Estudo de João 20:20 – Comentado e Explicado

Dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se ao ver o Senhor.
João 20:20

Comentário de Albert Barnes

Ele lhes mostrou as mãos … – Dessa maneira, ele lhes deu provas indubitáveis ??de sua identidade. Ele mostrou a eles que era o mesmo Ser que havia sofrido; que ele realmente ressuscitou dentre os mortos e saiu com o mesmo corpo. Esse corpo ainda não havia assumido sua forma glorificada. Era necessário primeiro estabelecer a prova de sua ressurreição, e isso só poderia ser feito se ele aparecesse como estava quando morreu.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 20-26 . E eles o observaram – Para uma elucidação deste parágrafo, veja em Mateus 22: 16-22 e Marcos 12: 13-17 ; e enviou espiões, que deveriam fingir-se apenas homens – homens escrupulosamente conscientes em todos os pontos: para que pudessem se apossar de suas palavras – se ele respondesse como esperavam. Mestre, sabemos então que dizemos, & c. – Falar em particular e ensinar em público; o caminho de Deus verdadeiramente – O verdadeiro caminho do dever. Eles não podiam segurar suas palavras diante do povo – Como fizeram depois diante do sinédrio, na ausência do povo, cap. Lucas 22:67 , & c.

Comentário de E.W. Bullinger

mãos . . lado . Luke diz mãos e pés. Todos os três foram perfurados. Veja em João 19:37 .

lado . Ver João 19:34 .

estavam . . . feliz = regozijado.

Comentário de John Calvin

20. Ele mostrou suas mãos e seu lado. Era necessário acrescentar essa confirmação, para que todos esses métodos pudessem ter plena certeza de que Cristo havia ressuscitado. Se alguém acha estranho e inconsistente com a glória de Cristo que ele carregue as marcas de suas feridas mesmo após a ressurreição, considere primeiro que Cristo não ressuscitou tanto por si como por nós; e, segundo, que tudo o que contribui para nossa salvação é glorioso para Cristo; pois, quando ele se humilhou por um tempo, isso não tirou nada de sua majestade, e agora, como essas feridas, das quais estamos falando, servem para confirmar a crença de sua ressurreição, elas não diminuem sua glória. Mas se alguém inferir disso, que Cristo ainda tem o lado ferido e as mãos trespassadas , isso seria absurdo; pois é certo que o uso das feridas foi temporário, até que os apóstolos estavam totalmente convencidos de que ele havia ressuscitado dos mortos.

Então os discípulos ficaram felizes quando viram o Senhor. Isso significa que toda a dor que lhes foi ocasional pela morte de Cristo foi dissipada por sua nova vida.

Comentário de Adam Clarke

Ele mostrou a eles suas mãos e seu lado – Então parece que seu corpo exibia as marcas das unhas e da lança; e essas marcas foram preservadas para que os discípulos pudessem estar mais plenamente convencidos da realidade de sua ressurreição.

Comentário de Thomas Coke

João 20:20 . Ele lhes mostrou suas mãos e seu lado. Provavelmente as marcas feitas pelas unhas e pela lança foram mantidas, com o objetivo de dar maior satisfação aos discípulos da verdade de sua ressurreição, e talvez por muitas outras razões; embora, de fato, sem essa circunstância adicional, a evidência possa ter sido muito satisfatória.

Referências Cruzadas

Isaías 25:8 – destruirá a morte para sempre. O Soberano Senhor enxugará as lágrimas de todo o rosto e retirará de toda a terra a zombaria do seu povo. Foi o Senhor quem disse!

Mateus 28:8 – As mulheres saíram depressa do sepulcro, amedrontadas e cheias de alegria, e foram correndo anunciá-lo aos discípulos de Jesus.

Lucas 24:39 – Vejam as minhas mãos e os meus pés. Sou eu mesmo! Toquem-me e vejam; um espírito não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho”.

Lucas 24:41 – E por não crerem ainda, tão cheios estavam de alegria e de espanto, ele lhes perguntou: “Vocês têm aqui algo para comer? “

João 16:22 – Assim acontece com vocês: agora é hora de tristeza para vocês, mas eu os verei outra vez, e vocês se alegrarão, e ninguém lhes tirará essa alegria.

João 20:27 – E Jesus disse a Tomé: “Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia”.

1 João 1:1 – O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam — isto proclamamos a respeito da Palavra da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *