Estudo de Isaías 33:13 – Comentado e Explicado

Vós, que estais longe, ouvi o que eu fiz; vós, que estais perto, conhecei o meu poder.
Isaías 33:13

Comentário de Albert Barnes

Ouçam, vocês que estão longe – Este é um discurso do Senhor, indicando que a destruição do exército assírio seria tão sinal que seria conhecido pelas nações distantes e constituiria uma advertência para elas.

Vós que estão perto – Vós Judeus; ou as nações imediatamente adjacentes à Judéia. A frase ‘longe e perto’ é equivalente a todos.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 33: 13-16 . Ouçam, vocês que estão distantes Este período está imediatamente conectado ao precedente; em que o julgamento divino que acabamos de mencionar é comemorado e sua severidade defendida contra os hipócritas que o interpretaram mal. O profeta, usando ainda a mesma figura, adapta as palavras a Deus de acordo com a circunstância atual. Ele supõe que Deus agora executara esse julgamento sobre seus inimigos, o que nas palavras anteriores ele havia dito que ele executaria. Aqui, portanto, conforme a ordem exigida, ele apresenta Deus; primeiro, ao convidar as pessoas próximas e distantes, judeus e gentios, a considerar sabiamente essa demonstração do julgamento divino, para que possam ser levados a crer na verdade de Deus ou ser confirmados nessa verdade e aprender no futuro, inteiramente para confiar nele, Isaías 33:13 . E , em segundo lugar, ao defender esse julgamento contra os murmúrios e sussurros de hipócritas que o negociavam maliciosamente: Isaías 33:14 , etc. Pois eles disseram que esses julgamentos notáveis ??não permitiam um argumento para os homens desejarem comunhão com esse Deus; mas, pelo contrário, dissuadiu essa comunhão: pois quem poderia procurar e amar um Deus cuja severidade era tão grande, cujos castigos eram tão rígidos? Quem não preferiria fugir e odiá-lo? pois ele era um fogo devorador, a quem não era sensato abordar, se desejássemos evitar a destruição. O profeta, em nome do próprio Deus, para dar maior peso às suas palavras, refuta essas calúnias. Ele ensina que Deus não é terrível, mas para os iníquos, para os homens de mentes e consciências corruptas; que ele é completamente amável com os justos e bons; por isso ele ama de sua própria natureza a verdade, a santidade e a virtude, e as recompensará amplamente. Tais homens podem passar ilesos na comunhão mais próxima com Deus; eles podem ser estimados, purificados, inflamados por Deus, como fogo, para o amor de sua perfeição e, por assim dizer, transformados na substância da mesma pureza, e ainda assim não consumidos; antes, Deus é para aqueles que o procuram uma rocha de defesa; ele é sua segurança e proteção, bem como o gracioso fornecedor de todos os itens necessários, ao seu ser e conforto atuais e à sua felicidade futura. Esta é a soma da passagem atual; que, no entanto, em um sentido místico, pode indubitavelmente se referir aos terrores daquele futuro e ao fogo devorador preparado para os pecadores e hipócritas em Sion; assim como os versos 15 e 16 da bênção futura daqueles que obedecem aos mandamentos de seu Deus.

Comentário de John Calvin

13. Perto, vós que estão longe. Isaías aqui faz um prefácio, como se estivesse prestes a falar sobre um assunto muito pesado; pois ele pede que seus ouvintes estejam atentos, o que geralmente é feito quando qualquer assunto importante e notável é tratado. Ele se dirige tanto àqueles que estão próximos, que seriam testemunhas oculares desse evento, quanto às nações mais distantes a quem o relatório seria comunicado; como se ele tivesse dito que o poder de Deus será tal que será percebido não apenas por poucas pessoas, ou por aqueles que estão à mão, mas também por aqueles que estarão a uma distância muito grande. Assim, ele quer dizer que será uma demonstração impressionante e extraordinária do poder de Deus, porque homens perversos, que antes eram descuidados e despreocupados, como se estivessem livres de todo perigo de angústia ou aborrecimento, serão abalados com terror.

Referências Cruzadas

Exodo 15:14 – As nações ouvem e estremecem; angústia se apodera do povo da Filístia.

Josué 2:9 – e lhes disse: “Sei que o Senhor lhes deu esta terra. Vocês nos causaram um medo terrível, e todos os habitantes desta terra estão apavorados por causa de vocês.

Josué 9:9 – Ele responderam: “Seus servos vieram de uma terra muito distante por causa da fama do Senhor, do seu Deus. Pois ouvimos falar dele, de tudo o que fez no Egito,

1 Samuel 17:46 – Hoje mesmo o Senhor o entregará nas minhas mãos, e eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel.

Salmos 46:6 – Nações se agitam, reinos se abalam; ele ergue a voz, e a terra se derrete.

Salmos 48:10 – Como o teu nome, ó Deus, o teu louvor alcança os confins da terra; a tua mão direita está cheia de justiça.

Salmos 97:8 – Sião ouve e se alegra, e as cidades de Judá exultam, por causa das tuas sentenças, Senhor.

Salmos 98:1 – Cantem ao Senhor um novo cântico, pois ele fez coisas maravilhosas; a sua mão direita e o seu braço santo lhe deram a vitória!

Salmos 99:2 – Grande é o Senhor em Sião; ele é exaltado acima de todas as nações!

Salmos 147:12 – Exalte ao Senhor, ó Jerusalém! Louve o seu Deus, ó Sião,

Salmos 148:14 – Ele concedeu poder ao seu povo, e recebeu louvor de todos os seus fiéis, dos israelitas, povo a quem tanto ama. Aleluia!

Isaías 18:3 – Todos vocês, habitantes do mundo, vocês que vivem na terra, quando a bandeira for erguida sobre os montes, vocês a verão, e, quando soar a trombeta, vocês a ouvirão.

Isaías 37:20 – Agora, Senhor nosso Deus, salva-nos das mãos dele, para que todos os reinos da terra saibam que só tu, Senhor, és Deus”.

Isaías 49:1 – Escutem-me, vocês, ilhas; ouçam, vocês, nações distantes: Antes de eu nascer o Senhor me chamou; desde o meu nascimento ele fez menção de meu nome.

Isaías 57:19 – criando louvor nos lábios dos pranteadores de Israel. Paz, paz, aos de longe e aos de perto”, diz o Senhor. “Quanto a ele, eu o curarei. “

Daniel 3:27 – Os sátrapas, os prefeitos, os governadores e os conselheiros do rei se ajuntaram em torno deles e comprovaram que o fogo não tinha ferido o corpo deles. Nem um só fio do cabelo tinha sido chamuscado, os seus mantos não estavam queimados, e não havia cheiro de fogo neles.

Daniel 4:1 – O rei Nabucodonosor, aos homens de todas nações, povos e línguas, que vivem no mundo inteiro: Paz e prosperidade!

Daniel 6:25 – Então o rei Dario escreveu aos homens de todas as nações, povos e línguas de toda a terra: “Paz e prosperidade!

Atos dos Apóstolos 2:5 – Havia em Jerusalém judeus, tementes a Deus, vindos de todas as nações do mundo.

Efésios 2:11 – Portanto, lembrem-se de que anteriormente vocês eram gentios por nascimento e chamados incircuncisão pelos que se chamam circuncisão, feita no corpo por mãos humanas, e que

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *