Estudo de Atos 8:20 – Comentado e Explicado

Pedro respondeu: Maldito seja o teu dinheiro e tu também, se julgas poder comprar o dom de Deus com dinheiro!
Atos 8:20

Comentário de Albert Barnes

Teu dinheiro perece contigo – Isso é expressivo do horror e indignação de Pedro na oferta básica de Simão. Não deve ser entendido como uma imprecação em Simon. A idéia principal é o desprezo do apóstolo pelo “dinheiro”, como se ele o considerasse sem valor. “Deixe seu dinheiro ser destruído. Nós abominamos sua oferta ímpia. Podemos ver livremente “qualquer” quantia de dinheiro destruída antes de sermos tentados a vender o dom do Espírito Santo. Mas havia aqui também uma expressão de sua crença de que “Simon” também pereceria. Foi uma declaração de que ele estava se apressando a arruinar, e como se isso fosse certo, Peter diz, deixe seu dinheiro perecer “também”.

O presente de Deus – Aquilo que ele “deu” ou conferiu como um favor. A idéia era absurda de que o que o próprio Deus deu como soberano pudesse ser comprado. Era “ímpio” pensar em tentar comprar com ouro sem valor o que tinha um valor tão inestimável. O “dom de Deus” aqui significa as extraordinárias influências do Espírito Santo, Atos 10:45 ; Atos 11:17 . Como podemos pagar um “preço” a Deus? Tudo o que “nós” podemos dar, a prata, o ouro e o gado em mil colinas, já lhe pertencem. Não temos “nada” que possamos apresentar para seus favores. E, no entanto, há muitos que procuram “comprar” o favor de Deus. Alguns fazem isso por esmolas e orações; alguns por penitência e jejum; alguns tentando melhorar seus próprios corações, e pela justiça própria; e alguns por penitência e lágrimas. Tudo isso não “comprará” seu favor. A salvação, como qualquer outra bênção, será “seu presente”; e, se alguma vez for recebido, devemos estar dispostos a aceitá-lo nos seus próprios termos; no seu próprio tempo; à sua maneira. Nós somos sem mérito; e se salvo, será pela graça soberana de Deus.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 20-26 . E eles o observaram – Para uma elucidação deste parágrafo, veja em Mateus 22: 16-22 e Marcos 12: 13-17 ; e enviou espiões, que deveriam fingir-se apenas homens – homens escrupulosamente conscientes em todos os pontos: para que pudessem se apossar de suas palavras – se ele respondesse como esperavam. Mestre, sabemos então que dizemos, & c. – Falar em particular e ensinar em público; o caminho de Deus verdadeiramente – O verdadeiro caminho do dever. Eles não podiam segurar suas palavras diante do povo – Como fizeram depois diante do sinédrio, na ausência do povo, cap. Lucas 22:67 , & c.

Comentário de E.W. Bullinger

perecer. Literalmente seja para (grego. Eis) destruição (grego. Apoleia) . Ver João 17:12 . As palavras indignadas de Peter são um exemplo da figura do discurso Apodioxis. App-6.

com. Grego. sol . App-104.

isso, etc. = para comprar.

presente = presente grátis. Grego. dorea. Veja Atos 2:38 .

com = através. Grego. dieta. App-104. Atos 8: 1 .

Comentário de John Calvin

20. Pedro respondeu. Pedro dá-lhe a repulsa vigorosamente aqui, e não se contentando em repreendê-lo, acrescenta uma maldição amarga (ou desejo) que Simon e seu dinheiro pereçam juntos; embora não lhe deseje tanto a destruição, como lhe diz que a justa vingança de Deus está sobre sua cabeça, para que o aterrorize. Em suma, ele mostra o que mereceu, quando submeteu o Espírito de Deus a compras e vendas sujas; como se ele tivesse dito: Tu és digno de perecer com o teu dinheiro, (520) quando blasfemas contra o Espírito de Deus. Pois podemos facilmente entender o que se segue, que Pedro preferiria que Simão fosse salvo do que destruído. Mas, como supria o lugar de um juiz, ele pronuncia que castigo a impiedade de Simão merece; e era necessário que ele fosse assim acusado com tanta veemência, que pudesse perceber a grandeza de sua ofensa. (521) Para o mesmo fim, ele julgou que seu dinheiro pereceria; pois ele significa que foi como foi infectado e poluído com cogitação da iniqüidade, porque foi oferecido a um uso tão iníquo. E certamente devemos desejar que todo o mundo pereça, do que essas coisas obscurecerem a glória de Deus, que, em comparação, não vale nada. Quando assim deseja a um homem sacrílego, ele não respeita tanto a pessoa como o fato; pois devemos ser ofendidos com as ofensas dos homens de tal maneira que devemos ter pena dos próprios homens. Tais são aquelas sentenças de Deus que julgam adúlteros, ladrões, bêbados e traficantes injustificados, em destruição ( 1 Coríntios 6: 9 ; Efésios 5: 5 ;), pois não lhes cortam toda a esperança de salvação, mas são apenas se referem ao seu estado atual e declaram que fim lhes está preparado, se seguirem em frente obstinadamente.

Comentário de Adam Clarke

Teu dinheiro perece contigo – Esta é uma declaração terrível; e importa tanto que, se ele não se arrependesse, ele e seus bens ilícitos pereceriam juntos; seu dinheiro deve ser dissipado e sua alma entra em perdição.

Que o dom de Deus possa ser comprado – Pedro cuida de informar não apenas Simão, mas a todos a quem esses presentes podem vir, que o Espírito de Deus é o dom de Deus somente e, consequentemente, não pode ser comprado com dinheiro; pois que recompensa pode receber de suas criaturas, a quem pertencem a prata e o ouro, o gado nas mil colinas, a terra e sua plenitude!

Comentário de Thomas Coke

Atos 8:20 . Teu dinheiro perece contigo, etc. – Os pais consideram a primeira cláusula deste versículo como uma predição profética, e não uma imprecação. E quanto ao pecado de Simão, não apenas consistia em sua ambição e avareza, que ele seria promovido a uma dignidade mais alta e teria esses dons, pelo exercício do qual ele esperava ser o maior ganhador; mas havia algo peculiarmente enorme em seu crime, que atingia a própria essência da religião cristã, supondo que os apóstolos e outros cristãos realizassem seus milagres em confirmação disso, por alguma arte superior da magia do que a que ele havia aprendido; e assim eles, pela mesma arte, poderiam ensinar outros a fazer as mesmas obras para qualquer outro fim.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 7:26 – Não levem coisa alguma que seja detestável para dentro de casa, se não também vocês serão separados para a destruição. Considerem-na proibida e detestem-na totalmente, pois está separada para a destruição.

Deuteronômio 15:9 – Cuidado! Que nenhum de vocês alimente este pensamento ímpio: “O sétimo ano, o ano do cancelamento das dívidas, está se aproximando, e não quero ajudar o meu irmão pobre”. Ele poderá apelar para o Senhor contra você, e você será culpado pelo pecado.

Josué 7:24 – Então Josué, junto com todo o Israel, levou Acã, bisneto de Zerá, e a prata, a capa, a barra de ouro, seus filhos e filhas, seus bois, seus jumentos, suas ovelhas, sua tenda e tudo o que lhe pertencia, ao vale de Acor.

2 Reis 5:15 – Então Naamã e toda a sua comitiva voltaram à casa do homem de Deus. Ao chegar diante do profeta, Naamã lhe disse: “Agora sei que não há Deus em nenhum outro lugar, senão em Israel. Por favor, aceita um presente de teu servo”.

2 Reis 5:26 – Mas Eliseu lhe disse: “Você acha que eu não estava com você em espírito quando o homem desceu da carruagem para encontrar-se com você? Este não era o momento de aceitar prata nem roupas, nem de cobiçar olivais, vinhas, ovelhas, bois, servos e servas.

Provérbios 15:26 – O Senhor detesta os pensamentos dos maus, mas se agrada de palavras sem maldade.

Daniel 5:17 – Então Daniel respondeu ao rei: “Podes guardar os teus presentes para ti mesmo e dar as tuas recompensas a algum outro. No entanto, eu lerei a inscrição para o rei e lhe direi o seu significado.

Habacuque 2:9 – “Ai daquele que obtém lucros injustos para a sua casa, para pôr seu ninho no alto e escapar das garras do mal!

Zacarias 5:4 – Assim declara o Senhor dos Exércitos: ‘Eu lancei essa maldição para que ela entre na casa do ladrão e na casa do que jura falsamente pelo meu nome. Ela ficará em sua casa e destruirá tanto as vigas como os tijolos! ’ “

Mateus 10:8 – Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça; dêem também de graça.

Mateus 15:19 – Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias.

Mateus 27:3 – Quando Judas, que o havia traído, viu que Jesus fora condenado, foi tomado de remorso e devolveu aos chefes dos sacerdotes e aos líderes religiosos as trinta moedas de prata.

Atos dos Apóstolos 1:18 – ( Com a recompensa que recebeu pelo seu pecado, Judas comprou um campo. Ali caiu de cabeça, seu corpo partiu-se ao meio, e as suas vísceras se derramaram.

Atos dos Apóstolos 2:38 – Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.

Atos dos Apóstolos 8:22 – Arrependa-se dessa maldade e ore ao Senhor. Talvez ele lhe perdoe tal pensamento do seu coração,

Atos dos Apóstolos 10:45 – Os judeus convertidos que vieram com Pedro ficaram admirados de que o dom do Espírito Santo fosse derramado até sobre os gentios,

Atos dos Apóstolos 11:17 – Se, pois, Deus lhes deu o mesmo dom que nos dera quando cremos no Senhor Jesus Cristo, quem era eu para pensar em opor-me a Deus? “

1 Timóteo 6:9 – Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição,

Tiago 5:3 – O ouro e a prata de vocês enferrujaram, e a ferrugem deles testemunhará contra vocês e como fogo lhes devorará a carne. Vocês acumularam bens nestes últimos dias.

2 Pedro 2:14 – Tendo os olhos cheios de adultério, nunca param de pecar, iludem os instáveis e têm o coração exercitado na ganância. Malditos!

Apocalipse 18:15 – Os negociantes dessas coisas, que enriqueceram à custa dela, ficarão de longe, amedrontados com o tormento dela, e chorarão e se lamentarão,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *