cruzadas

Números 8:10 – Levará os levitas à presença do Senhor, e os israelitas imporão as mãos sobre eles.

Números 27:18 – Então o Senhor disse a Moisés: “Chame Josué, filho de Num, homem em quem está o Espírito, e imponha as mãos sobre ele.

Atos dos Apóstolos 6:6 – Apresentaram esses homens aos apóstolos, os quais oraram e lhes impuseram as mãos.

Atos dos Apóstolos 8:18 – Vendo Simão que o Espírito era dado com a imposição das mãos dos apóstolos, ofereceu-lhes dinheiro

Atos dos Apóstolos 9:17 – Então Ananias foi, entrou na casa, impôs as mãos sobre Saulo e disse: “Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que lhe apareceu no caminho por onde você vinha, enviou-me para que você volte a ver e seja cheio do Espírito Santo”.

Atos dos Apóstolos 13:3 – Assim, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mãos e os enviaram.

Atos dos Apóstolos 19:6 – Quando Paulo lhes impôs as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e começaram a falar em línguas e a profetizar.

Romanos 1:11 – Anseio vê-los, a fim de compartilhar com vocês algum dom espiritual, para fortalecê-los,

Gálatas 3:2 – Gostaria de saber apenas uma coisa: foi pela prática da lei que vocês receberam o Espírito, ou pela fé naquilo que ouviram?

1 Timóteo 4:14 – Não negligencie o dom que lhe foi dado por mensagem profética com imposição de mãos dos presbíteros.

1 Timóteo 5:22 – Não se precipite em impor as mãos sobre ninguém e não participe dos pecados dos outros. Conserve-se puro.

2 Timóteo 1:6 – Por essa razão, torno a lembrar-lhe que mantenha viva a chama do dom de Deus que está em você mediante a imposição das minhas mãos.

Hebreus 6:2 – da instrução a respeito de batismos, da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *