Estudo de Êxodo 23:25 – Comentado e Explicado

Prestarás culto ao Senhor, teu Deus, que abençoará teu pão e tua água, e te preservarei da enfermidade.
Êxodo 23:25

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 23: 25-27 . E servireis ao Senhor vosso Deus Em conseqüência de sua extirpação total de ídolos e idolatria, e sua obediência a Deus, ele promete todo tipo de bênçãos temporais: abundância de carne e bebida; implicado nas palavras pão e água; ver 1 Samuel 25:11 . Saúde; Vou tirar a doença, etc. Frutificação e aumento, Êxodo 23:26 e vida longa; o número dos teus dias cumprirei. Veja Salmos 90:10 ; Salmos 55:23 além do qual, o Senhor promete enviar medo de pânico a seus inimigos; que encontramos verificado, Josué 2: 9-11 e confirmado por uma antiga inscrição em Procópio (lib. 2: De Reb. Vandal.) encontrada não muito longe de Tânger, que importou, que os antigos habitantes daquele país haviam fugido de o rosto de Josué, filho de Freira.

Comentário de Adam Clarke

Abençoará teu pão e tua água – Ou seja, todas as tuas provisões, não importa de que tipo; a tarifa mais baixa deve ser suficientemente nutritiva quando a benção de Deus estiver nela.

Comentário de John Wesley

E servireis ao SENHOR vosso Deus, e ele abençoará teu pão e tua água; e tirarei a doença do meio de ti.

Ele abençoará teu pão e sua água – E as bênçãos de Deus tornarão o pão e a água mais refrescantes e nutritivos do que um banquete de coisas gordas e vinhos nas borras, sem essa bênção.

E eu vou tirar a doença – Evite ou remova. Tua terra não será visitada com doenças epidêmicas, que são terríveis e, às vezes, devastaram os países.

Comentário de John Calvin

25. E servireis ao Senhor vosso Deus. É verdade que esta promessa é muito semelhante a outras, às quais designei um lugar peculiar, mas há essa diferença: ao convidar as pessoas a serem zelosas em guardar a Lei, põe diante de seus olhos o efeito do aliança já feita com seus pais, para que eles possam receber mais alegremente a Lei. Portanto, havia boas razões para eu dizer, pouco antes, que as promessas que se referem ao passado têm seu lugar apropriado aqui, onde suas mentes estão preparadas para obedecer a Deus e cumprir Sua Lei, porque a raça de Abraão Deus havia escolhido para si mesmo, que pode visitá-los continuamente com Seu favor. Ele, portanto, promete a eles Sua bênção no pão, na água e na saúde corporal, pois essas três coisas dependem da condição de nossa vida atual. Duas outras coisas que Ele acrescenta – fecundidade em geração e duração de dias. A soma é que eles foram impedidos pela bondade de Deus, para que pudessem honrá-lo de bom grado, e que agora tudo o que Ele lhes havia prometido estava por perto, se apenas respondessem à Sua graça. Mas, embora a fertilidade da terra fosse grande e suas produções variadas e abundantes, nenhuma menção é feita aqui, como em outros lugares, vinho ou óleo, mas apenas comida simples, como se Ele tivesse dito que os necessários a vida não deveria estar querendo para eles.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 23: 25-26 . Ele abençoará teu pão e tua água – E as bênçãos de Deus tornarão o pão e a água mais refrescantes e nutritivos do que um banquete de coisas gordas e vinhos nas borras, sem essa bênção. E eu vou tirar a doença – Evite ou remova. Tua terra não será visitada com doenças epidêmicas, que são terríveis e, às vezes, devastaram os países. O número dos teus dias cumprirei – E eles não serão cortados no meio de mortes prematuras. Assim tem piedade a promessa da vida que agora é.

Comentário de E.W. Bullinger

pão e tua água. Figura do discurso Synecdoche (das espécies), App-6, colocado para todos os tipos de alimentos e bebidas.

Referências Cruzadas

Exodo 15:26 – dizendo-lhes: “Se vocês derem atenção ao Senhor, ao seu Deus e fizerem o que ele aprova, se derem ouvidos aos seus mandamentos e obedecerem a todos os seus decretos, não trarei sobre vocês nenhuma das doenças que eu trouxe sobre os egípcios, pois eu sou o Senhor que os cura”.

Deuteronômio 6:13 – Temam o Senhor, o seu Deus, e só a ele prestem culto, e jurem somente pelo seu nome.

Deuteronômio 7:13 – Ele os amará, os abençoará e fará com que vocês se multipliquem. Ele abençoará os seus filhos e os frutos da sua terra: o cereal, o vinho novo e o azeite, as crias das vacas e das ovelhas, na terra que jurou dar aos seus antepassados.

Deuteronômio 7:15 – O Senhor os guardará de todas as doenças. Não infligirá a vocês as doenças terríveis que, como sabem, atingiram o Egito, mas as infligirá a todos os seus inimigos.

Deuteronômio 10:12 – E agora, ó Israel, que é que o Senhor seu Deus pede de você, senão que tema o Senhor, o seu Deus, que ande em todos os seus caminhos, que o ame e que sirva ao Senhor, ao seu Deus, de todo o seu coração e de toda a sua alma,

Deuteronômio 10:20 – Temam o Senhor, o seu Deus, e sirvam-no. Apeguem-se a ele e façam os seus juramentos somente em nome dele.

Deuteronômio 11:13 – Portanto, se vocês obedecerem fielmente aos mandamentos que hoje lhes dou, amando o Senhor, o seu Deus, e servindo-o de todo o coração e de toda a alma,

Deuteronômio 13:4 – Sigam somente o Senhor, o seu Deus, e temam a ele somente. Cumpram os seus mandamentos e obedeçam-lhe; sirvam-no e apeguem-se a ele.

Deuteronômio 28:1 – Se vocês obedecerem fielmente ao Senhor, ao seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje lhes dou, o Senhor, o seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da terra.

Deuteronômio 28:5 – A sua cesta e a sua amassadeira serão abençoadas.

Josué 22:5 – Mas guardem fielmente o mandamento e a lei que Moisés, servo do Senhor, lhes deu de amar o Senhor, o seu Deus, andar em todos os seus caminhos, obedecer aos seus mandamentos, apegar-se a ele e servi-lo de todo o coração e de toda a alma”.

Josué 24:14 – “Agora temam o Senhor e sirvam-no com integridade e fidelidade. Joguem fora os deuses que os seus antepassados adoraram além do Eufrates e no Egito, e sirvam ao Senhor.

Josué 24:21 – O povo, porém, respondeu a Josué: “De maneira nenhuma! Nós serviremos ao Senhor”.

Josué 24:24 – E o povo disse a Josué: “Serviremos ao Senhor nosso Deus e lhe obedeceremos”.

1 Samuel 7:3 – E Samuel disse a toda a nação de Israel: “Se vocês querem voltar-se para o Senhor de todo o coração, livrem-se então dos deuses estrangeiros e dos postes sagrados, consagrem-se ao Senhor e prestem culto somente a ele, e ele os libertará das mãos dos filisteus”.

1 Samuel 12:20 – Respondeu Samuel: “Não tenham medo. De fato, vocês fizeram todo esse mal, mas não deixem de seguir o Senhor, antes, sirvam o Senhor de todo o coração.

1 Samuel 12:24 – Somente temam o Senhor e o sirvam fielmente de todo o coração; e considerem as grandes coisas que ele tem feito por vocês.

Salmos 103:3 – É ele que perdoa todos os seus pecados e cura todas as suas doenças,

Isaías 33:16 – é esse o homem que habitará nas alturas; seu refúgio será a fortaleza das rochas; terá suprimento de pão, e água não lhe faltará.

Isaías 33:24 – Nenhum morador de Sião dirá: “Estou doente! ” E os pecados dos que ali habitam serão perdoados.

Jeremias 8:2 – Serão expostos ao sol e à lua e a todos os astros do céu, que eles amaram, aos quais prestaram culto e os quais seguiram, consultaram e adoraram. Não serão ajuntados nem enterrados, mas se tornarão esterco sobre o solo.

Malaquias 3:10 – Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova”, diz o Senhor dos Exércitos, “e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.

Mateus 4:10 – Jesus lhe disse: “Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *