Estudo de Amós 3:2 – Comentado e Explicado

Dentre todas as raças da terra só a vós conheço; por isso vos castigarei por todas as vossas iniqüidades.
Amós 3:2

Comentário de Albert Barnes

Você só soube de todas as famílias da terra; portanto eu o punirei por todas as suas iniqüidades – Essa é a única lei de Deus. Quanto mais alguém se aproxima de Deus, pior é sua queda e, após o julgamento, mais severamente é punido. A proximidade de Deus é um presente inestimável, mas impressionante. A bênção mais intensa se torna, pelo abuso do livre arbítrio, a mais terrível angústia. Quanto mais Deus coloca alguém à sua própria luz, mais maligna é a escolha das trevas em vez da luz. Quanto mais claramente alguém conhece a relação com Deus, na qual Deus o colocou, mais terrível é sua rejeição a Deus. Quanto mais Deus revela a qualquer um, o que Ele é, Suas perfeições essenciais, Sua santidade e amor, mais profunda e dolorosa é a malignidade, ter sido posta face a face com Deus e ter dito a ele: “ Teus termos não terei nada de ti. ” Os anjos que pecaram contra toda a luz não tiveram redenção ou arrependimento; mas tornou-se demônios. “Ele não tomou sobre si a natureza dos anjos” Hebreus 2:16 . “Os anjos que não mantiveram seu primeiro estado, mas deixaram suas próprias habitações, reservaram em cadeias eternas sob as trevas, para o julgamento do grande dia” Judas 1: 6 .

Das pessoas anteriores, quando o primeiro dia de graça passou, Daniel diz; “Debaixo de todo o céu não foi feito, como foi feito em Jerusalém” Daniel 9:12 . Comece ”, diz Deus em Ezequiel,“ no meu santuário. Então eles começaram com os homens antigos que estavam diante da casa ” Ezequiel 9: 6 . Assim, nosso Senhor estabelece a regra de julgamento e punição a seguir ” Lucas 12: 47-48 “ o servo que conheceu a vontade de seu Senhor e não se preparou ”, ele próprio,“ nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitas ”açoites. “Mas quem não sabia, e cometeu coisas dignas de açoites, será açoitado com poucas açoites. Pois a quem tudo foi dado, dele será exigido muito, e a quem as pessoas se comprometeram muito, a ele pedirão mais. Chegou a hora ”, diz Pedro,“ que o julgamento comece na casa de Deus ” 1 Pedro 4:17 .

Você só eu sabia – Deus tinha esse cuidado com Israel, assim como Ele os conhecia, e se deu a conhecer a eles, como se tivesse, em comparação, desconsiderado tudo o mais, pois permaneceu desconhecido por eles. O conhecimento entre as pessoas é mútuo e, portanto, parecia que Deus não conhecia aqueles, dos quais não era conhecido. Conhecimento, com Deus, é amor, e por isso parecia não conhecer aqueles a quem, embora “Ele não se deixou sem testemunha” Atos 14:17 , ele não demonstrou esse amor (veja a nota em Oséias 13: 5 ) De onde nosso Senhor dirá aos ímpios: “Eu nunca te conheci” Mateus 7:23 ; e, ao contrário, Ele diz: “Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e sou das minhas” ( João 10:14 ; ver 2 Timóteo 2:19 ): “Miríades de cidades e terras existem sob todo o céu , e nelas inúmeras multidões; mas somente você eu escolhi dentre todos, tornei-me conhecido e visível entre vocês por muitos milagres, escolhi-o de uma amarga e insuportável escravidão, treinei-o pela Minha lei para ser agradável a Mim, certei-o com proteção, trouxe-o na terra prometida a seus pais, iluminou-o com profecias. ”:“ Não, creio que, como se no tempo de Israel e do Antigo Testamento, não houvesse, no mundo inteiro, pessoas boas e predestinadas; mas porque Deus não escolheu nenhuma nação ou povo inteiro, salve os filhos de Israel. Pois aconteceu que essas pessoas, das quais Deus desejava ser encarnado, deveriam ser distinguidas por alguma graça especial. ”

Portanto, eu o punirei – o “Para descrever Deus e negligenciar a vontade do Senhor, procura destruição para aqueles que o conheceram ou que o conheceram e que foram espiritualmente feitos seus”. “Fiz de você meu próprio povo, amigos, filhos. Como Pai, eu te amei, protegi, exaltei. Você não Me teria como Pai, você Me terá como Juiz. ” Rup .: “Como Israel, em seus eleitos, tem sido glorioso acima de tudo, assim, nos réprobos, foi feito mais maldoso que todos, tanto diante de Deus quanto diante das pessoas.” Quanto mais cristãos, e, entre cristãos, sacerdotes! Antigamente se acreditava que a mais profunda condenação seria a dos sacerdotes ímpios.

No entanto, uma vez que quase todo castigo nesta vida é reparador, o ditado admite outro significado: Deus não deixaria nenhum pecado sem castigo naqueles a quem Ele havia feito o seu próprio. Ambos são significados verdadeiros, cumpridos em momentos diferentes. Deus castiga proporcionalmente ao Seu amor, no Dia da graça. Ele pune, na proporção da graça e do amor desprezados e pisoteados sem arrependimento na eternidade. Aqui, “o médico mais misericordioso, cortando a carne cancrosa, não poupa, para que possa poupar; Ele não tem pena, para que tenha mais pena. Pois a quem o Senhor ama, castiga e açoita todo filho a quem recebe. ”Portanto, a oração:“ Queime, corta, aqui; e poupe para sempre. ” Pelo contrário, “devemos considerar qualquer pecador o mais miserável, quando o vermos deixado em seu pecado, sem mancha. De onde se diz: “O afastamento dos simples os matará, e a prosperidade dos tolos os destruirá” Provérbios 1:32 . Pois quem “se afasta” de Deus e é “próspero”, está mais próximo da perdição, mais ele é removido da severidade da disciplina. ”:“ Este é o terrível, este é o caso extremo, quando não somos mais castigados pelos pecados, quando não somos mais corrigidos por ofender. Pois quando ultrapassamos a medida do pecado, Deus, desagrado, se afasta de nós o seu desagrado. ”:“ Quando você vê um pecador, rico, poderoso, desfrutando de saúde, com esposa e círculo de filhos, e esse ditado é cumprido , ‹Eles não estão com problemas ‘ Salmo 73: 5 como outros‹ homens, nem são atormentados como’ outros ‘homens’ ‘, nele está a ameaça do profeta cumprida, ‹não irei visitá-lo. ‹”

Comentário de Thomas Coke

Amós 3: 2 . Você só soube “Você escolheu dentre todas as pessoas, por minha herança e meu reino. Eu o distinguei com favores e privilégios particulares e, portanto, esperei de você maiores retornos de gratidão. Desapontando-me com esses retornos, você deve esperar um castigo mais severo “.

Comentário de John Wesley

Você só soube de todas as famílias da terra; portanto, eu o castigarei por todas as suas iniqüidades.

Know – Escolhido, adotado para ser o meu peculiar.

Portanto – Porque você tem todas essas obrigações e abusou de todas essas misericórdias.

Comentário de Adam Clarke

Você só soube – não tomei outras pessoas para ser meu próprio povo. Eu o aprovei, amei, alimentei, sustentei e defendi; mas porque você me abandonou, tornou-se idólatra e poluída, portanto eu o castigarei. E a punição será proporcional aos privilégios que você desfrutou e à graça que você abusou.

Comentário de John Wesley

Você só soube de todas as famílias da terra; portanto, eu o castigarei por todas as suas iniqüidades.

Know – Escolhido, adotado para ser o meu peculiar.

Portanto – Porque você tem todas essas obrigações e abusou de todas essas misericórdias.

Referências Cruzadas

Gênesis 10:32 – São esses os clãs dos filhos de Noé, distribuídos em suas nações, conforme a história da sua descendência. A partir deles, os povos se dispersaram pela terra, depois do Dilúvio.

Exodo 19:5 – Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações. Embora toda a terra seja minha,

Deuteronômio 7:6 – Pois vocês são um povo santo para o Senhor, o seu Deus. O Senhor, o seu Deus, os escolheu dentre todos os povos da face da terra para ser o seu povo, o seu tesouro pessoal.

Deuteronômio 10:15 – No entanto, o Senhor se afeiçoou aos seus antepassados e os amou, e a vocês, descendentes deles, escolheu entre todas as nações, como hoje se vê.

Deuteronômio 26:18 – E hoje o Senhor declarou que vocês são o seu povo, o seu tesouro pessoal, conforme ele prometeu, e que vocês terão que guardar todos os seus mandamentos.

Deuteronômio 32:9 – Pois o povo preferido do Senhor é este povo, Jacó é a herança que lhe coube.

Salmos 147:19 – Ele revela a sua palavra a Jacó, os seus decretos e ordenanças a Israel.

Isaías 63:19 – Somos teus desde a antigüidade, mas aqueles tu não governaste; eles não foram chamados pelo teu nome.

Jeremias 1:15 – Estou convocando todos os povos dos reinos do norte”, diz o Senhor. “Cada um virá e colocará o seu trono diante das portas de Jerusalém, virão contra todas as muralhas que a cercam e contra todas as cidades de Judá.

Jeremias 9:25 – “Vêm chegando os dias”, declara o Senhor, “em que castigarei todos os que são circuncidados apenas no corpo,

Jeremias 10:25 – Derrama a tua ira sobre as nações que não te conhecem, sobre os povos que não invocam o teu nome; pois eles devoraram Jacó, devoraram-no completamente e destruíram a sua terra natal.

Jeremias 11:22 – assim diz o Senhor dos Exércitos: “Eu os castigarei. Seus jovens morrerão à espada; seus filhos e suas filhas, de fome.

Jeremias 13:21 – O que você dirá quando sobre você dominarem aqueles que você sempre teve como aliados? Você não irá sentir dores como as de uma mulher em trabalho de parto?

Ezequiel 9:6 – velhos, rapazes e moças, mulheres e crianças. Mas não toquem em ninguém que tenha o sinal. Comecem no meu santuário”. Então eles começaram com as autoridades que estavam em frente do templo.

Ezequiel 20:36 – Assim como julguei os seus antepassados no deserto do Egito, também eu os julgarei, palavra do Soberano Senhor.

Daniel 9:12 – Tu tens cumprido as palavras faladas contra nós e contra os nossos governantes, trazendo-nos grande desgraça. Debaixo de todo o céu jamais se fez algo como o que foi feito a Jerusalém.

Oséias 2:13 – Eu a castigarei pelos dias em que ela queimou incenso aos baalins; ela se enfeitou com anéis e jóias, e foi atrás dos seus amantes, mas de mim, ela se esqueceu”, declara o Senhor.

Oséias 8:13 – Eles me oferecem sacrifícios e comem a carne, mas o Senhor não se agrada deles. Doravante, ele se lembrará da impiedade deles e castigará os seus pecados: eles voltarão para o Egito.

Oséias 9:9 – Eles mergulharam na corrupção, como nos dias de Gibeá. Deus se lembrará de sua iniqüidade e os castigará por seus pecados.

Naum 3:4 – Tudo por causa do desejo desenfreado de uma prostituta sedutora, mestra de feitiçarias, que escravizou nações com a sua prostituição e povos, com a sua feitiçaria.

Zacarias 14:17 – Se algum dentre os povos da terra não subir a Jerusalém para adorar o Rei, o Senhor dos Exércitos, não virá para ele a chuva.

Mateus 11:20 – Então Jesus começou a denunciar as cidades em que havia sido realizada a maioria dos seus milagres, porque não se arrependeram.

Lucas 12:47 – “Aquele servo que conhece a vontade de seu senhor e não prepara o que ele deseja, nem o realiza, receberá muitos açoites.

Atos dos Apóstolos 17:26 – De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar.

Romanos 2:9 – Haverá tribulação e angústia para todo ser humano que pratica o mal: primeiro para o judeu, depois para o grego;

1 Pedro 4:17 – Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *