Estudo de Jeremias 6:19 – Comentado e Explicado

Terra, escuta: vou mandar sobre esse povo uma desgraça, fruto de suas maquinações, já que não ouviu as minhas palavras, e desprezou os meus ensinamentos.
Jeremias 6:19

Comentário de Albert Barnes

Os pais entenderam que este era o decreto que rejeitava os judeus de serem a Igreja.

Comentário de John Calvin

Ele então acrescenta: Ouça, terra! Isso é geral, como se ele dissesse: “Ouça todos os habitantes da terra:“ Eis que estou trazendo um mal a este povo. Ele teria se dirigido diretamente aos judeus, se tivessem ouvidos. ouvir; mas como seus vícios e desprezo por Deus os haviam feito surdos, era necessário que ele se dirigisse à terra. Agora, Deus testemunha aqui que ele não deve agir cruelmente ao visitar com severidade esse povo, pois ele só os recompensaria como eles mereciam. A soma do que é dito então é que, por mais severa que seja a punição que ele infligiria, as pessoas não podiam se queixar de rigor imoderado, pois só deveriam receber o que suas obras mereciam. Mas Jeremias não apenas fala de suas obras, mas menciona o fruto de seus pensamentos; pois eles inventaram sua maldade interior, para que não ofendessem a Deus por leviandade ou ignorância. Por pensamentos, então, ele quer dizer a meditação diária sobre o mal, à qual os judeus haviam se habituado. Então, sua maldade e obstinação interior são aqui apresentadas.

Depois, acrescenta: Por não terem prestado atenção às minhas palavras, e por nada consideraram minha lei . Nós sempre vemos que a culpa dos judeus foi aumentada pela circunstância, que Deus os exortou por seus servos e que eles rejeitaram todas as instruções. O fato de que eles não deram ouvidos e consideraram a lei e a instrução como nada, tornou evidente que seu pecado não podia, por qualquer pretexto, ser desculpado; pois eles conscientemente e abertamente travaram guerra com o próprio Deus, de acordo com o que é dito dos gigantes.

Podemos aprender com esta passagem que nada é mais abominável aos olhos de Deus do que o desprezo pela verdade divina; pois sua majestade, que brilha em sua palavra, é assim pisada; e, além disso, é uma extrema ingratidão nos homens, quando o próprio Deus os convida para a salvação, deliberadamente buscar sua própria ruína e rejeitar seu favor. Não é de admirar, então, que Deus não possa suportar o desprezo de sua palavra; pelo qual sua majestade, como eu disse, é desonrada, e sua bondade, pela qual ele garantiria a salvação dos homens, é tratada com a mais baixa ingratidão. Ele depois acrescenta –

Comentário de E.W. Bullinger

mal = calamidade. Hebraico. ra “a”.

Minha lei Referência ao Pentateuco. Observe que “palavras” e “lei” são colocadas alternativamente.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 4:26 – invoco hoje o céu e a terra como testemunhas contra vocês de que vocês serão rapidamente eliminados da terra, da qual estão tomando posse ao atravessar o Jordão. Vocês não viverão muito ali; serão totalmente destruídos.

Deuteronômio 30:19 – Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam,

Deuteronômio 32:1 – Escutem, ó céus, e eu falarei; ouça, ó terra, as palavras da minha boca.

1 Samuel 15:23 – Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, ele o rejeitou como rei”.

1 Samuel 15:26 – Samuel, contudo, lhe disse: “Não voltarei com você. Você rejeitou a palavra do Senhor, e o Senhor o rejeitou como rei de Israel! “

Provérbios 1:24 – Vocês, porém, rejeitaram o meu convite; ninguém se importou quando estendi minha mão!

Provérbios 15:26 – O Senhor detesta os pensamentos dos maus, mas se agrada de palavras sem maldade.

Provérbios 28:9 – Se alguém se recusa a ouvir a lei, até suas orações serão detestáveis.

Isaías 1:2 – Ouçam, ó céus! Escute, ó terra! Pois o Senhor falou: “Criei filhos e os fiz crescer, mas eles se revoltaram contra mim.

Isaías 59:7 – Seus pés correm para o mal, ágeis em derramar sangue inocente. Seus pensamentos são maus; ruína e destruição marcam os seus caminhos.

Isaías 66:18 – “E, por causa dos seus atos e das suas conspirações, virei ajuntar todas as nações e línguas, e elas virão e verão a minha glória.

Jeremias 4:4 – Purifiquem-se para o Senhor, sejam fiéis à aliança, homens de Judá e habitantes de Jerusalém! Se não fizerem isso, a minha ira se acenderá e queimará como fogo, por causa do mal que vocês fizeram; queimará e ninguém conseguirá apagá-la.

Jeremias 6:10 – A quem posso eu falar ou advertir? Quem me escutará? Os ouvidos deles são obstinados, e eles não podem ouvir. A palavra do Senhor é para eles desprezível, não encontram nela motivo de prazer.

Jeremias 8:9 – Os sábios serão envergonhados; ficarão amedrontados e serão pegos na armadilha. Visto que rejeitaram a palavra do Senhor, que sabedoria é essa que eles têm?

Jeremias 17:10 – “Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras. “

Jeremias 22:29 – Ó terra, terra, terra, ouça a palavra do Senhor!

Oséias 4:6 – Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. “Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos.

Oséias 10:13 – Mas vocês plantaram a impiedade, colheram o mal e comeram o fruto do engano. Visto que vocês têm confiado na sua própria força e nos seus muitos guerreiros,

Miquéias 6:2 – Ouçam, ó montes, a acusação do Senhor; escutem, alicerces eternos da terra. Pois o Senhor tem uma acusação contra o seu povo; ele está entrando em juízo contra Israel.

João 3:19 – Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más.

João 12:48 – Há um juiz para quem me rejeita e não aceita as minhas palavras; a própria palavra que proferi o condenará no último dia.

Atos dos Apóstolos 8:22 – Arrependa-se dessa maldade e ore ao Senhor. Talvez ele lhe perdoe tal pensamento do seu coração,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *