Estudo de João 20:25 – Comentado e Explicado

Os outros discípulos disseram-lhe: Vimos o Senhor. Mas ele replicou-lhes: Se não vir nas suas mãos o sinal dos pregos, e não puser o meu dedo no lugar dos pregos, e não introduzir a minha mão no seu lado, não acreditarei!
João 20:25

Comentário de Albert Barnes

Exceto que verei … – Não se sabe qual foi o motivo da incredulidade de Thomas. É provável, no entanto, que tenha sido, pelo menos em parte, o efeito do profundo pesar e do desânimo que enche a mente quando uma esperança há muito acalentada é retirada. Nesse caso, exige prova de clareza e força incomuns para superar o desânimo e nos convencer de que podemos obter o objeto de nossos desejos. Thomas foi muito culpado pelos expositores, mas pediu apenas provas que seriam satisfatórias em suas circunstâncias. O testemunho de dez discípulos deveria ter sido realmente suficiente, mas, assim, foi dada uma oportunidade ao Salvador de convencer os últimos deles da verdade de sua ressurreição. Este incidente mostra, o que toda a conduta dos apóstolos prova, que eles não conspiraram juntos para impor ao mundo. Mesmo eles demoraram a acreditar, e um deles recusou-se a confiar no testemunho de dez de seus irmãos. Quão diferente disso é a conduta dos homens que concordam em impor uma história à humanidade! Muitos são como Thomas. Muitos agora não estão dispostos a acreditar porque não vêem o Senhor Jesus, e com a mesma razão que Tomé. O testemunho daqueles onze homens – incluindo Thomas que o viu vivo depois que ele foi crucificado; que estavam dispostos a dar a vida para atestar que o haviam visto vivo; quem não tinha nada a ganhar com a impostura e cuja conduta foi removida o mais longe possível da aparência da impostura, deveria ser considerado uma ampla prova do fato de que ele ressuscitou dos mortos.

Comentário de E.W. Bullinger

Exceto = Se. . . não. O grego é eu. App-118 e App-105

impressão . Grego. tipo , tipo. Em outros lugares traduzido figura, moda, exemplo, etc.

colocar. Ballo grego , geralmente traduzido como “elenco” . Ver João 15: 6 ; João 19:24 .

impulso . Grego. ballo, como acima.

not = de maneira alguma. Grego. ou eu. App-105.

Comentário de John Calvin

25. A menos que eu veja nas mãos dele a impressão das unhas. Isso indica que a fonte do vício é que todo mundo deseja ser sábio a partir de seu próprio entendimento e se lisonjeia além da medida. Se eu não vejo, diz ele, “e se eu não tocar, não vou acreditar.(214) Essas palavras não têm uma abordagem da fé, mas é o que pode ser chamado de julgamento sensual, o que quero dizer, um julgamento que se baseia na percepção dos sentidos, (215) O mesmo acontece com todos os que são tão devotados a si mesmos (216) que não deixam espaço para a palavra de Deus. Não tem importância se você lê o local, a forma ou a impressão das unhas; para transcritores pode ter trocado t?p?? ( impressão ) por t?p?? , ( local ) ou t?p?? ( local ) por t?p?? , ( impressão; ), mas o significado não é alterado nessa conta. Deixe o leitor, portanto, escolher qual deles ele prefere. (217)

Comentário de Thomas Coke

João 20:25 . Exceto que verei em suas mãos a impressão, etc. – A repetição da palavra impressão parece ser uma beleza muito grande, pois admiravelmente representa a linguagem de um homem positivo, declarando repetidas vezes o que ele insistia. A palavra e??, traduzido , na próxima cláusula, significa , no cap. João 8: 6 e Lucas 15:22 .; e se esse sentido for mantido aqui, as palavras serão, e colocarei minha mão sobre a lateral dele

Referências Cruzadas

Jó 9:16 – Mesmo que eu o chamasse e ele me respondesse, não creio que me daria ouvidos.

Salmos 78:11 – Esqueceram o que ele tinha feito, as maravilhas que lhes havia mostrado.

Salmos 78:32 – A despeito disso tudo, continuaram pecando; não creram nos seus prodígios.

Salmos 95:8 – não endureçam o coração, como em Meribá, como aquele dia em Massá, no deserto,

Salmos 106:21 – Esqueceram-se de Deus, seu Salvador, que fizera coisas grandiosas no Egito,

Mateus 16:1 – Os fariseus e os saduceus aproximaram-se de Jesus e o puseram à prova, pedindo-lhe que lhes mostrasse um sinal do céu.

Mateus 27:42 – dizendo: “Salvou os outros, mas não é capaz de salvar a si mesmo! E é o rei de Israel! Desça agora da cruz, e creremos nele.

Marcos 16:11 – Quando ouviram que Jesus estava vivo e fora visto por ela, não creram.

Lucas 24:25 – Ele lhes disse: “Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram!

Lucas 24:34 – que diziam: “É verdade! O Senhor ressuscitou e apareceu a Simão! “

Lucas 24:39 – Vejam as minhas mãos e os meus pés. Sou eu mesmo! Toquem-me e vejam; um espírito não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho”.

João 1:41 – O primeiro que ele encontrou foi Simão, seu irmão, e lhe disse: “Achamos o Messias” ( isto é, o Cristo ).

João 6:30 – Então lhe perguntaram: “Que sinal miraculoso mostrarás para que o vejamos e creiamos em ti? Que farás?

João 20:14 – Nisso ela se voltou e viu Jesus ali, em pé, mas não o reconheceu.

João 20:20 – Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se quando viram o Senhor.

João 21:7 – O discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor! ” Simão Pedro, ouvindo-o dizer isso, vestiu a capa, pois a havia tirado, e lançou-se ao mar.

Atos dos Apóstolos 5:30 – O Deus dos nossos antepassados ressuscitou Jesus, a quem os senhores mataram, suspendendo-o num madeiro.

Atos dos Apóstolos 10:40 – Deus, porém, o ressuscitou no terceiro dia e fez que ele fosse visto,

1 Coríntios 15:5 – e apareceu a Pedro e depois aos Doze.

Hebreus 3:12 – Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo.

Hebreus 3:18 – E a quem jurou que nunca haveriam de entrar no seu descanso? Não foi àqueles que foram desobedientes?

Hebreus 4:1 – Visto que nos foi deixada a promessa de entrarmos no descanso de Deus, temamos que algum de vocês pense que tenha falhado.

Hebreus 10:38 – Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *