Estudo de Gênesis 4:6 – Comentado e Explicado

O Senhor disse-lhe: "Por que estás irado? E por que está abatido o teu semblante?
Gênesis 4:6

Comentário de Albert Barnes

Por que te indignas? e por que caiu o seu rosto? O Senhor ainda não desiste de Caim. Com grande misericórdia, ele expõe com ele. Ele coloca uma pergunta que implica que não há justa causa para seus sentimentos presentes. Nem a raiva de seu irmão, porque sua oferta foi aceita, nem a irritação em si mesmo, porque a sua própria não foi, é um sentimento correto na presença do Deus justo e misericordioso, que busca o coração. A submissão, o auto-exame e a alteração do que está errado em sua abordagem a Deus, por si só, beneficiam o ocasião. Para isso, portanto, o Senhor direciona sua atenção na próxima frase.

Se você for bem, não será aceito? Fazer o bem é refazer seus passos, considerar seus caminhos e descobrir onde ele estava errado, e alterar sua oferta e sua intenção de acordo. Ele não considerou devidamente a relação em que se apresenta a Deus como um pecador culpado, cuja vida é perdida e para quem a mão da misericórdia é estendida; e, consequentemente, ele não sentiu isso ao oferecer, nem lhe deu expressão na natureza de sua oferta. No entanto, o Senhor não o rejeita imediatamente, mas com paciência há muito tempo direciona sua atenção para isso, para que possa ser alterado. E ao fazer tal emenda, ele mantém para ele a clara e certa esperança de aceitação ainda. Mas ele faz mais do que isso. Como Caim parece ter uma disposição particularmente difícil e desatenta, ele completa sua exposição e aprofunda sua terrível solenidade, afirmando a outra alternativa, tanto em sua condição quanto em consequência.

E se você não está bem, à porta está o pecado mentindo. Pecado passado, em sua culpa não correspondida e não reconhecida; pecado presente, em sua paixão e desespero sombrios e obstinados; mas, acima de tudo, o futuro do pecado, como o hábito crescente de uma alma que persiste em um mau temperamento e, portanto, deve acrescentar iniqüidade à iniqüidade, está esperando por você na porta, como um escravo agachado às ordens de seu mestre. À medida que uma mentira empresta um trem sem fim de outras pessoas para manter uma aparência vã de consistência, assim um pecado, se não se arrepende e se abandona, envolve a terrível necessidade de mergulhar cada vez mais fundo no abismo da depravação e retribuição. Esse pavoroso aviso a Caim, expresso nos termos mais brandos e claros, é uma lição permanente escrita para o aprendizado de toda a humanidade. Quem está errado retraia-se de uma vez e volte a Deus com humilde reconhecimento de sua própria culpa e submissão sem reservas à misericórdia de seu Criador; pois para quem persevera no pecado não pode haver esperança ou ajuda. Outra frase é adicionada para dar intensidade ao aviso.

E para ti será o seu desejo, e tu dominarás sobre ele. Esta frase tem toda a concreção e familiaridade de um provérbio. Já foi empregado antes, para descrever parte da tribulação que a mulher provocou por desobediência, a saber, a sujeição forçada de sua vontade à de seu marido no estado decaído da humanidade Gênesis 3:16 . É, portanto, expressivo da condição de um escravo sob a escravidão dura e o capricho arbitrário de um mestre e um tirano. Caim é evidentemente o mestre. A questão é: quem é o escravo? A quem os pronomes “dele” e “ele” se referem? Manifestamente, seja para pecar ou para Habel. Se pecar, então o significado da sentença é: o desejo, toda a submissão e serviço do pecado serão cedidos a ti, e você de fato se tornará o dono dela. Teu caso não será mais uma ignorância negligente e conseqüente abandono do dever, mas uma dominação deliberada de tudo o que advém do pecado, e uma inevitável passagem de pecado em pecado, de pecado interno para exterior ou, em termos específicos, de ira ao assassinato, e do desapontamento ao desafio, e assim da injustiça à impiedade. Esta é uma imagem terrível de seu fim fatal, se ele não se retirar instantaneamente. Mas é necessário lidar claramente com esse espírito obstinado e vingativo, se por qualquer meio ele puder ser trazido à mente certa.

Se os pronomes forem referidos a Habel, o significado chegará à mesma coisa. O desejo, o cumprimento forçado de teu irmão será entregue a ti, e tu dominarás sobre ele com rigor e violência que terminarão em seu assassinato. Ao violar a imagem de Deus derramando o sangue de teu irmão, você estará desafiando seu Criador e correndo ferozmente para a sua própria perdição. Assim, em ambos os casos, a desgraça sombria do pecado despercebida e não remetida paira assustadoramente à distância.

A referência geral ao pecado, no entanto, parece ser a forma mais suave e mais suave de exposição. A referência especial a Habel pode exasperar. Além disso, parece exagero, pois não há alusão a seu irmão na parte anterior do endereço. A ousadia da figura pela qual Caim é representado como se tornando mestre do pecado, quando ele com mão imprudente agarra tudo o que vem do pecado, não é familiar às Escrituras. Assim, o praticante da iniquidade é descrito como o mestre em Eclesiastes 8: 8 . Por esses motivos, preferimos a referência ao pecado e a interpretação fundamentada nele.

Existem duas outras exposições dessa frase difícil que merecem ser notadas. Primeiro. “E quanto a teu irmão, a ti será o seu desejo, e tu dominarás sobre ele com todo o direito do primogênito.” Mas (1) a referência a seu irmão é remota; (2) talvez os direitos de primogenitura ainda não estejam estabelecidos; (3) as palavras não expressam um direito, mas um exercício de poder contra o direito que surge em um estado decaído Gênesis 3:16 ; (4) o juiz de toda a terra não está acostumado a garantir as prerrogativas de nascimento a quem está em rebelião positiva contra ele, mas, por outro lado, ele os retira dos indignos para conferi-los a quem quiser. Por essas razões, concebemos que essa exposição deve ser rejeitada. Segundo. “E a ti será o desejo do pecado; mas tu a vencerás. ” Mas (1) o paralelismo entre os dois membros da sentença é aqui negligenciado; (2) um significado diferente é atribuído às palavras aqui e em Gênesis 3:16 ,, (3) a conexão entre a sentença assim explicada e o que antecede não é clara; (4) a lição ensinada não é óbvia; e (5) a garantia dada não for cumprida. Por esses motivos, não podemos adotar essa explicação.

O discurso acima do Senhor a Caim, expresso aqui, talvez apenas em sua substância, está repleto dos motivos mais poderosos que podem ter na mente do homem. É uma aceitação do malfeitor, se ele vier com o coração partido e a correspondente expressão de arrependimento diante de Deus, na plena fé de que ele pode e garantirá os fins da justiça, para que possa ter misericórdia do penitente. . Ao mesmo tempo, ressalta, com toda a clareza e fidelidade a uma alma ainda não praticada nas profundezas da iniqüidade, a natureza insidiosa do pecado, a propensão de um coração egoísta a pecar com mão alta, a tendência de um temperamento pecaminoso, se persistiu, engendrou um hábito crescente de crime agravado que termina na destruição eterna da alma. Nada mais do que isso pode ser feito por argumento ou razão para advertir um malfeitor. Da boca do Todo-Poderoso, essas palavras devem ter vindo com toda a evidência e força que eram capazes de receber.

Comentário de Adam Clarke

Por que te indignas? Isso foi concebido como um aviso gentil e preventivo do crime meditado.

Comentário de John Calvin

6. E o Senhor disse a Caim . Deus agora procede contra o próprio Caim e o cita ao seu tribunal, para que o homem miserável possa entender que sua raiva não pode lhe dar lucro. Ele deseja que a honra lhe seja dada por seus sacrifícios; mas porque ele não a obtém, ele fica furioso. Enquanto isso, ele não considera que, por sua própria culpa, havia falhado em obter seu desejo; pois, se tivesse consciência de seu mal interior, teria deixado de expor-se a Deus e se enfurecer contra seu irmão inocente. Moisés não declara como Deus falou. Se lhe foi apresentada uma visão, ou ele ouviu um oráculo do céu, ou foi admoestado por inspiração secreta, ele certamente se sentiu vinculado por um julgamento divino. Aplicar isso à pessoa de Adão, como profeta e intérprete de Deus na censura de seu filho, é restrito e até frígido. Entendo o que é que homens de bem, não menos piedosos que instruídos, propõem quando brincam com essas fantasias. Sua intenção é honrar o ministério externo da palavra e interromper a ocasião que Satanás leva para insinuar suas ilusões sob a cor da revelação. (234) Em verdade, confesso que nada é mais útil do que reter as mentes piedosas, sob a ordem da pregação, em obediência às Escrituras, para que não procurem a mente de Deus em especulações erráticas. Mas podemos observar que a palavra de Deus foi proferida desde o início por oráculos, para que depois, quando administrada pelas mãos dos homens, recebesse maior reverência. Também reconheço que o ofício de ensino foi determinado por Adão e não duvido que ele diligentemente admoestasse seus filhos: ainda assim, aqueles que pensam que Deus só falou por meio de seus ministros restringem violentamente as palavras de Moisés. Concluamos, antes, que, antes que o ensino celestial fosse comprometido com registros públicos, Deus muitas vezes tornava conhecida sua vontade por métodos extraordinários, e que ali estava o fundamento que sustentava a reverência pela palavra; enquanto a doutrina entregue pelas mãos dos homens era como o próprio edifício . Certamente, embora eu deva ficar em silêncio, todos os homens reconheceriam o quanto uma imaginação como aquela a que nos referimos diminui a força da repreensão divina. Portanto, como a voz de Deus anteriormente soara aos ouvidos de Adão, ele certamente percebeu que Deus falava; agora também é dirigido a Caim.

Referências Cruzadas

1 Crônicas 13:11 – Davi ficou contrariado porque o Senhor, em sua ira, havia fulminado Uzá. Até hoje aquele lugar é chamado Perez-Uzá.

Jó 5:2 – O ressentimento mata o insensato, e a inveja destrói o tolo.

Isaías 1:18 – “Venham, vamos refletir juntos”, diz o Senhor. “Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão.

Jeremias 2:5 – Assim diz o Senhor: “Que falta os seus antepassados encontraram em mim, para que me deixassem e se afastassem de mim? Eles seguiram ídolos sem valor, tornando-se eles próprios sem valor.

Jeremias 2:31 – “Vocês, desta geração, considerem a palavra do Senhor: “Tenho sido um deserto para Israel? Uma terra de grandes trevas? Por que o meu povo diz: ‘Nós assumimos o controle! Não mais viremos a ti’?

Miquéias 6:3 – “Meu povo, que foi que eu fiz contra você? Fui muito exigente? Responda-me.

Mateus 20:15 – Não tenho o direito de fazer o que quero com o meu dinheiro? Ou você está com inveja porque sou generoso? ’

Lucas 15:31 – “Disse o pai: ‘Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu.

João 4:1 – Os fariseus ouviram falar que Jesus estava fazendo e batizando mais discípulos do que João,

João 4:8 – ( Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *