Estudo de Jonas 3:5 – Comentado e Explicado

Os ninivitas creram {nessa mensagem} de Deus, e proclamaram um jejum, vestindo-se de sacos desde o maior até o menor.
Jonas 3:5

Comentário de Albert Barnes

E o povo de Nínive acreditou em Deus; estritamente, “acreditava em Deus”. “Crer em Deus” expressa mais crença no coração, do que “crer em Deus” em si precisa transmitir. Crer em Deus é crer no que Deus diz, para ser verdadeiro; “Acreditar em” ou “em Deus” expressa não apenas crença, mas essa crença repousa em Deus, confiando em si mesma e em todas as suas preocupações com ele. Combina esperança e confiança com fé e amor também, pois, sem amor, não pode haver confiança. Eles creram na pregação de Jonas, e que Ele, em cujo nome Jonas falou, tinha todo o poder no céu e na terra. Mas eles creram ainda mais em Suas misericórdias desconhecidas; eles se lançam sobre a bondade do até então “Deus desconhecido”. Jonah 3:9 , although they knew Him not, as He Is, the Self-Existent One. No entanto, eles creram Nele, como o Deus Supremo, “o” objeto de temor, o Deus ????? ‘elohi^ym Jonas 3: 5 , Jonas 3: 8 , ?????? ha’elohi^ym Jonas 3: 9 , embora não O conhecessem, como Ele É o Auto-Existente. Jonas não diz como eles foram persuadidos.

Deus, o Espírito Santo, relaciona as maravilhas da onipotência de Deus como coisas comuns do dia a dia. Não são maravilhas para quem os realizou. “Ele ordenou e eles terminaram.” Ele falou com poder aos corações que Ele havia feito, e eles se voltaram para Ele. Quaisquer meios humanos são secundários, totalmente impotentes, exceto nas mãos “Suas”, que Sozinho faz todas as coisas através de quem quer que Ele as faça. Nosso Senhor nos diz que o próprio “Jonas” era “um sinal para os ninivitas”. Se os marinheiros espalharam a história ou se os ninivitas conheciam a história pessoal de Jonas, ele, em sua própria pessoa e naquilo que lhe aconteceu, era um sinal para eles. Eles acreditavam que Deus, que vingou a desobediência “dele”, vingaria a deles. Eles acreditavam, talvez, que Deus devia ter uma grande misericórdia guardada para eles, que não apenas enviaram Seu profeta tão longe de sua própria terra para “aqueles” que nunca possuíram, nunca o adoraram, mas fizeram grandes maravilhas para subjugar Sua vontade. resistência do profeta e fazê-lo ir até eles.

E proclamou um jejum e vestiu um saco – Não era então um arrependimento apenas em palavras, mas em ações. Um jejum foi naquele momento abstinência total de todos os alimentos até a noite; o pano era uma roupa áspera, irritante e aflitiva para o corpo. Os que o fizeram foram (como ainda podemos ver nas esculturas assírias) homens de hábitos mimados e luxuosos, unindo sensualidade e ferocidade. No entanto, eles fizeram isso de uma só vez e, ao que parece, pelos 40 dias. Eles “proclamaram um jejum”. Eles não esperaram a autoridade suprema. O tempo era urgente e eles não perderiam nada. Nesse perigo iminente do descontentamento de Deus, eles agiram como homens em conflito. As pessoas não esperam as ordens para apagar um incêndio, se puderem, ou para impedir que ele se espalhe. Quem quer que fossem, quem a proclamou, sejam eles de autoridade inferior, cada um na sua vizinhança, ou se espalhou de homem para homem, conforme as notícias se espalharam, foi feito de uma só vez. Parece ter sido feito por aclamação, por assim dizer, um grito comum do terror comum. Pois é dito deles, como uma sucessão de atos, “os homens de Nínive creram em Deus, e proclamaram um jejum, e vestiram de saco os grandes para os pequenos”, todas as idades, sexo e condição. “Digno de admiração é a excedente celeridade e diligência em seguir conselhos, que, embora na mesma cidade que o rei, percebiam que eles deviam prover a calamidade comum e iminente, sem esperar para verificar laboriosamente o prazer do rei.” Numa cidade, a 100 quilômetros de circunferência, é preciso perder algum tempo antes que o rei possa ser abordado; e conhecemos, em certa medida, as formas necessárias para abordar os monarcas orientais da antiguidade.

Comentário de Thomas Coke

Jonas 3: 5 . Assim, o povo de Nínive acreditou em Deus A fama das maravilhosas obras que Deus fizera para os judeus se espalhou pelas partes orientais do mundo. Isso pode induzir os ninivitas a dar ouvidos a um homem daquela nação, que veio a eles como enviado por Deus; especialmente porque ele, sem dúvida, lhes deu um relato das circunstâncias milagrosas que participaram de sua missão. Mas certamente um sentimento de culpa e de merecer qualquer castigo que o céu pudesse infligir foi um dos principais motivos que os levaram a respeitar sua mensagem. Além disso, pelos homens de Nínive se arrependendo da pregação de Jonas, Deus planejou reprimir a obstinação de seu próprio povo; e envergonhe-os, por assim dizer, em arrependimento, para que os homens de Nínive não se levantem em julgamento contra eles, como nosso abençoado Salvador fala dos judeus em seu tempo. Houbigant lê a última cláusula deste versículo: Do mais alto ao mais baixo do povo, ou dos nobres ao comum.

Comentário de Joseph Benson

Jonas 3: 5-6 . Assim, o povo de Nínive acreditou em Deus, etc. – “A fama”, diz Lowth, “das maravilhosas obras que Deus havia feito para os judeus, estava espalhada pelas partes orientais do mundo. Isso pode fazer os ninivitas darem ouvidos a um homem daquela nação, que chegou a eles como enviado por Deus. E é provável que ele lhes tenha dado um relato das circunstâncias milagrosas que participaram de sua própria missão. Mas, sem dúvida, o sentimento de sua própria culpa e o merecimento de qualquer punição que o Céu pudesse infligir foi um dos principais motivos que os levaram a considerar essa mensagem. E pelos homens de Nínive se arrependendo da pregação de Jonas, Deus planejou reprimir a obstinação de seu próprio povo, e envergonhá-los, por assim dizer, em arrependimento; para que os homens de Nínive não se levantem em juízo contra eles, como nosso Salvador fala dos judeus em seu próprio tempo, Mateus 12:41 . ” E proclamou um jejum – O rei e seus nobres, ou os que têm autoridade, ordenaram que cada um jejuasse por três dias, e adotasse hábitos de tristeza e humilhação. Pois veio a palavra ao rei de Nínive – o arcebispo Usher, em seus Anais ad 3233, supõe que esse príncipe tenha sido Pul, o rei da Assíria (Nínive sendo então a capital desse império) que depois invadiu o reino de Israel, nos dias de Menaém, 2 Reis 15:19 : é muito agradável aos métodos da Providência fazer uso de um rei pagão, que era penitente, para punir a impenitência do próprio povo de Deus em Israel. E ele levantou-se do seu trono, etc. – Ele deixou de lado todo o seu estado e adquiriu o hábito de um penitente.

Comentário de John Wesley

Então o povo de Nínive creu em Deus, e proclamou um jejum, e vestiu um saco, desde os maiores até os menores.

Do maior – Grande e pequeno, rico e pobre.

Comentário de Adam Clarke

O povo de Nínive acreditava em Deus – Eles não tinham dúvida de que a ameaça seria cumprida, a menos que sua rápida conversão o impedisse; mas, embora não expressos, eles sabiam que a ameaça era condicional. “As promessas e ameaças de Deus, que são meramente pessoais, para qualquer homem ou número de homens em particular, são sempre condicionais, porque a sabedoria de Deus pensou em fazê-las depender do comportamento dos homens”. – Sermões do Dr. S. Clarke, vol. Eu.

Proclamou um jejum – e nunca houve alguém tão geral, tão profundo e tão eficaz. Homens e mulheres, velhos e jovens, altos e baixos, e até o próprio gado, mantinham tão rápido quanto a total abstinência de alimentos implica.

Comentário de E.W. Bullinger

pessoas = homens. Hebraico pl de “enosh . App-14.

acreditado . Heb Aman . App-69.

Deus. Hebraico. Elohim . App-4.

proclamou um jejum. O professor Rawlings mostrou nesta época que Nínive estava passando por um problema e a história da Assíria estava “envolta em trevas por quarenta anos” . Foi dada esperança a todos os países vizinhos que afirmavam sua independência. Isso explica a prontidão de Nínive em ouvir e obedecer, como foi feito em outra ocasião quando o profeta de Nínive declarou que era necessário. (veja o professor Sayce, A crítica mais alta e os monumentos (pp. 489, 490) pelos persas em um problema nacional; na Grécia, um jejum que incluía gado (Herodotus, ix. 24) e por Alexandre, o Grande (Plutarco, Pelop 33, 34). Esse declínio de Nínive deu esperança a Israel: esperança que foi encorajada pelo próprio profeta Jonas ( 2 Reis 14: 25-27 ). Essa pode ter sido a razão pela qual Jonas não deseja evitar o derrubar ( Jonas 3: 4 ) de Nínive, dando-lhe a oportunidade de se arrepender e assim garantir o favor de Jeová ( Joel 2:14 ). Temos, portanto, uma história verdadeira, e não uma alegoria.

Comentário de John Wesley

Então o povo de Nínive creu em Deus, e proclamou um jejum, e vestiu um saco, desde os maiores até os menores.

Do maior – Grande e pequeno, rico e pobre.

Referências Cruzadas

Exodo 9:18 – Amanhã, a esta hora, enviarei a pior tempestade de granizo que já caiu sobre o Egito, desde o dia da sua fundação até hoje.

2 Crônicas 20:3 – Alarmado, Josafá decidiu consultar o Senhor e proclamou um jejum em todo o reino de Judá.

Esdras 8:21 – Ali, junto ao canal de Aava, proclamei um jejum, a fim de que nos humilhássemos diante do nosso Deus e lhe pedíssemos uma viagem segura para nós e nossos filhos, com todos os nossos bens.

Jeremias 31:34 – Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça ao Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior”, diz o Senhor. “Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados. “

Jeremias 36:9 – No nono mês do quinto ano do reinado de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, foi proclamado um jejum perante o Senhor para todo o povo de Jerusalém e para todo o povo que vinha das cidades de Judá para Jerusalém.

Jeremias 42:1 – Então todos os líderes do exército, inclusive Joanã, filho de Careá, e Jezanias, filho de Hosaías, e todo o povo, desde o menor até o maior, aproximaram-se

Jeremias 42:8 – e ele convocou Joanã, filho de Careá, e todos os comandantes do exército que estavam com ele e todo o povo, desde o menor até o maior.

Joel 1:14 – Decretem um jejum santo; convoquem uma assembléia sagrada. Reúnam as autoridades e todos os habitantes do país no templo do Senhor, do seu Deus, e clamem ao Senhor.

Joel 2:12 – “Agora, porém”, declara o Senhor, “voltem-se para mim de todo o coração, com jejum, lamento e pranto. “

Mateus 12:41 – Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração e a condenarão; pois eles se arrependeram com a pregação de Jonas, e agora está aqui o que é maior do que Jonas.

Lucas 11:32 – Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração e a condenarão; pois eles se arrependeram com a pregação de Jonas, e agora está aqui o que é maior do que Jonas”.

Atos dos Apóstolos 8:10 – e todo o povo, do mais simples ao mais rico, dava-lhe atenção e exclamava: “Este homem é o poder divino conhecido como Grande Poder”.

Atos dos Apóstolos 27:25 – Assim, tenham ânimo, senhores! Creio em Deus que acontecerá do modo como me foi dito.

Hebreus 11:1 – Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.

Hebreus 11:7 – Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *