Estudo de Êxodo 6:13 – Comentado e Explicado

O Senhor falou a Moisés e a Aarão, e deu-lhes a ordem de irem ter com o faraó, o rei do Egito, a fim de tirarem da terra do Egito os filhos de Israel.
Êxodo 6:13

Comentário de Albert Barnes

Para Moisés e Arão – A acusação final e formal aos dois irmãos é dada, como seria de esperar, antes que as pragas sejam denunciadas. Com este versículo começa uma nova seção da história.

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 6:13 . E o Senhor falou a Moisés, etc. – Deste versículo até o vigésimo oitavo, temos uma breve digressão, na qual Moisés nos dá um relato da genealogia de si e de seu irmão Arão; bem como mostrar sua descendência do rebanho de Abraão, como para marcar o tempo da libertação de Israel; e, portanto, seria melhor renderizar esse versículo (cuja tradução o original dará) agora o Senhor havia falado com Moisés – e dado a eles, etc.

REFLEXÕES. Embora os pecadores sejam obstinados, não devemos deixar de adverti-los. Pode ser que Deus ainda volte seus corações. Moisés é enviado novamente ao Faraó com a mesma mensagem. Portanto,

1. Moisés objeta a improbabilidade de sucesso: se seu próprio povo não o ouvir, muito menos o faraó. Além disso, ele exorta sua própria declaração defeituosa a defender sua causa. Nota; (1.) É muito desanimador, quando encontramos aqueles de quem esperávamos sucesso, intratáveis. (2) Embora tenhamos a comissão de Deus para o nosso trabalho, estamos prontos demais para ficar desanimados com a nossa insuficiência consciente; mas se for obra de Deus, o poder também será de Deus.

2. Deus ordena que ele vá sem mais desculpas e se junta a Arão com ele. Não cabe a nós disputar, mas obedecer.

Comentário de John Wesley

E falou o SENHOR a Moisés e a Arão, e lhes ordenou aos filhos de Israel e a Faraó, rei do Egito, que tirassem os filhos de Israel da terra do Egito.

O Senhor lhes deu uma acusação, tanto aos filhos de Israel quanto ao Faraó – a autoridade de Deus é suficiente para responder a todas as objeções e nos vincula à obediência sem murmurar ou contestar.

Comentário de John Calvin

13. E o Senhor falou a Moisés. Eu traduzo: “o Senhor falou a Moisés”; porque aqui é feita referência ao início de seu chamado e, portanto, o sentido será mais precisamente traduzido pelo pretérito perfeito ; pois ele repete, o que ele já havia dito, que ele e Arão, seu irmão, não haviam agido precipitadamente, mas haviam sido comissionados pelo mandamento de Deus. A tendência é que, por mais que o trabalho tenha sido interrompido de alguma forma, o conselho de Deus ainda se manteve firme para a libertação do povo. Mas é evidente que ele fala do primeiro mandamento, porque ele diz que ele e seu irmão foram enviados tanto aos filhos de Israel quanto ao faraó.

Referências Cruzadas

Números 27:19 – Faça-o apresentar-se ao sacerdote Eleazar e a toda a comunidade e o comissione na presença deles.

Números 27:23 – Impôs as mãos sobre ele e o comissionou. Tudo conforme o Senhor tinha dito por meio de Moisés.

Deuteronômio 31:14 – O Senhor disse a Moisés: “O dia da sua morte se aproxima. Chame Josué e apresentem-se na Tenda do Encontro, onde darei incumbências a ele”. Então Moisés e Josué vieram e se apresentaram na Tenda do Encontro.

Salmos 91:11 – Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos;

Mateus 4:6 – “Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo. Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’”.

1 Timóteo 1:18 – Timóteo, meu filho, dou-lhe esta instrução, segundo as profecias já proferidas a seu respeito, para que, seguindo-as, você combata o bom combate,

1 Timóteo 5:21 – Eu o exorto solenemente, diante de Deus, de Cristo Jesus e dos anjos eleitos, a que procure observar essas instruções sem parcialidade; e não faça nada por favoritismo.

1 Timóteo 6:13 – Diante de Deus, que a tudo dá vida, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos fez a boa confissão, eu lhe recomendo:

1 Timóteo 6:17 – Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação.

2 Timóteo 2:4 – Nenhum soldado se deixa envolver pelos negócios da vida civil, já que deseja agradar aquele que o alistou.

2 Timóteo 4:1 – Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *