Estudo de Atos 8:16 – Comentado e Explicado

visto que não havia descido ainda sobre nenhum deles, mas tinham sido somente batizados em nome do Senhor Jesus.
Atos 8:16

Comentário de Albert Barnes

Ele caiu – Esta expressão é aplicada várias vezes ao Espírito Santo, Atos 10:44 ; Atos 11:15 . Não difere materialmente da expressão comum: “O Espírito Santo desceu”. Isso significa que ele veio do céu; e a expressão “cair”, aplicada a suas influências, denota a “rapidez” e a “repentina” de sua vinda. Compare Atos 19: 2 .

Em nome do Senhor Jesus – Veja as notas em Atos 2:38 . Veja também Atos 10:48 ; Atos 19: 5-6 .

Comentário de E.W. Bullinger

nenhum = ninguém. Grego. oudeis. Há um duplo negativo na frase.

were = tinha sido. Grego. huparcho Veja Lucas 9:48 .

batizado em = batizado em. App-115.

Jesus. App-98. Veja App-185.

Comentário de John Calvin

16. Mas aqui surge uma pergunta, pois ele diz que eles foram apenas batizados em nome de Cristo e que, portanto, ainda não haviam recebido o Espírito Santo; mas o batismo deve ser em vão e sem graça, ou então deve ter toda a força que possui do Espírito Santo. No batismo, somos lavados de nossos pecados; mas Paulo ensina que nossa lavagem é obra do Espírito Santo ( Tito 3: 5 ). A água usada no batismo é um sinal do sangue de Cristo; mas Pedro diz que é o Espírito pelo qual somos lavados com o sangue de Cristo ( 1 Pedro 1: 2. ) Nosso velho homem é crucificado no batismo, para que possamos ressuscitar para a novidade de vida ( Romanos 6: 6 😉 e de onde vem tudo isso senão da santificação do Espírito? E, finalmente, o que restará no batismo se for separado do Espírito? ( Gálatas 3:27 .) Portanto, não devemos negar, mas que os samaritanos, que haviam apostado em Cristo, de fato, no batismo, também lhes haviam dado seu Espírito; e certamente Lucas não fala neste lugar da graça comum do Espírito, pela qual Deus nos regenera, para que sejamos seus filhos, mas daqueles dons singulares com os quais Deus teria certamente dotado no início do evangelho para embelezar o reino de Cristo . Assim, as palavras de João devem ser entendidas, que os discípulos ainda não lhes haviam dado o Espírito, pois Cristo ainda conhecia o mundo; não que eles fossem totalmente destituídos do Espírito, visto que tinham da mesma fé e um desejo divino de seguir a Cristo; mas porque não foram providos com aqueles dons excelentes, nos quais apareceu depois maior glória do reino de Cristo. Para concluir, já que os samaritanos já foram agraciados com o Espírito de adoção, as excelentes graças do Espírito estão sobre eles, nas quais Deus mostrou à sua Igreja, por um tempo, a presença visível de seu Espírito, que ele pode estabelecer para sempre a autoridade de seu evangelho, e também testemunhar que seu Espírito sempre será o governador e diretor dos fiéis.

Eles foram apenas batizados . Não devemos entender isso como falado com desprezo do batismo; mas o significado de Lucas é que eles somente foram dotados com a graça da adoção e regeneração comuns, oferecidas a todos os piedosos no batismo. Quanto a isso, foi algo extraordinário que alguns devessem receber os dons do Espírito, que poderiam servir para estabelecer o reino de Cristo e a glória do evangelho; pois esse era o seu uso, para que todos pudessem lucrar com a Igreja de acordo com a medida de sua capacidade. Devemos observar isso, portanto, porque, embora os papistas façam sua fingida confirmação, eles não têm medo de irromper nesse discurso sacrílego, de que são apenas meio-cristãos nos quais as mãos ainda não foram colocadas. Isso não é tolerável agora porque, embora este fosse um sinal que durasse apenas um tempo, eles a tornaram uma lei contínua na Igreja, como se tivessem o Espírito pronto para dar a quem quisesse. Sabemos que quando o testemunho e a promessa da graça de Deus são apresentados em vão, e sem a coisa em si, é uma zombaria imunda demais; mas mesmo eles mesmos são obrigados a conceder que a Igreja foi embelezada por um tempo apenas com esses dons; daí resulta que a imposição de mãos que os apóstolos usaram teve um fim quando o efeito cessou. Omiti que acrescentassem óleo à imposição de mãos ( Marcos 6:13 😉 mas isso, como eu já disse, era um ponto de muita ousadia, para prescrever uma lei perpétua à Igreja, que pode ser um sacramento geral, usado particularmente entre os apóstolos ( Gálatas 3: 7 ; Romanos 6: 6 😉 que o sinal pode continuar ainda depois que a coisa em si foi interrompida; e com isso eles se juntaram à detestável blasfêmia, porque disseram que os pecados eram perdoados apenas pelo batismo, e que o Espírito de regeneração é dado por aquele óleo podre que eles pretendiam trazer sem a Palavra de Deus. As Escrituras testificam que colocamos Cristo no batismo e que somos enxertados em seu corpo, para que nosso velho homem seja crucificado e renovado para a justiça. Esses ladrões sacrílegos traduziram isso para adornar a falsa viseira de seu sacramento que eles tiraram do batismo. (516) Também não foi a invenção de um homem apenas, mas o decreto de um conselho, do qual eles balbuciam diariamente em todas as suas escolas.

Referências Cruzadas

Mateus 28:19 – Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,

Atos dos Apóstolos 2:38 – Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.

Atos dos Apóstolos 10:44 – Enquanto Pedro ainda estava falando estas palavras, o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a mensagem.

Atos dos Apóstolos 10:47 – “Pode alguém negar a água, impedindo que estes sejam batizados? Eles receberam o Espírito Santo como nós! “

Atos dos Apóstolos 11:15 – “Quando comecei a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles como sobre nós no princípio.

Atos dos Apóstolos 19:2 – e lhes perguntou: “Vocês receberam o Espírito Santo quando creram? ” Eles responderam: “Não, nem sequer ouvimos que existe o Espírito Santo”.

Atos dos Apóstolos 19:5 – Ouvindo isso, eles foram batizados no nome do Senhor Jesus.

1 Coríntios 1:13 – Acaso Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vocês? Foram vocês batizados em nome de Paulo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *