Estudo de Atos 1:1 – Comentado e Explicado

Em minha primeira narração, ó Teófilo, contei toda a seqüência das ações e dos ensinamentos de Jesus,
Atos 1:1

Comentário de Albert Barnes

O antigo tratado – O antigo livro. O evangelho de Lucas é aqui evidentemente pretendido. Grego: o antigo ????? logos significa “um discurso” ou “uma narrativa”.

O Teófilo – Veja as notas em Lucas 1: 3 . Como este livro foi escrito para o mesmo indivíduo que o primeiro, foi evidentemente escrito com o mesmo design para fornecer uma narrativa autêntica e completa dos eventos sobre os quais haveria muitos relatos imperfeitos e exagerados. Ver Lucas 1: 1-4 . Visto que esses eventos se referiam à descida do Espírito, à propagação do evangelho, à organização da igreja, ao tipo de pregação pela qual a igreja deveria ser coletada e organizada, e como os fatos no caso constituíam um prova completa da verdade da religião cristã, e a conduta dos apóstolos seria um modelo para os ministros e a igreja em todos os tempos futuros, era de grande importância que uma narrativa justa e completa dessas coisas fosse preservada. Lucas era o companheiro de Paulo em suas viagens e testemunha ocular de grande parte das transações registradas neste livro. Veja Atos 16:10 , Atos 16:17 ; Atos 20: 1-6 ; Atos 13:10 ; 1 Timóteo 1:16 ; Tiago 1: 2 ; Mateus 2: 3 ; Mateus 3: 5 ; Atos 2: 5 ; Romanos 11:26 ; Colossenses 1: 6 . Em cada um desses lugares, a palavra aqui traduzida como “tudo” ocorre no original e significa “muitos, uma grande parte, a parte principal”. Tem o mesmo uso em todos os idiomas. “Essa palavra geralmente significa, indefinidamente, uma grande parte ou número, ou uma grande parte” (Webster).

Que Jesus – a versão siríaca acrescenta: “Jesus, nosso Messias”. Esta versão foi provavelmente feita no segundo século.

Começou a fazer … – Esta é uma forma de expressão hebraica; significando a mesma coisa que Jesus fez e ensinou. Veja Gênesis 9:20 , “Noé começou a ser agricultor”, ou seja, era agricultor. Gênesis 2: 3 , na Septuaginta: “Que Deus começou a criar e fazer”; no hebraico, “que Deus criou e fez”. Marcos 4: 7 , “começou a enviá-los por dois e dois”, isto é, os enviou. Veja também Marcos 10:32 ; Marcos 14:65 : “E alguns começaram a cuspir nele”; no lugar paralelo em Mateus 26:67 , “eles cuspiram na cara dele”.

To do – Refere-se aos seus milagres e seus atos de benevolência, incluindo tudo o que ele fez pela salvação do homem. Provavelmente inclui, portanto, seus sofrimentos, morte e ressurreição, como parte do que ele fez para salvar as pessoas.

Ensinar – Suas doutrinas. Como o escritor havia feito um relato do que o Senhor Jesus fez, agora ele estava prestes a dar uma narrativa do que seus apóstolos fizeram na mesma causa, para que assim o mundo estivesse em posse de um registro inspirado respeitando o estabelecimento da Igreja. Igreja cristã. O registro desses eventos preservados na narrativa sagrada é uma das maiores bênçãos que Deus conferiu à humanidade; e um dos mais altos privilégios dos quais as pessoas podem desfrutar é o que foi conferido tão abundantemente a esta era na posse da Palavra de Deus.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 1-8 . E em um daqueles dias, os principais sacerdotes, escribas e anciãos – isto é, alguns dos primeiros homens da nação; veio – Por nomeação do senado, a Jesus; e falou, dizendo: Conte-nos com que autoridade, etc. – Veja em Mateus 21: 23-27 e Marcos 11: 27-33 .

Comentário de E.W. Bullinger

antigo. Literalmente primeiro. Isso liga os Atos ao Evangelho de Lucas, na p. 1575.

tratado = conta. Grego. logotipos. App-121.

ter. Omitir.

Teófilo. Veja nota em Lucas 1: 3 .

of = concernente. Grego. peri. App-104.

Jesus. App-98.

começasse. Isso mostra que os Atos registram a continuação do ministério do Senhor na circuncisão ( Romanos 15: 8 ).

Comentário de John Calvin

Para que ele possa passar para as coisas que se seguiram à ascensão de Cristo, ele reúne brevemente a soma de todas as coisas que antes ele havia tratado no livro anterior, para que ele possa anexar isso a ele. E ele estabelece brevemente essa descrição da história do evangelho, que é uma narração daquelas coisas que Cristo fez e disse enquanto estivesse familiarizado com a Terra. Além disso, embora eles interpretem isso comumente, que havia em Cristo a pureza da vida, antes que ele começasse a pregar, isso nada traz à mente de Lucas. É verdade que as maneiras de um professor bom e piedoso devem ser enquadradas, que ele fale primeiro com sua vida, depois com sua língua, caso contrário ele não deve diferir nada de um ator de palco. Mas Lucas tem mais respeito pelo que ele havia dito sobre o fim de seu evangelho ( Lucas 24:19 ), a saber, que Cristo era um profeta poderoso em ações e palavras, ou seja, alguém que não se destacou menos em ações do que em palavras; embora exista apenas uma pequena diferença entre esses dois lugares. Pois a grandeza das obras recomendadas ali pertence aos seus milagres, mas isto, para fazer, alcança ainda mais em minha opinião, a saber, que sob as mesmas são compreendidas todas as famosas ações que eram próprias de seu ministério, em que sua morte e a ressurreição são as principais. Pois o ofício do Messias não consistia apenas em doutrina, mas também era conveniente que ele fizesse as pazes entre Deus e o homem, que fosse um Redentor do povo, um restaurador do reino e um autor da felicidade eterna. . Todas essas coisas, digo, como foram prometidas pelo Messias, foram procuradas por suas mãos.

Agora vemos que a soma do evangelho consiste nessas duas partes, a saber, na doutrina de Cristo e em seus atos; na medida em que ele não apenas trouxe aos homens a vergonha que lhe fora dada a cargo de seu Pai, mas também executou todas as coisas que podiam ser exigidas ao Messias. Ele começou seu reino, pacificou a Deus com seu sacrifício, purificou os pecados do homem com seu próprio sangue precioso, subjugou a morte e o diabo, restaurou-nos à verdadeira liberdade, comprou a justiça e a vida para nós. E até o fim de que tudo o que ele fez ou disse pode ter certeza, ele provou ser milagroso o Filho de Deus. De modo que esta palavra, para fazer, também se estende aos seus milagres; mas não deve ser restringido apenas ao mesmo. Aqui devemos observar que aqueles que têm apenas o conhecimento básico da história não têm o evangelho; a menos que o conhecimento da doutrina que manifesta os frutos dos atos de Cristo seja anexado a ela. Pois este é um nó sagrado que ninguém pode dissolver. Portanto, qualquer que seja a menção feita à doutrina de Cristo, aprendamos a nos juntar a ela, como selos pelos quais a verdade é estabelecida e confirmada, e o efeito declarado. Além disso, para que possamos colher mercadorias por sua morte e ressurreição, e também que milagres possam ter seu uso, devemos sempre ter respeito por quem fala. Pois esta é a verdadeira regra do cristianismo.

1. De todas as coisas que ele começou , não detesto muito a interpretação que alguns dão deste lugar que Lucas disse antes de tudo do que tudo; porque é possível, de alguma maneira, intrometer-se nas obras e na doutrina de Cristo, mas estabelecer todo o curso, para que a narração possa ser perfeita, foi uma questão de grande peso. Assim como João declara que o mundo não pode conter os livros ( João 21:25 ). Isso também deve ser observado que Lucas diz, que ele começou sua história no início das obras de Cristo. Mas assim que ele declarou a natividade de Cristo, ele passou para o décimo segundo ano de sua idade ( Lucas 2:42 😉 e depois que ele falou brevemente de sua disputa no templo com os médicos, passou dezoito anos. sem falar nada deles, ele entra na justa narração das obras de Cristo. É, portanto, manifesto que apenas aquelas obras e palavras que fazem alguma coisa até a soma de nossa salvação são anotadas neste lugar. Pois, depois que Cristo veio ao mundo vestido com a nossa carne, ele viveu em casa em particular até os trinta anos de idade, momento em que seu Pai colocou sobre ele outra maneira de pessoa. Deus o faria liderar obscuramente a parte anterior de sua vida, para esse fim, para que o conhecimento dessas coisas pudesse ser mais excelente, o que edifica nossa fé.

O discurso anterior. Pareceu-me bom traduzir isso dessa maneira, porque ????? p??e?s??? é o mesmo com os gregos, que verba facere, ou para falar, é com os latinos, como Budaeus observa. E devemos entender a contrariedade da segunda parte, que ele toma em mãos, para que possamos saber que o evangelista decidiu consigo mesmo escrever novamente, tendo uma nova matéria sobre a qual escrever.

Comentário de Adam Clarke

O antigo tratado – O Evangelho segundo Lucas, que aqui é evidentemente pretendido.

O Teófilo – Veja a nota em Lucas 1: 3 .

Para fazer e ensinar – Essas duas palavras compreendem seus milagres e sermões. Esta introdução parece íntima de que, como ele já havia divulgado em seu evangelho a vida e as ações de nosso Senhor, neste segundo tratado ele estava prestes a relatar a vida e os atos de alguns dos principais apóstolos, como Pedro e Paulo.

Comentário de Thomas Coke

Atos 1: 1 . O antigo tratado Este antigo tratado, sem dúvida, significa o evangelho, que foi escrito por São Lucas e dedicado por ele a Teófilo. Veja a nota em Lucas 1: 3 . Tudo neste versículo, não pode significar todos os milagres e sermões que Jesus operou e pregou. Ver João 20: 30-31 ; João 21:25 . Por todos, portanto, devemos entender apenas tudo o que era necessário para ser registrado, estabelecer a missão divina de Cristo e convencer a humanidade. Tudo o que Jesus começou a fazer e ensinar é um hebraísmo, freqüentemente usado pelos escritores sagrados, e particularmente São Lucas; e significa apenas “tudo o que ele fez e ensinou”. A frase, no entanto, pode se referir aqui ao relato que ele deu do ministério de Cristo, desde o começo e o primeiro surgimento (como ele fala, cap. Atos 1: 2-3 .) Até a ascensão (com a qual ele conclui seu gospe

Comentário de John Wesley

O antigo tratado – Na época importante que se estendeu desde a ressurreição de Cristo até sua ascensão, o antigo tratado termina e começa: esta descrevendo os Atos do Espírito Santo (pelos apóstolos) como os atos de Jesus Cristo. De todas as coisas – De maneira resumida: o que Jesus começou a fazer – até o dia – Ou seja, de todas as coisas que Jesus fez desde o princípio até aquele dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *