Estudo de Jeremias 29:23 – Comentado e Explicado

E isso porque cometeram uma infâmia em Israel; por consumarem o adultério com as mulheres de seus vizinhos, e ainda por haverem proferido falsos oráculos em meu nome e contra minha vontade. Tudo isso eu sei por havê-lo testemunhado – oráculo do Senhor.
Jeremias 29:23

Comentário de Albert Barnes

Villany – Em outros lugares, loucura, no sentido de lascívia Juízes 20: 6 , falta de castidade.

Comentário de Adam Clarke

Cometeram adultério com as esposas de seus vizinhos – isso deve se referir ao caso de Susanna. Veja acima.

Comentário de John Calvin

Percebemos por que o Profeta menciona a causa de sua morte; era que os judeus poderiam considerar o evento, não de acordo com seus próprios pensamentos, mas que poderiam ter certeza de que Deus se vingou da impiedade daqueles que falsamente fingiram seu nome. Pois sabemos que sempre olhamos aqui e ali, e que quando encontramos uma causa imediata, negligenciamos e estimamos como nada os julgamentos de Deus. A fim de corrigir esse mal, Jeremias repete novamente que Zedequias e Acabe não foram punidos pelo rei da Babilônia, mas pelo próprio Deus, porque cometeram vilania em Israel. Alguns rendem, , ??? , nubele, enormidade ou abominação; mas estou disposto a transformá-lo em vilania, turpitude ou imundície. (221) Eles, então, cometeram uma coisa imunda. Ele depois especifica dois tipos: que cometeram adultério com as esposas de seus amigos e que profetizaram falsamente em nome de Deus.

Pela primeira cláusula, vemos quão grande era a estupidez do povo, pois eles não consideravam a vida daqueles que fingiam ser testemunhas de Deus, como se fossem anjos descidos do céu. A maldade deles poderia de fato ter sido escondida; mas não há dúvida de que os judeus eram extremamente estúpidos, pois haviam cumprido voluntariamente as promessas vãs, que lhes davam gratificação. Como, então, estavam ansiosos para voltar, e desejavam ser restaurados em seu próprio país como se fosse contra a vontade de Deus, e procuravam romper todos os obstáculos pela força de sua própria obstinação; era uma punição justa, que eles ficassem tão cegos que não pudessem ver o que ainda estava suficientemente manifesto, mesmo que esses profetas se vangloriassem adúlteros, e que a imundície de sua vida fosse tão grande, que era certo que eles não tinham nada divino ou divino. celestial neles.

Depois, há outro tipo de mal acrescentado, que eles profetizaram falsamente em nome de Deus. Este foi um crime atroz; pois, como sua verdade é preciosa para Deus, é um sacrilégio que ele não pode suportar, quando sua verdade é transformada em falsidade. Mas, como as mentes de todos eles estavam tão corrompidas, que ninguém abriria seus olhos, Deus testifica que, embora seus adultérios fossem desconhecidos do povo, que, embora sua vaidade em suas falsas profecias não fosse percebida, ainda era o suficiente. que ele sabia e era uma testemunha

Agora esta passagem é digna de nota especial; para os hipócritas, até descobrirem que se provaram culpados diante dos homens, não temem nada, e não se exaltam altivamente, mesmo quando as coisas são justamente impostas por eles. Visto que, então, a dureza e a desonestidade dos hipócritas são tão grandes, é necessário convocá-las ao tribunal de Deus, para que elas saibam que podem ser absolvidas cem vezes pelo mundo, e que isso não derroga nada do julgamento de Deus. Agora segue –

Comentário de E.W. Bullinger

vilania comprometida = vileza: ou seja, ídolos adorados. Veja a primeira ocorrência em Gênesis 34: 7 .

Referências Cruzadas

Salmos 50:16 – Mas ao ímpio Deus diz: “Que direito você tem de recitar as minhas leis ou de ficar repetindo a minha aliança?

Provérbios 5:21 – O Senhor vê os caminhos do homem e examina todos os seus passos.

Jeremias 7:9 – ” ‘Vocês pensam que podem roubar e matar, cometer adultério e jurar falsamente, queimar incenso a Baal e seguir outros deuses que vocês não conheceram,

Jeremias 13:27 – Tenho visto os seus atos repugnantes os seus adultérios, os seus relinchos, a sua prostituição desavergonhada sobre as colinas e nos campos. Ai de você, Jerusalém! Até quando você continuará impura? “

Jeremias 16:17 – Os meus olhos vêem todos os seus caminhos; eles não estão escondidos de mim, nem a sua iniqüidade está oculta aos meus olhos.

Jeremias 23:14 – E entre os profetas de Jerusalém vi algo horrível: Eles cometem adultério e vivem uma mentira. Encorajam os que praticam o mal, para que nenhum deles se converta de sua impiedade. Para mim são todos como Sodoma; o povo de Jerusalém é como Gomorra. “

Jeremias 23:21 – Não enviei esses profetas, mas eles foram correndo levar sua mensagem; não falei com eles, mas eles profetizaram.

Jeremias 23:23 – “Sou eu apenas um Deus de perto”, pergunta o Senhor, “e não também um Deus de longe?

Jeremias 29:8 – Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: “Não deixem que os profetas e adivinhos que há no meio de vocês os enganem. Não dêem atenção aos sonhos que vocês os encorajam a terem.

Jeremias 29:21 – Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, a respeito de Acabe, filho de Colaías, e a respeito de Zedequias, filho de Maaséias, os quais estão profetizando mentiras a vocês em meu nome: “Eu os entregarei nas mãos de Nabucodonosor, rei da Babilônia, e ele os matará diante de vocês.

Sofonias 3:4 – Seus profetas são irresponsáveis, são homens traiçoeiros. Seus sacerdotes profanam o santuário e fazem violência à lei.

Malaquias 2:14 – E vocês ainda perguntam: “Por quê? ” É porque o Senhor é testemunha entre você e a mulher da sua mocidade, pois você não cumpriu a sua promessa de fidelidade, embora ela fosse a sua companheira, a mulher do seu acordo matrimonial.

Malaquias 3:5 – “Eu virei a vocês trazendo juízo. Sem demora vou testemunhar contra os feiticeiros, contra os adúlteros, contra os que juram falsamente e contra aqueles que exploram os trabalhadores em seus salários, que oprimem os órfãos e as viúvas e privam os estrangeiros dos seus direitos, e não têm respeito por mim”, diz o Senhor dos Exércitos.

Hebreus 4:13 – Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.

2 Pedro 2:10 – especialmente os que seguem os desejos impuros da carne e desprezam a autoridade. Insolentes e arrogantes, tais homens não têm medo de difamar os seres celestiais;

Judas 1:8 – Da mesma forma, estes sonhadores contaminam seus próprios corpos, rejeitam as autoridades e difamam os seres celestiais.

Apocalipse 1:5 – e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,

Apocalipse 3:14 – Ao anjo da igreja em Laodicéia escreva: Estas são as palavras do Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o soberano da criação de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *