Estudo de 1 Samuel 2:35 – Comentado e Explicado

Suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o meu coração e minha vontade. Edificar-lhe-ei uma casa durável, e ele andará sempre diante do meu ungido.
1 Samuel 2:35

Comentário de Albert Barnes

Zadok significa mais do que Samuel. O Sumo Sacerdócio continuou nos descendentes diretos de Zadoque enquanto durou a monarquia (ver 1 Crônicas 6: 8-15).

O meu ungido – em seu primeiro sentido, obviamente significa os reis de Israel e Judá Salmo 89:20; Zacarias 4:14. Mas, sem dúvida, o uso do termo MESSIAS ( ???st?? Christos ) aqui e em 1 Samuel 2:10 é significativo e aponta para o Cristo do Senhor, no qual os ofícios reais e sacerdotais estão unidos (Zacarias 6: 11-15: ver referências marginais). Nesse sentido, a substituição do sacerdócio, segundo a ordem de Melquisedeque, pelo levítico pode ser prenunciada em 1 Samuel 2:35 (ver Hebreus 7 ).

Comentário de Thomas Coke

1 Samuel 2:35 . E eu levantarei para mim um sacerdote fiel ie Zadoque, como geralmente se supõe, que foi ungido na sala de Abiathar, o último descendente de Eli no pontificado. Veja 1 Reis 2:27 ; 1 Reis 2:35 . Vou construir para ele uma casa segura: ie . “Darei a ele uma numerosa posteridade e renovarei com ele a promessa que fiz a Finéias, filho de Eleazar:” uma previsão que foi totalmente justificada pelo evento. Veja Ezequiel 40:16 e Josephus Antiquit. lib. 10: cap. 4. Ele deve andar diante do meu ungido: ie . “Zadoque e seus descendentes desempenharão continuamente o ofício de sumo sacerdote: diante daquele rei a quem Deus ungir, e diante de seus sucessos”. Procópio Gazaeus observa bem que, embora, de acordo com a história, isso seja feito e possa ser aplicado adequadamente a Zadoque, que foi colocado no sacerdócio por Salomão; todavia, não pertence a ninguém em seu sentido mais sublime, mas a nosso Senhor Jesus Cristo, o ungido do Pai, e o fiel sumo sacerdote, que ofereceu o grande sacrifício de si mesmo pelos pecados da humanidade.

Comentário de Joseph Benson

1 Samuel 2:35 . Vou me levantar como um padre fiel – De outra linha, como está necessariamente implícito na remoção total daquele cargo da linha de Eli. A pessoa designada é Zadoque, um eminente por sua fidelidade a Deus e ao rei que, quando Abiathar, o último da linhagem de Eli, foi deposto por Salomão, foi feito sumo sacerdote em seu lugar. Construa uma casa segura – Ou seja, dê a ele uma numerosa posteridade e confirme a ele e a seus filhos que convênio seguro de um sacerdócio eterno feito a Finéias, da linha de Eleazar, Números 25:13 , e interrompido por Eli por um tempo, da linha de Ithamar. O sumo sacerdócio continuou em sua linhagem até o cativeiro de Babilônia, como aparece em Ezequiel 40:16 ; e muito tempo depois, como mostra Josephus, lib. 4. cap. 4. Ele andará diante dos meus ungidos – isto é, Zadoque e seus descendentes desempenharão o ofício de sumo sacerdote diante daquele rei a quem Deus ungirá e diante de seus sucessores. Diz-se que o sumo sacerdote anda diante do ungido de Deus, principalmente porque ele usava o peitoral do julgamento, que ele deveria consultar, não em casos comuns, mas para o rei, nos assuntos de estado. Para sempre – Um escritor erudito observa justamente que, embora isso, de acordo com a história, tenha sido planejado e possa ser aplicado adequadamente a Zadok, ainda assim, no sentido mais alto, ele não pertence a ninguém além de nosso Senhor Jesus Cristo, que se ofereceu ao Pai para nós, e é nosso grande Sumo Sacerdote para sempre; quem em todas as coisas fez a vontade de seu Pai, e para quem Deus edificará uma casa segura, edificará sobre uma rocha, para que os portões do inferno não possam prevalecer contra ela. Pois ele é o principal escopo e design, não apenas do Novo, mas do Antigo Testamento, que, em todos os tipos e cerimônias, o representava; e o sumo sacerdote, em especial, era um tipo eminente dele, representado por sua pessoa, agia em seu nome e em seu lugar, e fez mediatamente o que João Batista fez imediatamente, a saber, diante da face do Senhor Cristo; e quando Cristo veio, aquele oficial e o cargo que ele sustentava cessariam.

Comentário de E.W. Bullinger

mente = alma. Hebraico. nephesh. App-13.

Comentário de Adam Clarke

Um padre fiel – Parece ter sido dito de Zadoque, que foi ungido sumo sacerdote na sala de Abiathar, o último descendente da casa de Eli; ver 1 Reis 2:26 , 1 Reis 2:27 . Abiatar foi removido porque se juntou a Adonias, que se proclamou rei; ver 1 Reis 1: 7 .

house – I will continue the priesthood in his family. Vou construir uma casa segura para ele – continuarei o sacerdócio em sua família.

– He shall minister before Solomon, and the kings which shall reign in the land. Ele andará diante do meu Ungido – Ele ministrará diante de Salomão, e dos reis que reinarão na terra. O Targum diz: “Ele passará ???????? kodam Meshichi , diante do meu Messias”, e a Septuaginta o expressa, e??p??? ???st?? µ?? “diante de meu Cristo;” pois, em seu sentido apropriado e mais amplo, essas coisas devem pertencer ao nosso grande Sumo Sacerdote e ao sistema cristão: mas a palavra pode se referir ao povo israelense. Veja a nota em Hebreus 9:26 .

Referências Cruzadas

Exodo 1:21 – Visto que as parteiras temeram a Deus, ele concedeu-lhes que tivessem suas próprias famílias.

Números 25:13 – Dele e dos seus descendentes será a aliança do sacerdócio perpétuo, porque ele foi zeloso pelo seu Deus e fez propiciação pelos israelitas”.

1 Samuel 25:28 – Esqueça, eu te suplico, a ofensa de tua serva, pois o Senhor certamente fará um reino duradouro para ti, que travas os combates do Senhor. E em toda a tua vida, nenhuma culpa se ache em ti.

2 Samuel 7:11 – e têm feito desde a época em que nomeei juízes sobre o meu povo Israel. Também subjugarei todos os seus inimigos. Saiba também que eu, o Senhor, lhe estabelecerei uma dinastia.

2 Samuel 7:27 – “Ó Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, tu mesmo o revelaste a teu servo, quando disseste: ‘Estabelecerei uma dinastia para você’. Por isso o teu servo achou coragem para orar a ti.

1 Reis 1:8 – Mas o sacerdote Zadoque, Benaia, filho de Joiada, o profeta Natã, Simei, Reí e a guarda especial de Davi não deram apoio a Adonias.

1 Reis 1:45 – Depois o sacerdote Zadoque e o profeta Natã o ungiram rei em Giom. De lá eles saíram comemorando, e a cidade está alvoroçada. É esse o barulho que vocês ouvem.

1 Reis 2:35 – No lugar dele o rei nomeou Benaia, filho de Joiada, no comando do exército, e o sacerdote Zadoque no lugar de Abiatar.

1 Reis 11:38 – Se você fizer tudo o que eu lhe ordenar e andar nos meus caminhos e fizer o que eu aprovo, obedecendo aos meus decretos e aos meus mandamentos, como fez o meu servo Davi, estarei com você. Edificarei para você uma dinastia tão permanente quanto a que edifiquei para Davi, e darei Israel a você.

1 Crônicas 6:8 – Aitube gerou Zadoque, Zadoque gerou Aimaás,

1 Crônicas 29:22 – Naquele dia, comeram e beberam com grande alegria na presença do Senhor. Então pela segunda vez proclamaram Salomão, filho de Davi, como rei, ungindo-o diante do Senhor como soberano, e Zadoque como sacerdote.

Neemias 12:10 – Jesua foi o pai de Joiaquim, Joiaquim foi o pai de Eliasibe, Eliasibe foi o pai de Joiada,

Salmos 2:2 – Os reis da terra tomam posição e os governantes conspiram unidos contra o Senhor e contra o seu ungido, e dizem:

Salmos 18:50 – Ele dá grandes vitórias ao seu rei; é bondoso com o seu ungido, com Davi e os seus descendentes para sempre.

Ezequiel 34:23 – Porei sobre elas um pastor, o meu servo Davi, e ele cuidará delas; cuidará delas e será o seu pastor.

Ezequiel 44:15 – ” ‘Contudo, os sacerdotes levitas e descendentes de Zadoque e que fielmente executaram os deveres do meu santuário quando os israelitas se desviaram de mim, se aproximarão para ministrar diante de mim; eles ficarão diante de mim para oferecer sacrifícios de gordura e de sangue, palavra do Soberano Senhor.

Hebreus 2:17 – Por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus e fazer propiciação pelos pecados do povo.

Hebreus 7:26 – É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *