Desesperado por distração: Por que somos ruins em ficar sozinhos

Uma leve brisa de desconforto sopra um pensamento em minha mente: O que estou fazendo aqui? O quarto que conheço há anos de repente toma uma forma estranha. O silêncio, a quietude dão a tudo uma qualidade antinatural.

Quando finalmente me acomodo na quietude, distrações se oferecem de todos os lados. “Meu Pai que estás no céu”, começo a orar, “santificado seja o teu nome. Na minha cidade exalta o teu nome. Na minha vida” – por que meus pés estão tão frios?

Depois de voltar na ponta dos pés com as meias, me ajoelho. Onde eu estava?

Ai sim. “Exalte seu nome em minha vida, Senhor. E, por favor, faça vir o seu reino e seja feita a sua vontade, assim na terra como no céu” – espere, que som foi esse? Uma das crianças? Que horas são? Não pode ser.

Quando olho para o corredor, noto livros desconexos nas prateleiras ao meu lado. Hmm, eu realmente deveria ler Santidade novamente. . . . Ainda não consigo acreditar que a Amazon enviou o livro com aquele canto danificado – eu deveria tê-lo devolvido. Pacotes, pacotes. . . algo não deveria ter vindo ontem? O que foi mesmo?

Fugindo da solidão

Ultimamente, tenho notado que tenho piorado por estar sozinha. Aquele santuário de solidão com Deus, um lugar onde as horas podiam passar despercebidas, foi vítima de uma vida cheia de atividade. Os “tempos de silêncio” tornaram-se mais difíceis de suportar.

Blaise Pascal explica muito bem por que o mundo não redimido odeia o silêncio. “ Desvio . Não podendo curar a morte, a miséria e a ignorância, os homens decidiram, para serem felizes, não pensar nessas coisas” ( Cristianismo para Pagãos Modernos , 170).

Pascal vê homens sem Deus fugindo de seu Criador e de si mesmos a cada passo. Este mundo gira com agitação, homens atarefados perseguindo o que eles não querem porque a humanidade caída não vai – não pode – suportar os pensamentos carrancudos que os encontram na quietude.

Assim, o clamor retém a terrível luz do autoconhecimento, a verdade indesejada de que a raça de Adão é um paciente terminal, ocupado construindo vaidades à beira-mar para impedi-lo de considerar que é uma criatura, morrendo. Ou como Jesus descreveu, um ramo murchando, logo seria lançado no fogo e queimado ( Jo 15:6 ). Pascal arrisca: “Tenho dito muitas vezes que a única causa da infelicidade do homem é que ele não sabe ficar quieto em seu quarto” (172).

Ameaças ao silêncio

Mas é claro que esse não é o caso do cristão. Deus nos encontrou ao meio-dia, tirando água do poço sozinho. Lá, ele nos contou sobre nosso pecado e situação. Mas também ali se ofereceu a nós como água viva. No momento de silêncio, um arbusto ardia diante de nossas almas; tiramos nossas sandálias para sermos quebrados e curados por sua voz.

E isso dá início a um padrão: momentos de silêncio diários tornam-se oportunidades para se encontrar com Deus. Os diários estão cheios. Palavras sublinhadas. Orações ditas. Lágrimas derramadas. Canções cantadas.

Na parábola do semeador, Jesus diz:

Outros são os semeados entre os espinhos. Eles são os que ouvem a palavra, mas os cuidados do mundo e o engano das riquezas e os desejos de outras coisas entram e sufocam a palavra, e ela se torna infrutífera. ( Marcos 4:18-19 )

A verdade de Deus fica estrangulada em corações e mentes, não apenas pelo feroz aperto da perseguição, mas pelo domínio mais suave do sonho americano.

Eu preciso ser lembrado,

Não ame o mundo nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. ( 1 João 2:15 )

Às vezes, preciso ser confrontado,

Vocês pessoas adúlteras! Você não sabe que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? ( Tiago 4:4 )

Outras vezes, preciso que me mostrem,

Demas, apaixonado por este mundo presente, me abandonou e foi para Tessalônica. ( 2 Timóteo 4:10 )

E sempre, eu preciso rezar,

Satisfaz-nos de manhã com a tua benignidade, para que nos regozijemos e nos alegremos todos os nossos dias. ( Salmo 90:14 )

Uma alma enfraquecida

Quando desejo o mundo, quando fico ocupado demais para ficar a sós com Deus, quando o mundo no meu bolso me atrai mais do que o mundo das Escrituras, minha alma se estica e afina, “como manteiga raspada sobre pão demais”.

Meus desejos enfraquecidos me afastam de Deus em meu telefone.

Minha alma inquieta, ansiosa por algo , qualquer coisa para me distrair e entreter. À medida que enfio a mão de novo e de novo para mais e mais salgadinhos, meu apetite pelo grande banquete diminui.

Você vai voltar?

Ele “quem é [nossa] vida” ( Colossenses 3:4 ) nos atrai para longe do mundo agitado e barulhento? É hoje como foi com Elias:

Eis que passou o Senhor, e um grande e forte vento rasgou os montes e despedaçou as rochas diante do Senhor, mas o Senhor não estava no vento. E depois do vento um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto. E depois do terremoto um fogo, mas o Senhor não estava no fogo. E depois do fogo o som de um sussurro baixo. ( 1 Reis 19:11-12 )

Literalmente, Deus se revelou a Elias em “uma voz, um silêncio fino”. Deus muitas vezes renuncia ao trovão, aos ventos cortantes, ao terremoto, ao fogo crepitante, preferindo sussurrar para nós através de sua palavra e Espírito na sala silenciosa. Visitaremos nossos quartos de oração, ficaremos sozinhos, excluiremos o mundo e suas distrações para nos sentarmos novamente com nosso Deus que se deleita em se encontrar conosco?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *