Estudo de Isaías 6:7 – Comentado e Explicado

Aplicou-a na minha boca e disse: Tendo esta brasa tocado teus lábios, teu pecado foi tirado, e tua falta, apagada.
Isaías 6:7

Comentário de Albert Barnes

E ele colocou na minha boca … Margem: ‘E ele fez tocar na minha boca.’ Esta é a renderização mais correta. Foi um toque leve e momentâneo, suficiente apenas para ser um “sinal ou sinal” de que ele foi purificado.

Tua iniquidade é removida – Ou seja, qualquer obstáculo que existisse para que você comunicasse a mensagem de Deus a este povo, decorrente de sua própria consciência de indignidade, é removida. Você está encarregado de transmitir essa mensagem, e sua própria consciência de culpa não deve ser um obstáculo. Para entender isso, deve-se lembrar que o “fogo”, entre os orientais, sempre foi considerado um emblema de “purificação”. Assim, os sabeanos, os seguidores ou Zoroastro na Pérsia, adoravam o “fogo” como o emblema de uma pura divindade; ver Malaquias 3: 2-3 ; compare Mateus 3: 2 . Todo ministro do evangelho, embora consciente da indignidade e da inaptidão pessoal, ainda deve ir livre e alegremente à sua obra, se tiver evidência de que é chamado e comissionado por Deus. “É purgado.” É purificado, é removido – ???? tekupâr de k ? kâphar “para cobrir, sobrepor;” depois, fazer expiação, expiar, cobrir o pecado, perdoá-lo, afetar ou obter perdão; e depois purificar em geral, tornar completo; compare a nota em Isaías 43: 3 . Isso não significa que o fogo do altar tivesse algum efeito físico para purificá-lo do pecado, mas que era “emblemático” de tal purificação; e provavelmente também o fato de ter sido retirado do altar de sacrifício era para ele uma indicação de que ele foi perdoado por meio da “expiação” ou expiação feita. Os judeus esperavam perdão de nenhuma outra maneira senão pelo sacrifício; e a oferta em seu altar apontava para o grande sacrifício que deveria ser feito na cruz pelos pecados dos seres humanos. Existe aqui uma bela “união” das verdades a respeito do sacrifício. A grande doutrina é apresentada que é somente pelo sacrifício que o pecado pode ser perdoado; e o Messias, o próprio sacrifício, é exibido como uma comissão para Isaías ir e declarar sua mensagem às pessoas.

Comentário de E.W. Bullinger

iniqüidade. Hebraico. “avah, App-44.

purgado = coberto. Hebraico. kaphar = cobrir e, portanto, aqui, expiar. Veja nota em Êxodo 29:33 . Não é a mesma palavra que em Isaías 1:25 ; Isaías 4: 4 .

Comentário de John Calvin

7. E aplicando na minha boca. (94) Vemos como Deus condescende em enfrentar a fraqueza do sentido humano. Ele coloca as pinças na mão de um serafim, para que, com isso, ele possa tirar um carvão do altar e aplicá-lo na boca do Profeta. Isso foi, sem dúvida, feito em visão; mas com a ajuda do sinal externo, Deus ajudou o entendimento do Profeta. Não há razão para acreditar que o carvão possua alguma virtude, pois pessoas supersticiosas imaginam que nas artes mágicas existe algum poder oculto. Nada desse tipo pode ser encontrado aqui; pois é somente Deus quem pode purificar nossa poluição, em qualquer parte que exista.

Aqui o anjo administrou a limpeza, mas não era o autor dela; de modo que não devemos atribuir a outro o que pertence somente a Deus. Isto é expressamente declarado pelo próprio anjo, que não reivindica nada como seu, mas, ao apresentar a promessa sagrada que ele recebeu de Deus, colocou-a como sacramento nos lábios do Profeta; não que ele não pudesse ser limpo sem o carvão , mas porque o sinal visível era útil para a confirmação e prova do fato. E esse é o uso de sacramentos, para nos fortalecer proporcionalmente à nossa ignorância; pois não somos anjos, que podem contemplar os mistérios de Deus sem qualquer ajuda, e, portanto, ele nos eleva para si por avanços graduais.

Eis que isto tocou teus lábios. Ele mostra que a confirmação obtida pelo sinal não teve efeito, mas que a bênção representada por ele foi concedida ao mesmo tempo, de modo que Isaías sabia que não havia sido enganado. Portanto, podemos inferir que nos sacramentos a realidade é dada a nós juntamente com o sinal; pois quando o Senhor oferece um sacramento, ele não alimenta nossos olhos com uma figura vazia e sem sentido, mas une a verdade a ela, de modo a testemunhar que, por meio deles, ele age sobre nós de maneira eficaz. E isso deve ser observado com mais cuidado, porque atualmente existem poucas pessoas que entendem o verdadeiro uso dos sacramentos, e porque muitos homens piedosos e instruídos estão envolvidos em disputas frequentes a respeito deles.

Antes de tudo, devemos acreditar que a verdade nunca deve ser separada dos sinais, embora deva ser distinguida deles. Percebemos e sentimos um sinal, como o pão que é colocado em nossas mãos pelo ministro na Ceia do Senhor; e porque devemos buscar a Cristo no céu, nossos pensamentos devem ser levados para lá. Pela mão do ministro, ele nos apresenta seu corpo, para que possa ser realmente desfrutado pelos piedosos, que se elevam pela fé para ter comunhão com ele. Ele concede, portanto, aos piedosos, que lhe trazem seus pensamentos pela fé; pois ele não pode enganar.

Os incrédulos de fato recebem o sinal; mas porque permanecem no mundo e não chegam ao reino celestial de Cristo, não têm experiência da verdade; pois quem não tem fé não pode elevar seus pensamentos a Deus e, portanto, não pode participar de Cristo. Somente a fé nos abre a porta do reino de Deus; e, portanto, quem deseja comer a carne de Cristo deve ser levado pela fé ao céu além da concepção humana. Em resumo, é somente o Espírito de Deus que pode nos tornar participantes dessa comunhão. E, no entanto, não se segue que a incredulidade dos homens retire algo da verdade do sacramento, uma vez que Deus sempre nos apresenta um assunto espiritual, mas os homens maus o tratam com desprezo; assim como a graça de Deus é oferecida pelo evangelho, mas nem todos a recebem, embora realmente a ouçam e são compelidos a dar consentimento à verdade.

Além disso, aprendemos com essa passagem que os sacramentos nunca são separados da palavra. O anjo não atua aqui como parte de um homem burro, mas, depois de dar o sinal, acrescenta imediatamente a doutrina, a fim de mostrar o que ela pretendia; pois não teria havido sacramento, se a doutrina não tivesse sido acrescentada, da qual Isaías pudesse aprender com que finalidade o carvão era aplicado à sua boca. Portanto, aprendamos que a parte principal dos sacramentos consiste na palavra e que sem ela são corrupções absolutas, como vemos todos os dias no papai, em que os sacramentos são transformados em peças de teatro. A quantidade total é que não há nada para impedir Isaías, que foi perfeitamente purificado e está livre de toda poluição, de aparecer como representante de Deus.

Comentário de John Wesley

E ele a colocou na minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e tua iniquidade é tirada, e teu pecado é purificado.

Disse – Para tocar apenas meus lábios, e não queimá-los; que Deus poderia facilmente efetuar.

Lo – Este é um sinal de que perdoei e purgei a imundícia dos teus lábios.

Referências Cruzadas

Isaías 43:25 – “Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados.

Isaías 53:5 – Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.

Isaías 53:10 – Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão.

Jeremias 1:9 – O Senhor estendeu a mão, tocou a minha boca e disse-me: “Agora ponho em sua boca as minhas palavras.

Daniel 10:16 – Então um ser que parecia homem tocou nos meus lábios, e eu abri a minha boca e comecei a falar. Eu disse àquele que estava de pé diante de mim: Estou angustiado por causa da visão, meu senhor, e quase desfaleço.

Mateus 9:2 – Alguns homens trouxeram-lhe um paralítico, deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Tenha bom ânimo, filho; os seus pecados estão perdoados”.

Hebreus 9:13 – Ora, se o sangue de bodes e touros e as cinzas de uma novilha espalhadas sobre os que estão cerimonialmente impuros os santificam de forma que se tornam exteriormente puros,

1 João 1:7 – Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

1 João 2:1 – Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *