Estudo de Êxodo 6:2 – Comentado e Explicado

Deus disse a Moisés: "Eu sou o Senhor.
Êxodo 6:2

Comentário de Albert Barnes

Parece ter havido um intervalo de alguns meses entre os eventos anteriores e essa renovação da promessa a Moisés. Enquanto isso, a opressão não estava apenas levando o povo ao desespero, mas preparando-o com trabalho severo, variado por andamentos apressados ??em busca de restolho, para os esforços e privações do deserto. Daí o caráter formal e solene dos anúncios em todo o capítulo.

Êxodo 6: 2

Eu sou o Senhor … – O significado parece ser o seguinte: “Eu sou Jeová (Yahweh) e apareci a Abraão, Isaac e Jacó como El Shaddai, mas, quanto ao meu nome Jeová, não lhes fui dado conhecimento. ” Em outras palavras, a importação completa desse nome não foi divulgada a eles. Ver Êxodo 3:14 .

Êxodo 6: 3

Deus Todo-Poderoso – Antes, “El Shaddai” ( sha? ?? ‘êl shadday ), é melhor manter isso como um nome próprio.

Comentário de Adam Clarke

Eu sou o Senhor – deveria ser, eu sou Jeová, e sem isso a razão do que é dito no versículo 3d não é suficientemente óbvia.

Comentário de John Wesley

E falou Deus a Moisés, e disse-lhe: Eu sou o SENHOR.

Eu sou Jeová – o mesmo que eu sou, a fonte do ser e da bem-aventurança e perfeição infinita. Os patriarcas sabiam esse nome, mas não o conheciam nesse assunto pelo que esse nome significa. Deus agora seria conhecido por seu nome Jeová, ou seja, 1. Um Deus cumprindo o que havia prometido e, portanto, cumprindo suas promessas2. Um Deus aperfeiçoando o que havia começado e terminando seu próprio trabalho. Na história da criação, Deus nunca é chamado Jeová, até que os céus e a terra tenham terminado, Gênesis 2: 4 . Quando a salvação dos santos for completada na vida eterna, ele será conhecido por seu nome Jeová, Apocalipse 22:13 ; nesse meio tempo eles o encontrarão por sua força e apoio, El-shaddai, um Deus Todo-suficiente , um Deus que é suficiente.

Comentário de John Calvin

2. E Deus falou. Deus persegue Seu discurso, para que Moisés possa novamente elevar a desmaiada coragem do povo. Além disso, Ele repreende a desconfiança deles, lembrando a memória de Sua aliança; pois se isso tivesse sido devidamente impresso em suas mentes, eles teriam sido muito mais firmes em sua expectativa de libertação. Ele, portanto, mostra que agora não avançou nada de novo; desde que ouviram há muito tempo dos patriarcas que foram escolhidos por Deus como Seu povo peculiar, e quase absorveram dos seios de sua mãe a doutrina de sua adoção deles. Portanto, a estupidez deles é a mais imperdoável e mais manifesta, quando eles assim se queixam de Moisés, como se ele próprio tivesse inventado o que lhes havia prometido em nome de Deus. Ele também os pica por uma comparação implícita; Abraão, Isaac e Jacó abraçaram ansiosamente a promessa que lhes foi dada, e confiaram silenciosamente e perseverantemente nela; enquanto eles, que se vangloriavam de sua descendência daquele estoque sagrado, desdenhosamente o rejeitavam, porque seu cumprimento não apareceu imediatamente. E, para amplificar o pecado deles, ele raciocina do menor para o maior: uma vez que lhes é apresentada uma manifestação mais completa e clara do que houve para os pais, segue-se que eles deveriam estar mais preparados para crer isto. Donde fica claro que a estupidez deles é indesculpável, uma vez que eles não receberão a Deus quando ele se apresentar tão familiarmente a eles. Os tradutores não concordam com o epíteto “Sadai”. Alguns a derivam da palavra sha , shadad , e imaginam que a letra final ? , yod , é a dupla ? , daleth. Se concordarmos com isso, significará o mesmo que “o Destruidor”; ou, de qualquer forma, significará a terrível majestade de Deus. Outros pensam que a raiz é sha , shad , que significa “uma tetina”. Para outros, parece ser uma palavra composta do parente ??? , esher ou ? e ?? , di , que em hebraico significa “ suficiência . Assim, ele será chamado de “Sadai”, que está repleto de todas as coisas boas. De fato, é certo que eles usam essa palavra no sentido bom e ruim; pois onde Isaías ameaça que Deus seja o vingador dos pecados, ele o chama de “Sadai”. ( Isaías 13: 9. ) Assim também em Jó 23:16 : “Sadai me perturba”. Nestas e em passagens semelhantes, o terrível poder de Deus é inquestionavelmente expresso; mas quando promete a Abraão que ele será o Deus “Sadai”, ele se empenha em ser misericordioso e generoso. Aqui, novamente, onde Ele diz que apareceu aos Pais como o Deus “Sadai”, ele não respeita tanto a Sua força no exercício do julgamento, como a Sua abundante e perfeita bondade; como se dissesse que havia manifestado a Abraão e aos outros patriarcas quão grande era sua eficiência em preservar e defender seu próprio povo, e que eles sabiam por experiência própria quão poderosa e eficazmente Ele ama, sustenta e ajuda aqueles que são Dele. Mas, embora declare que benefícios lhes conferia, diz que não lhes era conhecido pelo nome “Jeová”; significando assim que Ele agora manifestou mais brilhantemente a glória de Sua divindade aos seus descendentes. Seria tedioso recontar as várias opiniões sobre o nome “Jeová”. Certamente é uma superstição suja dos judeus que eles não ousam falar ou escrever, mas substituem o nome “Adonai”; nem aprovo mais os ensinamentos deles, que dizem que é inefável , porque não está escrito de acordo com a regra gramatical. Sem controvérsia, deriva da palavra ??? , hayah , ou ??? , havah , e, portanto, é correto dizer que comentaristas eruditos são o nome essencial de Deus, enquanto outros são, por assim dizer, epítetos. Visto que, então, nada é mais peculiar a Deus do que a eternidade, Ele é chamado Jeová, porque Ele tem existência Dele, e sustenta todas as coisas por Sua inspiração secreta. Também não concordo com os gramáticos, que não o pronunciam, porque sua inflexão é irregular; porque sua etimologia, da qual todos confessam que Deus é o autor, é mais para mim do que cem regras. (72) Deus por “Seu nome” nesta passagem não significa sílabas ou letras, mas o conhecimento de Sua glória e majestade, que brilhou mais plena e brilhantemente na redenção de Sua Igreja do que no início da aliança . Pois Abraão e os outros patriarcas estavam satisfeitos com uma menor medida de luz; daí se conclui que a falta de seus descendentes seria menos desculpável, se sua fé não fosse responsável pelo aumento de sua graça. Enquanto isso, Moisés é despertado para a atividade enquanto Deus coloca diante dele um meio magnífico e singular de mostrar Sua glória.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 6: 2 . Eu sou o Senhor – isto é, Jeová, em que palavra a ênfase é colocada, e é de se desejar que ela tenha sido sempre preservada nesta tradução, e especialmente em passagens como essa, cujo sentido depende inteiramente da palavra. Significa o mesmo com, EU SOU O QUE EU SOU, a fonte do ser e da bem-aventurança e da perfeição infinita. Pelo meu nome, Jeová não era conhecido por eles – Como é certo que Deus se declarou a esses patriarcas com o nome de Jeová, como pode ser visto em Gênesis 15: 6-7 ; Gênesis 22:14 ; Gênesis 22:16 , alguns dos melhores e mais precisos escritores concluem que a última parte deste versículo deve ser lida interrogativamente, assim: E pelo meu nome Jeová não lhes era conhecido? As palavras originais suportarão bem essa tradução e removeriam completamente a aparente contradição que está implícita em nossa versão. Ao mesmo tempo, melhoraria muito o sentido e a força da passagem. Mas se não o lermos dessa maneira, não devemos entendê-lo pelo próprio nome, mas pelo poder e virtude que o nome expressa. E então o significado da passagem será que, embora Deus tenha se revelado aos patriarcas como o El-shaddai, o TodoPoderoso ou o Todo-suficiente, eles ainda não viveram para ver o cumprimento de suas promessas; e, portanto, embora acreditassem, ainda não sabiam experimentalmente que ele era um Deus de verdade imutável; nem haviam experimentado que todos os poderes da natureza estavam em suas mãos, e que ele poderia mudá-los como quisesse e até comunicar o poder de fazê-lo ao homem. Mas foi para Moisés que Deus primeiro mostrou seu poder de fazer alterações na natureza ou operar milagres e prodígios. O que torna provável esse sentido da passagem é que se menciona o conhecimento de Jeová dessa maneira, Êxodo 7: 5 , e os egípcios saberão que eu sou Jeová, quando estender minha mão sobre o Egito. Assim, Henry observa: “Os patriarcas sabiam esse nome, mas eles o conheciam nesse assunto pelo que esse nome significa”. Deus agora seria conhecido por seu nome Jeová, que Isaías, 1º Deus, cumpria o que havia prometido e, portanto, cumpria suas promessas. 2d, Deus aperfeiçoando o que havia começado e terminando seu próprio trabalho. Na história da criação, Deus nunca é chamado Jeová até que os céus e a terra tenham terminado, Gênesis 2: 4 . Quando a salvação dos santos for concluída na vida eterna, ele será conhecido por seu nome Jeová, Apocalipse 22:13 ; nesse meio tempo, eles o encontrarão por sua força e apoio, El-shaddai, um Deus todo suficiente, um Deus que é suficiente.

Referências Cruzadas

Gênesis 15:7 – Disse-lhe ainda: “Eu sou o Senhor, que o tirei de Ur dos caldeus para dar-lhe esta terra como herança”.

Exodo 6:6 – “Por isso, diga aos israelitas: Eu sou o Senhor. Eu os livrarei do trabalho imposto pelos egípcios. Eu os libertarei da escravidão e os resgatarei com braço forte e com poderosos atos de juízo.

Exodo 6:8 – E os farei entrar na terra que, com mão levantada, jurei que daria a Abraão, a Isaque e a Jacó. Eu a darei a vocês como propriedade. Eu sou o Senhor”.

Exodo 14:18 – Os egípcios saberão que eu sou o Senhor quando eu for glorificado com a derrota do faraó, com seus carros de guerra e seus cavaleiros”.

Exodo 17:1 – Toda a comunidade de Israel partiu do deserto de Sim, andando de um lugar para outro, conforme a ordem do Senhor. Acamparam em Refidim, mas lá não havia água para beber.

Exodo 20:2 – “Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão.

Isaías 42:8 – “Eu sou o Senhor; esse é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor.

Isaías 43:11 – Eu, eu mesmo, sou o Senhor, e além de mim não há salvador algum.

Isaías 43:15 – Eu sou o Senhor, o Santo de vocês, o Criador de Israel e o seu Rei”.

Isaías 44:6 – “Assim diz o Senhor, o rei de Israel, o seu redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último; além de mim não há Deus.

Jeremias 9:24 – mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor, e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado”, declara o Senhor.

Malaquias 3:6 – “De fato, eu, o Senhor, não mudo. Por isso vocês, descendentes de Jacó, não foram destruídos.

Atos dos Apóstolos 17:24 – “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *