Estudo de Atos 1:2 – Comentado e Explicado

desde o princípio até o dia em que, depois de ter dado pelo Espírito Santo suas instruções aos apóstolos que escolhera, foi arrebatado {ao céu}.
Atos 1:2

Comentário de Albert Barnes

Até o dia – o 40º dia após a ressurreição, Atos 1: 3 . Veja Lucas 24:51 .

Em que ele foi levado – No qual ele ascendeu ao céu. Ele foi levado para a nuvem e é representado como tendo sido carregado ou levado para o céu, Atos 1: 9 .

Depois disso … – Esta passagem foi apresentada de várias formas. O siríaco traduz: “Depois de ter dado mandamento aos apóstolos que ele havia escolhido pelo Espírito Santo”. Assim também a versão etíope. Outros juntaram as palavras “através do Espírito Santo” à frase “foi retomada”, fazendo com que ele fosse retomado pelo Espírito Santo. Mas a tradução mais natural e correta parece ser o que está em nossa versão King James.

Por meio do Espírito Santo – Para entender isso, é necessário lembrar a promessa que Jesus fez antes de sua morte, que após sua partida, o Espírito Santo desceria para ser um guia para seus apóstolos. Veja João 16: 7-11 e as notas sobre esse lugar. Deveria ser seu escritório levar adiante o trabalho de redenção ao aplicá-lo aos corações das pessoas. O que quer que tenha sido feito, portanto, após a morte e ressurreição de Jesus, deveria ser considerado sob a única influência e direção do Espírito Santo. Até as instruções de Jesus e sua comissão aos apóstolos deveriam ser consideradas como estando dentro do departamento do Espírito sagrado, ou dentro da província de sua obra única. As instruções foram dadas por autoridade divina, por orientação infalível e como parte da obra que o Espírito Santo foi enviado para realizar. Sob a direção e orientação daquele Espírito, os apóstolos deveriam sair; por sua ajuda, eles deveriam pregar o evangelho, organizar a igreja, estabelecer sua ordem e suas doutrinas; e, portanto, todo o trabalho foi declarado sob sua direção. Embora em suas influências maiores e mais poderosas o Espírito não tenha descido até o dia de Pentecostes ( Lucas 24:49 ; compare João 20:22 .

Tinha dado mandamentos – Particularmente o mandamento de pregar o evangelho a todas as nações, Mateus 28:19 ; Marcos 16: 15-19 . Pode ser digno de nota que a palavra “mandamentos”, como um substantivo no número plural, não ocorre no original. A única palavra que é traduzida, “deu mandamentos” é um particípio e significa simplesmente “ter mandado”. Portanto, não há necessidade de supor que aqui haja referência a qualquer outro comando que não a grande e gloriosa injunção de pregar o evangelho a toda criatura. Esse foi um mandamento de tanta importância que merecia um registro distinto, constituindo a soma de tudo o que o Salvador lhes ensinou após sua ressurreição.

Os apóstolos – Os onze que restaram após a traição e morte de Judas.

Quem ele escolheu – Mateus 10: 1-4 ; Lucas 6: 12-16 .

Comentário de E.W. Bullinger

ocupado = recebido. Compare Marcos 16:19 .

depois disso ele. . . teve = tendo.

através. Grego. dia. App-104. Atos 1: 1 .

o Espírito Santo = poder divino. App-101. mandamentos dados a = ordenados.

os apóstolos. Veja App-189.

tinha escolhido = escolhido ( Lucas 6:13 ).

Comentário de John Calvin

2 Mesmo até aquele dia. Portanto, a ascensão de Cristo é o fim da história do evangelho. Pois ele ascendeu, diz Paulo, para cumprir todas as coisas ( Efésios 4:10 ). Nossa fé colhe outros frutos por meio disso; mas será suficiente notar neste lugar que nossa redenção estava completamente completa e terminada quando Cristo ascendeu a seu Pai; e, portanto, que Lucas cumpriu plenamente seu dever nesta narração, tocando a doutrina e as obras de Cristo. Dizem que ele é levado para que possamos saber que ele realmente partiu deste mundo, para que não concordemos com os que pensam que em sua ascensão não houve alteração de lugar.

Mandamento do Espírito Santo Lucas mostra nessas palavras que Cristo não se afastou do mundo para que não se importasse mais conosco; pois, por ter ordenado um governo perpétuo em sua Igreja, ele declara que tinha o cuidado de prover nossa salvação; sim, ele prometeu que estará presente com ele até o fim ( Mateus 28:20 ), como se, de fato, ele estivesse sempre presente por seus ministros. Lucas, portanto, nos mostra que Cristo não se afastou mais cedo, mas imediatamente ele providenciou o governo de sua Igreja; de onde podemos concluir que ele é cuidadoso com a nossa salvação. E essa providência dele Paulo claramente mencionou no lugar recentemente citado, quando diz: Ele cumpriu todas as coisas, fazendo alguns apóstolos, alguns evangelistas, alguns pastores, etc. Mas esses mandamentos que o evangelista diz que Cristo deu a seus discípulos , interpreto da pregação do evangelho; como os embaixadores costumam ser instruídos com certos preceitos antes de se embaraçarem, para que não tentem precipitadamente qualquer coisa contrária à sua vontade e mente que os envia. E tudo isso é falado em louvor à doutrina que os apóstolos ensinaram. O que para que possa parecer mais manifestamente, tudo deve ser marcado na ordem em que se encontra. Antes de tudo, ele diz que foram eleitos e escolhidos por Cristo, para que possamos ter certeza do chamado deles para essa função. Ele também não estabeleceu a eleição de Deus contra os méritos do homem, mas apenas afirmou que eles foram ressuscitados por Deus e que não assumiram precipitadamente essa função. É verdade que eles foram escolhidos livremente; mas agora temos que perguntar qual é a tendência de Lucas neste lugar. Digo que ele não respeita mais nada, mas que podemos ter certeza do chamado dos apóstolos, para que aprendamos a não ter respeito pelos homens, mas pelo Filho de Deus, seu autor, porque isso sempre deve ser uma máxima na Igreja, que ninguém usurpa nenhuma honra. Segundo, ele diz que eles foram instruídos por Cristo sobre o que deveriam fazer. Como se ele dissesse, não proferiram suas próprias invenções, mas entregaram sinceramente e fielmente o que lhes foi ordenado por seu Mestre celestial. E até o fim, para que aquilo que Cristo lhes ensinou possa ser mais reverenciado, ele acrescenta isso, que isso foi feito pela direção do Espírito Santo. Não porque o Filho de Deus tivesse necessidade de ser guiado por outro, que é sabedoria eterna, mas porque ele também era homem, para que ninguém pensasse que entregou essas coisas a seus discípulos que ele entregou pela inteligência e razão do homem. , ele nos chama de volta expressamente à autoridade divina. Como o próprio Senhor tantas vezes afirma, ele não ensinou nada além do que havia recebido de seu Pai; e, portanto, ele diz que sua doutrina não era sua. Portanto, ele significa que na pregação do evangelho não há nada que emita do cérebro do homem, mas que é a ordenança divina do Espírito, à qual o mundo inteiro deve estar sujeito.

Comentário de Adam Clarke

Depois disso, ele, por meio do Espírito Santo, etc. – Esta cláusula foi traduzida de várias maneiras: o significado simples parece ser esse – que Cristo comunicou o Espírito Santo a seus discípulos, depois de sua ressurreição, como ele nunca havia feito antes. Em Lucas 24:45 , diz-se que ele abriu o entendimento deles, para que eles pudessem entender as Escrituras; e em João 20:22 , ele soprou sobre eles e disse: Recebereis o Espírito Santo. Anteriormente a isso, podemos supor que os discípulos foram feitos apenas em ocasiões particulares participantes do Espírito Santo; mas a partir desse momento é provável que eles tivessem uma medida dessa luz e poder sobrenaturais constantemente residentes neles. Por isso, eles não foram apenas capazes de proclamar a verdade, mas discernir o significado de todas as Escrituras do Antigo Testamento que se referiam a Cristo; e nomear quaisquer ritos ou ordenanças necessários para o estabelecimento de sua Igreja. Havia muitas coisas que os apóstolos disseram, fizeram e decretaram, pelas quais não tinham instruções verbais de nosso Senhor, pelo menos, nenhuma que está registrada nos Evangelhos; portanto, podemos concluir que isso lhes foi sugerido pelo Espírito Santo que agora se tornou residente neles, e que é a isso que São Lucas se refere neste versículo: Depois que ele, por meio do Espírito Santo, havia dado mandamentos ao apóstolos.

Comentário de Thomas Coke

Atos 1: 2 . Através do Espírito Santo havia dado, etc. – Pela influência e assistência do Espírito Santo, com a qual ele próprio foi ungido, “a plenitude da Divindade habitando nele corporalmente”. Não é de admirar, considerando a curta história que temos entre a ressurreição e a ascensão de Cristo, que este deve ser o único lugar que fala de sua atuação pelo Espírito depois que ele ressuscitou dos mortos. Sua respiração nos apóstolos e dizendo: Recebi o Espírito Santo, João 20:22 confirma a interpretação que demos. No terceiro versículo, São Lucas expressa, em termos gerais, o que Cristo disse aos seus apóstolos durante os quarenta dias de sua permanência com eles na Terra. Mas nos versículos 2, 4 e seguintes, ele declara o que Cristo disse no dia de sua ascensão. Ele havia trazido sua conta anterior até aquele dia; e a partir desse dia começaram os Atos dos Apóstolos.

Comentário de John Wesley

Até o dia em que ele foi levado, depois disso, por meio do Espírito Santo, havia dado mandamentos aos apóstolos que ele escolhera:

Depois de ter dado o mandamento – No versículo 3 Atos 1: 3, Lucas expressa em termos gerais o que Cristo disse aos seus apóstolos durante aqueles quarenta dias. Mas no 4º Atos 1: 4 e nos versículos seguintes, ele declara o que disse no dia de sua ascensão. Ele havia trazido sua conta anterior até aquele dia; e a partir desse dia começam os Atos dos Apóstolos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *