Estudo de Ezequiel 14:6 – Comentado e Explicado

Por isso diz à casa de Israel: eis o que diz o Senhor Javé: retornai! Renunciai a vossos ídolos, deixai de vez todas as vossas práticas abomináveis.
Ezequiel 14:6

Comentário de Joseph Benson

Ezequiel 14: 6-8 . Portanto, diga: Arrependa-se – Lamente verdadeiramente seus pecados passados ??e dê prova de sua tristeza ao abandoná-los, etc. e se desvie dos seus ídolos – Separe deles, para que eles não possam finalmente e eternamente separar você de Deus. E desvie seus rostos – Seu coração e caminhos; de todas as suas abominações – Não apenas de todas as suas idolatrias, mas de todas as práticas pecaminosas. Desvie o rosto deles, abomine a própria visão deles; não apenas os abandone, mas faça-o com ódio e detestação. Para cada um da casa de Israel – todo judeu da descendência de Abraão, a quem esse aviso primeiro e principalmente se refere; ou do estrangeiro que peregrina, etc. – Todo prosélito: ou a expressão pode incluir os estrangeiros que viviam na Judéia, denominados, no quarto mandamento, o estrangeiro dentro de seus portões. Para eles, embora não fossem circuncidados nem sujeitos às leis cerimoniais, ainda estavam sob a obrigação de abster-se da idolatria ou de adorar a Deus senão a Jeová. Que se separa de mim – Que me deixa para adorar ídolos. Deus os considerava se separando dele, não apenas se eles parassem de adorá-lo, mas também se eles adoravam como deuses quaisquer outros seres, reais ou imaginários, junto com ele. Pois ele, sendo o único Deus verdadeiro, não podia, é claro, admitir que qualquer outro fosse adorado junto com ele, pois nenhum outro ser tinha a menor pretensão de ser adorado como Deus. Eu, o Senhor, responderei a ele sozinho – eu, que sou Jeová, o único Criador, Preservador e Senhor de todas as coisas, responderei a ele de acordo com meu próprio poder inerente, não por palavras, mas executando meus julgamentos sobre ele. E ele descobrirá pela resposta que não foi o profeta, mas Deus que respondeu, tão terrível, perspicaz e surpreendente será a minha resposta. E eu vou colocar meu rosto contra aquele homem –

Eu farei uma marca para minha indignação; e fará dele um sinal e um provérbio – Um sinal e exemplo notável da minha vingança; e vai cortá-lo, & c. – Por morte súbita, atendida com circunstâncias extraordinárias.

Comentário de E.W. Bullinger

transformem-se = transformem-se.

Comentário de John Calvin

Agora Deus mostra por que ele havia ameaçado os falsos profetas e todo o povo tão severamente, a saber, que eles deveriam se arrepender; pois o objetivo do rigor de Deus é que, quando aterrorizados por seus julgamentos, devemos voltar ao caminho. Agora, portanto, ele os exorta ao arrependimento. Portanto, reunimos a lição útil de que, sempre que Deus nos inspira com medo, ele não tem outra intenção senão nos humilhar e, assim, prover nossa salvação, quando ele nos reprova e nos ameaça tão fortemente por seus profetas, e na verdade é verbalmente. zangado conosco, para que ele possa realmente nos poupar. Mas a exortação é curta, para que se convertam e se desviem dos seus ídolos, e desviem o rosto de todas as suas abominações . Quando ele usa a palavra ????? , heshibev , na segunda cláusula, alguns entendem “esposas”; mas isso é frígido: outros pensam que o verbo é transitivo, mas impessoal, assim se faz voltar: isso também é duro. (40) Não tenho dúvida de que o Profeta aqui exorta os israelitas a que cada um deseje se reconciliar com Deus, e ao mesmo tempo trazer outros com ele. Como muitos eram mutuamente os autores dos males um para o outro, ele agora ordena que façam o máximo para trazer de volta outros com eles: e certamente essa é uma verdadeira prova de nosso arrependimento, quando não somos apenas convertidos a Deus um por um, mas quando estendemos a mão para nossos irmãos e os lembramos do erro; especialmente se eles se afastaram por nossa culpa, devemos cuidar para compensar a lesão com pelo menos igual diligência. O sentido, portanto, do Profeta é, primeiro, que os israelitas devem se arrepender; depois, que alguém ajude o outro ao arrependimento, ou que eles se unam mutuamente na busca da piedade, assim como cada um deles foi corrompido anteriormente por seu companheiro e irmão. Este parece ser o significado completo. Além disso, essa série deve ser observada: porque muitos demonstram zelo em agarrar os outros e esticar a mão para libertá-los do erro; mas eles mesmos nunca pensam em se arrepender. Mas o Espírito Santo aqui nos mostra o verdadeiro método de proceder, quando ele nos ordena a se arrepender, e depois estende nossos desejos a nossos irmãos que precisam de nossas exortações. Por fim, acrescenta, retire o rosto ou afaste-se de todas as suas abominações . Uma parte é colocada aqui pelo Profeta para o todo, uma vez que desviar o rosto significa o mesmo que retirar todos os sentidos. Visto que, portanto, tinham sido quase afixados às suas próprias abominações às quais lançavam os olhos e estavam completamente concentrados neles, ele ordena que desviem o rosto, para lhes despedir. Segue-se –

Referências Cruzadas

1 Samuel 7:3 – E Samuel disse a toda a nação de Israel: “Se vocês querem voltar-se para o Senhor de todo o coração, livrem-se então dos deuses estrangeiros e dos postes sagrados, consagrem-se ao Senhor e prestem culto somente a ele, e ele os libertará das mãos dos filisteus”.

1 Reis 8:47 – se eles caírem em si, na terra para a qual foram deportados, e se arrependerem e lá orarem: ‘Pecamos, praticamos o mal e fomos rebeldes’;

2 Crônicas 29:6 – Nossos pais foram infiéis; fizeram o que o Senhor, o nosso Deus, reprova e o abandonaram. Desviaram o rosto do local da habitação do Senhor e deram-lhe as costas.

Neemias 1:8 – Lembra-te agora do que disseste a Moisés, teu servo: “Se vocês forem infiéis, eu os espalharei entre as nações,

Isaías 2:20 – Naquele dia os homens atirarão aos ratos e aos morcegos os ídolos de prata e os ídolos de ouro, que fizeram para adorar.

Isaías 30:22 – Então você tratará como impuras as suas imagens revestidas de prata e os seus ídolos recobertos de ouro; você os jogará fora como um trapo imundo e lhes dirá: “Fora! “

Isaías 55:6 – Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto.

Jeremias 8:5 – Por que será, então, que este povo se desviou? Por que Jerusalém persiste em desviar-se? Eles apegam-se ao engano e recusam-se a voltar.

Jeremias 13:27 – Tenho visto os seus atos repugnantes os seus adultérios, os seus relinchos, a sua prostituição desavergonhada sobre as colinas e nos campos. Ai de você, Jerusalém! Até quando você continuará impura? “

Jeremias 31:18 – “Ouvi claramente Efraim lamentando-se: ‘Tu me disciplinaste como a um bezerro indomado, e fui disciplinado. Traze-me de volta, e voltarei, porque tu és o Senhor, o meu Deus.

Jeremias 50:4 – “Naqueles dias e naquela época”, declara o Senhor, “o povo de Israel e o povo de Judá virão juntos, chorando e buscando o Senhor seu Deus.

Lamentações 3:39 – Como pode um homem reclamar quando é punido por seus pecados?

Ezequiel 8:16 – Ele então me levou para dentro do pátio interno da casa do Senhor, e ali, à entrada do templo, entre o pórtico e o altar, havia uns vinte e cinco homens. Com as costas para o templo do Senhor e os rostos voltados para o oriente, estavam se prostrando na direção do sol.

Ezequiel 14:4 – Ora, diga-lhes: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Quando qualquer israelita erguer ídolos em seu coração e puser um tropeço ímpio diante do seu rosto e depois for consultar um profeta, eu o Senhor, eu mesmo, responderei a ele conforme a sua idolatria.

Ezequiel 16:63 – Então, quando eu fizer propiciação em seu favor por tudo o que você tem feito, você se lembrará e se envergonhará e jamais voltará a abrir a boca por causa da sua humilhação, palavra do Soberano Senhor’ “.

Ezequiel 18:30 – “Portanto, ó nação de Israel, eu os julgarei, a cada um de acordo com os seus caminhos; palavra do Soberano Senhor. Arrependam-se! Desviem-se de todos os seus males, para que o pecado não cause a queda de vocês.

Ezequiel 36:31 – Então vocês se lembrarão dos seus caminhos maus e das suas ações ímpias, e terão nojo de si mesmos por causa das suas iniqüidades e das suas práticas repugnantes.

Oséias 14:1 – Volte, ó Israel, para o Senhor, para o seu Deus. Seus pecados causaram sua queda!

Oséias 14:8 – O que Efraim ainda tem com ídolos? Sou eu que lhe respondo e dele cuidarei. Sou como um pinheiro verde; o fruto que você produz de mim procede”.

Jonas 3:7 – Então fez uma proclamação em Nínive: “Por decreto do rei e de seus nobres: Não é permitido a nenhum homem ou animal, bois ou ovelhas provar coisa alguma; não comam nem bebam!

Sofonias 3:11 – Naquele dia vocês não serão envergonhados pelos seus atos de rebelião, porque retirarei desta cidade os que se regozijam em seu orgulho. Nunca mais vocês serão altivos no meu santo monte.

Mateus 3:8 – Dêem fruto que mostre o arrependimento!

Atos dos Apóstolos 3:19 – Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados,

Atos dos Apóstolos 17:30 – No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam.

Atos dos Apóstolos 26:20 – Preguei em primeiro lugar aos que estavam em Damasco, depois aos que estavam em Jerusalém e em toda a Judéia, e também aos gentios, dizendo que se arrependessem e se voltassem para Deus, praticando obras que mostrassem o seu arrependimento.

Romanos 6:21 – Que fruto colheram então das coisas das quais agora vocês se envergonham? O fim delas é a morte!

Tiago 4:8 – Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *