Estudo de Lucas 24:39 – Comentado e Explicado

Vede minhas mãos e meus pés, sou eu mesmo; apalpai e vede: um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que tenho.
Lucas 24:39

Comentário de Albert Barnes

Eis minhas mãos … – Jesus passa a lhes dar evidências de que ele era realmente a mesma pessoa que havia sido crucificada. Ele primeiro mostrou a eles as mãos e os pés – imóveis, perfurados e com as feridas feitas pelas unhas ainda abertas. Compare João 20:27 . Ele disse a eles para lidar com ele e vê-lo. Ele comeu diante deles. Tudo isso foi para convencê-los de que ele não era, como eles supunham, um espírito. Tampouco poderiam ter sido fornecidas evidências melhores. Ele apelou aos seus sentidos, e realizou atos que um espírito desencarnado não poderia fazer.

Lide comigo – ou me toque; sinta de mim. Compare João 20:27 .

E veja – fique convencido, pois você não poderia assim lidar com um espírito. O objetivo aqui era convencê-los de que seu corpo realmente havia ganhado vida.

Para um espírito … – Ele apela aqui para o que eles bem sabiam; e isso implica que o espírito possa existir separado do corpo. Essa era a visão dos apóstolos, e nosso Salvador distintamente reconhece essa crença.

Lucas 24:41

Acreditavam que não por alegria – a alegria deles era tão grande, e sua aparência era tão repentina e inesperada, que ficaram perplexos e ainda procuraram mais evidências da verdade daquilo em que “desejavam” acreditar. Isso é natureza. Temos expressões semelhantes em nossa linguagem. “As notícias são boas demais para ser verdade;” ou: “Eu não posso acreditar; é demais para mim.

Qualquer carne – Esta palavra não significa “carne” em nosso sentido, mas no antigo sentido inglês, denotando “qualquer coisa para comer”.

Lucas 24:42

Pente de mel – o mel abundava na Palestina e era um artigo muito comum de comida. As abelhas viviam em cavernas das rochas, nas cavidades das árvores, e também eram mantidas como conosco. Os discípulos deram, provavelmente, exatamente qual era a sua tarifa comum e o que estava pronto na época.

Comentário de E.W. Bullinger

Ver. Grego. Plural de ide. App-133.:3.

Vejo. O mesmo que “eis” .

Comentário de John Calvin

39. Olhe para minhas mãos e meus pés. Ele chama seus sentidos corporais como testemunhas, para que eles não suponham que uma sombra lhes seja exibida em vez de um corpo. E, primeiro, ele distingue entre um homem corpóreo e um espírito; como se ele tivesse dito: “A visão e o toque provarão que sou um homem de verdade, que anteriormente conversou com você; pois estou vestido com a carne que foi crucificada e que ainda tem as marcas dela. ” Novamente, quando Cristo declara que seu corpo pode ser tocado e que possui ossos sólidos , essa passagem é justa e apropriadamente aduzida por aqueles que nos aderem, com o objetivo de refutar o erro grosseiro sobre a transubstanciação do pão no corpo, ou sobre a presença local do corpo, que os homens tolamente imaginam existir na Santa Ceia. Pois eles querem que acreditemos que o corpo de Cristo está em um lugar onde nenhuma Marca de um corpo pode ser vista; e assim seguirá que mudou sua natureza, de modo que deixou de ser o que era e de onde Cristo prova que é um corpo real. Se, por outro lado, se objeta que seu lado foi perfurado e que seus pés e mãos foram perfurados e feridos pelas unhas, mas que agora Cristo está no céu sem vestígios de ferimento ou ferimento, é fácil descartar essa objeção; pois a presente pergunta não é apenas de que forma Cristo apareceu, mas o que ele declara quanto à natureza real de sua carne. Agora ele declara ser, por assim dizer, um caráter distintivo de seu corpo, para que ele possa ser tratado e , portanto, difere de um espírito. Devemos, portanto, sustentar que a distinção entre carne e espírito, que as palavras de Cristo nos autorizam a considerar perpétua, existe nos dias atuais.

Quanto às feridas, devemos considerar isso como uma prova pela qual se pretendia provar para todos nós, que Cristo ressuscitou antes deles por eles mesmos; desde que, depois de ter vencido a morte e obtido uma imortalidade abençoada e celestial, ainda assim, por nossa conta, ele continuou por um tempo ostentando algumas marcas restantes da cruz. Certamente foi um espantoso ato de condescendência para com os discípulos, que ele preferiu querer algo que fosse necessário para aperfeiçoar a glória da ressurreição, do que privar a fé de tal apoio. Mas era um sonho tolo e de uma esposa velha, imaginar que ele continuará a carregar as marcas das feridas, quando vier a julgar o mundo.

Referências Cruzadas

Números 16:22 – Mas Moisés e Arão prostraram-se, rosto em terra, e disseram: “Ó Deus, Deus que a todos dá vida, ficarás tu irado contra toda a comunidade quando um só homem pecou? “

Eclesiastes 12:7 – o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu.

Lucas 23:46 – Jesus bradou em alta voz: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. Tendo dito isso, expirou.

João 20:20 – Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se quando viram o Senhor.

João 20:25 – Os outros discípulos lhe disseram: “Vimos o Senhor! ” Mas ele lhes disse: “Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei”.

João 20:27 – E Jesus disse a Tomé: “Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia”.

Atos dos Apóstolos 1:3 – Depois do seu sofrimento, Jesus apresentou-se a eles e deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo. Apareceu-lhes por um período de quarenta dias falando-lhes acerca do Reino de Deus.

1 Tessalonicenses 5:23 – Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

Hebreus 12:9 – Além disso, tínhamos pais humanos que nos disciplinavam, e nós os respeitávamos. Quanto mais devemos submeter-nos ao Pai dos espíritos, para assim vivermos!

1 João 1:1 – O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam — isto proclamamos a respeito da Palavra da vida.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *