Estudo de Jeremias 5:2 – Comentado e Explicado

Mesmo quando juram: Pela vida de Deus!, é para prestar falso juramento.
Jeremias 5:2

Comentário de Albert Barnes

Embora tomem a forma mais obrigatória de juramento, fazem-no apenas como um meio de enganar os outros.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 5: 2 . Certamente eles juram falsamente No entanto, etc. Ver Jeremias 5: 7 e cap. Jeremias 4: 2 . Que o que dizemos seja sempre tão verdadeiro, se acreditamos que não seja assim, não falamos a verdade. Os costumes trouxeram muitos para a igreja e para as reuniões, que esquecem por que chegaram lá quando estão lá; e com muita frequência muitos de nós nos encontramos em nossas orações, quando menos pensamos Nele, a quem pretendemos dirigir essas orações. E como aqueles em quem confiamos e estamos familiarizados têm muito mais poder para nos fazer mal, nos trair e nos expor à ruína, do que nossos inimigos abertos e professos, em relação a quem mantemos a guarda e a quem o mundo parece injusto ou, pelo menos, descontente conosco; então, o próprio Deus sofre mais desonra daqueles que fingem estar a seu serviço, professam a religião prescrita por ele, e em suas vidas e ações praticam coisas que são inconsistentes e destrutivas para essa religião, do que daqueles que realmente não o entendem, e, portanto, nunca faça uma demonstração de cuidar dele. Lisonjemo-nos como pudermos, com uma opinião do poder salvador de nossas idéias verdadeiras e corretas de Deus, nosso Salvador e de seu Espírito Santo; de sermos cristãos e verdadeiros membros da igreja de Cristo, deve-se temer muito razoavelmente que o puro ateu confesse, que não conhece a Deus de modo algum e, portanto, nunca pensa em agradá-lo; quem acredita que não existem lugares como o céu e o inferno e, portanto, não considera os caminhos que levam a ambos; mas determina todas as suas esperanças e medos naquele período da vida que a natureza nos permite neste mundo; quem ou não viu aqueles livros que chamamos de Escritura, ou, se ele os viu, os considera como invenção, fantasia ou especulação dos homens, e, portanto, não mais os objetos de sua fé, do que eles são os objetos de sua fé. sua razão: digo, podemos razoavelmente acreditar que esse ateu direto e direto seja menos condenável do que o ateu prático e hipócrita, o orgulhoso falso tradutor da fama e reputação de seu vizinho ou o opressor cruel e rebelde dos inocentes; que, enquanto com seus lábios ele reconhece que Deus é o Criador do céu e da terra, e suas Escrituras Sagradas são a voz de sua boca, ainda tolamente no seu coração nega a existência de um Deus, deixando de fazer tudo o que lhe é necessário. a majestade divina ordenou e fez tudo o que expressamente proibiu de fazer. Como boas partes e educação, exemplo e boa conversa, são tantos agravos contra ele, cuja mente não é aprimorada por essas vantagens extraordinárias; assim, sem dúvida, aqueles que devem ser encontrados ateus nas congregações cristãs, que engrandecem Deus em suas opiniões e discursos, e o desprezam em suas práticas, têm um relato mais triste a fazer do que os homens mais ímpios que apenas respiraram pagãos e climas bárbaros.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 5: 2 . E embora eles digam: O Senhor vive, etc. – Embora, quando eles juram, usem a forma comum de juramento, e digam: O Senhor vive, ou, como o Senhor vive, ou pelo Deus vivo. Certamente, ou melhor, no entanto, eles juram falsamente – isto é, primeiro: eles não são sinceros na profissão que fazem a respeito de Deus, mas são falsos para ele; eles o honram com os lábios, mas seus corações estão longe dele, nem têm convicção ou sentimento adequado de que ele vive e os vê, Gênesis 16: 13-14 . Ou, 2d, embora apelem apenas a Deus, não têm consciência de chamá-lo para testemunhar uma mentira; embora não jurem por ídolos, juram a si mesmos, o que não é menos uma afronta a Jeová, como o Deus da verdade, do que o outro é para ele, como o único Deus verdadeiro.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor vive – Embora eles professem se vincular a Jeová, como se o reconhecessem seu Deus e único Senhor, eles juravam falsamente; por não crer nele, fizeram um juramento falso; aquele pelo qual eles não se acreditavam presos, não o reconhecendo como seu Senhor. Veja em Jeremias 4: 2 ; (Nota).

Comentário de John Calvin

Isso é adicionado a título de antecipação; pois os judeus, como é sabido, pensavam que tinham uma cobertura para todos os seus vícios, na medida em que tinham o nome de Deus continuamente em suas bocas. Desde então, eles professaram adorar o Deus de Abraão, eles pensaram que esse pretexto era suficiente para cobrir toda a sua maldade. O Profeta evita essa objeção e mostra que esse disfarce não foi útil, porque ao usar o nome de Deus, eles o profanaram: e ele vai ainda mais longe; pois ele mostra que os judeus, não apenas na prática comum, eram totalmente destituídos do temor de Deus, mas que quando qualquer coisa de natureza religiosa aparecia entre eles, era sacrílego; e isso é muito pior do que quando o nome de Deus é esquecido, e homens miseráveis ??se permitem uma licença completa em pecar, como se não pudessem ocultar sua maldade; pois quando provocam abertamente a Deus, e como desonra-lo em sua face, como detestável e quão monstruosa é sua impiedade! É assim que Jeremias estabelece: Embora digam: Viva Jeová, mas nisso juram falsamente.

Agora percebemos o significado do Profeta: Em primeiro lugar, ele tira dos hipócritas sua vã confiança em pensar que Deus seria propício a eles, desde que declarassem seu nome, sem considerar o quão precioso é o nome de Deus, mas considerando-o como jura descuidadamente por seu nome: mas o Profeta não apenas condena a hipocrisia dos judeus, mas, como eu disse, ele aumenta a maldade deles; pois eles hesitaram em não profanar o nome sagrado de Deus, e continuar, por assim dizer, uma guerra aberta com ele, abusando de seu nome em juramentos.

Ao mencionar, Vivo faz a Jeová, ele se refere às palavras que os piedosos também usam quando juram; pois quando eles apelam ao Deus vivo, é a mesma coisa que se apresentavam diante de seu tribunal; e, ao mesmo tempo, disseram que sabiam que, embora Deus possa adiar sua vingança, ainda é preciso prestar contas, porque ele sempre vive. Assim, os piedosos reconhecem que não há nada ganho por atraso, caso Deus suspenda sua vingança, se jurarem falsamente. Mas o Profeta, como eu já disse, aplica isso aos hipócritas, que pareciam atribuir grande honra a Deus, pois nada é mais ilusório do que as palavras deles: fel estava realmente em seus corações, enquanto o mel estava em seus lábios. Por isso, o Profeta zomba dessa falsa pretensão e diz: “Mesmo quando juram de maneira mais solene quanto às palavras usadas, e demonstram grande preocupação com a religião, no entanto juram falsamente”. Alguns tornam ??? , lacen, certamente ou certamente; mas o significado será mais claro, se o tornarmos “no entanto”. (129) Segue –

E, embora “viva a Jeová”, eles dizem: Não obstante, juram falsamente.

Os verbos estão no tempo futuro, mas são usados ??para expressar atos atuais, como é o caso frequentemente em hebraico e também muito comum em galês. As palavras no último idioma podem ser expressas exatamente como no primeiro e ser entendidas como falando do que está presente,

. cy) Após “Byw yw Jehova”, um ddywedant,
Etto y gelwyddog y tyngant.

Ed .

Comentário de John Wesley

E, embora digam: O SENHOR vive; certamente eles juram falsamente.

Embora – Embora quando eles juram, eles usam a forma de juramento, e dizem que o Senhor vive, ou pelo Deus vivo: ainda assim, não é em verdade nem em justiça.

Referências Cruzadas

Levítico 19:12 – “Não jurem falsamente pelo meu nome, profanando assim o nome do seu Deus. Eu sou o Senhor.

Isaías 48:1 – “Escute isto, ó comunidade de Jacó, vocês que são chamados pelo nome de Israel e vêm da linhagem de Judá, vocês que fazem juramentos pelo nome do Senhor e invocam o Deus de Israel, mas não em verdade ou retidão;

Jeremias 4:2 – se você jurar pelo nome do Senhor, com fidelidade, justiça e retidão, então as nações serão por ele abençoadas e nele se gloriarão. “

Jeremias 7:9 – ” ‘Vocês pensam que podem roubar e matar, cometer adultério e jurar falsamente, queimar incenso a Baal e seguir outros deuses que vocês não conheceram,

Oséias 4:1 – Israelitas, ouçam a palavra do Senhor, porque o Senhor tem uma acusação contra vocês que vivem nesta terra: “A fidelidade e o amor desapareceram desta terra, como também o conhecimento de Deus.

Oséias 4:15 – “Embora você adultere, ó Israel, que Judá não se torne culpada! “Deixem de ir a Gilgal; não subam a Bete-Áven. E não digam: ‘Juro pelo nome do Senhor! ’

Oséias 10:4 – Eles fazem muitas promessas, fazem juramentos e acordos falsos; por isso brotam processos judiciais como ervas venenosas num campo arado.

Zacarias 5:3 – Então ele me disse: “Nele está escrita a maldição que está sendo derramada sobre toda a terra: porque tanto o ladrão como o que jura falsamente serão expulsos, conforme essa maldição.

Malaquias 3:5 – “Eu virei a vocês trazendo juízo. Sem demora vou testemunhar contra os feiticeiros, contra os adúlteros, contra os que juram falsamente e contra aqueles que exploram os trabalhadores em seus salários, que oprimem os órfãos e as viúvas e privam os estrangeiros dos seus direitos, e não têm respeito por mim”, diz o Senhor dos Exércitos.

1 Timóteo 1:10 – para os que praticam imoralidade sexual e os homossexuais, para os seqüestradores, para os mentirosos e os que juram falsamente; e para todo aquele que se opõe à sã doutrina.

2 Timóteo 3:5 – tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se também destes.

Tito 1:16 – Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por seus atos o negam; são detestáveis, desobedientes e desqualificados para qualquer boa obra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *