Estudo de Gênesis 19:21 – Comentado e Explicado

Ele disse-lhe: "Concedo-te ainda esta graça: não destruirei a cidade a favor da qual me pedes.
Gênesis 19:21

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 19:21 . Veja, eu te aceitei, & c. – Eu também lhe concedeu esse pedido. O hebraico é: eu levantei o teu rosto, que algumas das versões seguem: e a metáfora, muito provavelmente, é tirada do costume oriental de prostrar o corpo e deitar o rosto no chão ao solicitar favores; quando a ordem de levantar o rosto era geralmente considerada um presságio de bom sucesso. Temos aqui, no que o anjo diz, Gênesis 19: 21-22 . um novo exemplo da clemência divina, que no meio da ira lembrava a misericórdia.

Comentário de Adam Clarke

Veja, eu te aceitei – Quão predominante é a oração com Deus! Longe de recusar uma petição razoável, ele se mostra constrangido ao negar.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 19:21 . Veja, eu te aceitei, & c. – Eu também lhe concedeu esse pedido. O hebraico é: eu levantei o teu rosto, que algumas das versões seguem: e a metáfora, muito provavelmente, é tirada do costume oriental de prostrar o corpo e deitar o rosto no chão ao solicitar favores; quando a ordem de levantar o rosto era geralmente considerada um presságio de bom sucesso. Temos aqui, no que o anjo diz, Gênesis 19: 21-22 . um novo exemplo da clemência divina, que no meio da ira lembrava a misericórdia.

Comentário de John Calvin

21. Veja, eu também te aceitei a respeito disso . Alguns argumentam ignorantemente a partir dessa expressão, que a oração de Ló era agradável a Deus, porque ele consentiu em seu pedido e deu a ele o que procurava. Pois não é novidade que o Senhor às vezes conceda, como indulgência, o que ele, no entanto, não aprova. E agora ele se entrega a Ló, mas de tal maneira que logo depois corrige sua loucura. Enquanto isso, porém, como Deus é tão gentil e gentil com os maus desejos de seu próprio povo, o que ele não fará por nós se nossas orações forem reguladas de acordo com a pura direção de seu Espírito e extraídas de sua palavra? Mas depois que o anjo lhe concedeu seu desejo de respeitar o lugar, ele novamente reprova sua indolência, exortando-o a se apressar.

Referências Cruzadas

Gênesis 4:7 – Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo”.

Gênesis 12:2 – “Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção.

Gênesis 18:24 – E se houver cinqüenta justos na cidade? Ainda a destruirás e não pouparás o lugar por amor aos cinqüenta justos que nele estão?

Jó 42:8 – Vão agora até meu servo Jó, levem sete novilhos e sete carneiros, e com eles apresentem holocaustos em favor de vocês mesmos. Meu servo Jó orará por vocês; eu aceitarei a oração dele e não farei com vocês o que vocês merecem pela loucura que cometeram. Vocês não falaram o que é certo a meu respeito, como fez meu servo Jó”.

Salmos 34:15 – Os olhos do Senhor voltam-se para os justos e os seus ouvidos estão atentos ao seu grito de socorro;

Salmos 102:17 – Responderá à oração dos desamparados; as suas súplicas não desprezará.

Salmos 145:19 – Realiza os desejos daqueles que o temem; ouve-os gritar por socorro e os salva.

Jeremias 14:10 – Assim diz o Senhor acerca deste povo: “Eles gostam muito de vaguear; não controlam os pés. Por isso o Senhor não os aceita; agora ele se lembrará da iniqüidade deles e os castigará por causa dos seus pecados”.

Mateus 12:20 – Não quebrará o caniço rachado, não apagará o pavio fumegante, até que leve à vitória a justiça.

Lucas 11:8 – Eu lhes digo: embora ele não se levante para dar-lhe o pão por ser seu amigo, por causa da importunação se levantará e lhe dará tudo o que precisar.

Hebreus 2:17 – Por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus e fazer propiciação pelos pecados do povo.

Hebreus 4:15 – pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *