Estudo de Lamentações 5:1 – Comentado e Explicado

Lembrai-vos, Senhor, do que nos aconteceu. Olhai, considerai nossa humilhação.
Lamentações 5:1

Comentário de Albert Barnes

O que está vindo sobre nós – literalmente, “o que” aconteceu “conosco”: nossa desgraça nacional.

Comentário de Thomas Coke

Lamentações 5: 1 . Lembre-se, ó Senhor Na Vulgata, no árabe e no siríaco, este capítulo é intitulado “A oração de Jeremias”. É mais para ser entendido como a súplica sincera de todo o corpo dos judeus em seu cativeiro. Veja a nota introdutória deste livro.

Comentário de Joseph Benson

Lamentações 5: 1-6 . Considere e veja nossa reprovação – que sofremos das nações pagãs. Nossa herança é voltada para estranhos – Nomeadamente, para os babilônios e outros, a quem nossas terras são dadas. Somos órfãos e sem pai – Todos os principais homens são levados para Babilônia, para que não façam novas tentativas de sacudir o jugo babilônico, tudo o que restou na Judéia eram pessoas pobres, destituídas de quase tudo. Bebemos nossa água por dinheiro, etc. – Quando nosso país estava em nosso poder, tínhamos livre uso de água e madeira, os quais agora somos obrigados a comprar. Nossos pescoços estão sob perseguição – somos escravos de nossos inimigos, que nos fazem trabalhar incessantemente. Nós demos a mão aos egípcios, etc. – Fomos obrigados a estender nossas mãos aos egípcios e assírios em busca de pão para nos apoiar. Se a expressão usada aqui implica implorá-la ou comprá-la com dinheiro, não é bem claro.

Comentário de Adam Clarke

Lembre-se, ó Senhor – Na Vulgata, Siríaco e Árabe, isto é intitulado “A oração de Jeremias”. No meu antigo MS. Bíblia: Aqui Bigynneth o orison de Jeremye o profeta.

Embora este capítulo consista em exatamente vinte e dois versículos, o número de letras no alfabeto hebraico, mas a forma acróstica não é mais observada. Talvez algo tão técnico não fosse considerado adequado quando, em agonia e angústia (sob o sentimento de desagrado de Deus por causa do pecado), eles se prostraram diante dele para pedir misericórdia. Seja como for, nenhuma tentativa parece ter sido feita para lançar esses versículos na forma dos capítulos anteriores. É propriamente uma oração solene de todas as pessoas, declarando seus sofrimentos passados ??e presentes e orando pela misericórdia de Deus.

Veja nossa reprovação – ???? hebita . Mas muitos MSS. dos de Kennicott, e o mais antigo de todos, adicione o ? he paragogic , ????? hebitah : “Olhe seriamente para baixo com comiseração”; pois letras paragógicas sempre aumentam o sentido.

Comentário de John Calvin

Essa oração deve ser lida como não relacionada com as lamentações, pois as letras iniciais dos versos não são escritas de acordo com a ordem do alfabeto; no entanto, é uma reclamação e não uma oração; pois Jeremias menciona as coisas que haviam acontecido ao povo em sua extrema calamidade, a fim de transformar Deus em compaixão e misericórdia.

Ele diz primeiro: lembre-se do que aconteceu conosco; e então, na segunda parte, ele se explica: olhe e veja nossa reprovação. Agora, as palavras, embora breves e concisas, ainda contêm uma doutrina útil – que Deus tem o prazer de ajudar os miseráveis ??quando seus males chegam a uma conta diante dele, especialmente quando são injustamente oprimidos. Certamente, é certo que nada é desconhecido para Deus, mas esse modo de falar está de acordo com as percepções dos homens; pois pensamos que Deus desconsidera nossas misérias, ou imaginamos que ele está de costas para nós quando não nos socorre imediatamente. Mas, como eu disse, ele simplesmente deve ser convidado a olhar para os nossos males, pois sabemos o que ele testemunha de si mesmo; de modo que, como ele reivindica a si mesmo o ofício de ajudar os miseráveis ??e os injustamente oprimidos, devemos concordar com esse consolo, que assim que ele tiver prazer em ver os males que sofremos, a ajuda será ao mesmo tempo preparada para nós. .

Há uma menção especialmente reprovada, de que a indignidade pode comover mais a Deus: pois foi para esse fim que ele levou o povo sob sua proteção, para que pudessem ser para sua glória e honra, como diz Moisés. Como, então, era a vontade de Deus que as riquezas de sua glória aparecessem naquele povo, nada poderia ter sido mais inconsistente que, em vez de glória, eles deveriam ter apenas desgraça e censura. Esta é, portanto, a razão pela qual o Profeta faz uma menção especial à reprovação do povo. Segue-se, –

Comentário de E.W. Bullinger

O acróstico cede diante da explosão de emoção na oração. A única conexão com ele é o número dos versos (vinte e dois, correspondendo às letras do alfabeto hebraico).

Referências Cruzadas

Neemias 1:3 – E eles me responderam: “Aqueles que sobreviveram ao cativeiro e estão lá na província, passam por grande sofrimento e humilhação. O muro de Jerusalém foi derrubado, e suas portas foram destruídas pelo fogo”.

Neemias 1:8 – Lembra-te agora do que disseste a Moisés, teu servo: “Se vocês forem infiéis, eu os espalharei entre as nações,

Neemias 4:4 – Ouve-nos, ó Deus, pois estamos sendo desprezados. Faze cair sobre eles a zombaria. E sejam eles levados prisioneiros como despojo para outra terra.

Jó 7:7 – Lembra-te, ó Deus, de que a minha vida não passa de um sopro; meus olhos jamais tornarão a ver a felicidade.

Jó 10:9 – Lembra-te de que me moldaste como o barro, e agora me farás voltar ao pó?

Salmos 44:13 – Tu nos fizeste objeto de vergonha dos nossos vizinhos, de zombaria e menosprezo dos que nos rodeiam.

Salmos 74:10 – Até quando o adversário irá zombar, ó Deus? Será que o inimigo blasfemará o teu nome para sempre?

Salmos 79:4 – Somos motivos de zombaria para os nossos vizinhos, de riso e menosprezo para os que vivem ao nosso redor.

Salmos 79:12 – Retribui sete vezes mais aos nossos vizinhos as afrontas com que te insultaram, Senhor!

Salmos 89:50 – Lembra-te, Senhor, das afrontas que o teu servo tem sofrido, das zombarias que no íntimo tenho que suportar de todos os povos,

Salmos 123:3 – Misericórdia, Senhor! Tem misericórdia de nós! Já estamos cansados de tanto desprezo.

Jeremias 15:15 – Tu me conheces, Senhor; lembra-te de mim e vem em meu auxílio e vinga-me dos meus perseguidores. Que, pela tua paciência para com eles, eu não seja eliminado. Sabes que sofro afronta por tua causa.

Lamentações 1:20 – Veja, Senhor, como estou angustiada! Estou atormentada no íntimo, e no meu coração me perturbo pois tenho sido muito rebelde. Lá fora, a espada a todos consome; dentro impera a morte.

Lamentações 2:15 – Todos os que cruzam o seu caminho batem palmas; eles zombam e meneiam a cabeça diante da cidade de Jerusalém: “É esta a cidade que era chamada, a perfeição da beleza, a alegria de toda a terra? “

Lamentações 2:20 – “Olha, Senhor, e considera: A quem o Senhor tratou dessa maneira? Deverão as mulheres comer os próprios filhos, as crianças de quem elas cuidaram? Deverão os profetas e os sacerdotes ser assassinados no santuário do Senhor?

Lamentações 3:19 – Lembro-me da minha aflição e do meu delírio, da minha amargura e do meu pesar.

Lamentações 3:61 – Senhor, tu ouviste os seus insultos, todas as suas ciladas contra mim,

Habacuque 3:2 – Senhor, ouvi falar da tua fama; temo diante dos teus atos, Senhor. Realiza de novo, em nossa época, as mesmas obras, faze-as conhecidas em nosso tempo; em tua ira, lembra-te da misericórdia.

Lucas 23:42 – Então ele disse: “Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *