Estudo de Mateus 27:41 – Comentado e Explicado

Os príncipes dos sacerdotes, os escribas e os anciãos também zombavam dele:
Mateus 27:41

Comentário de E.W. Bullinger

também os principais sacerdotes = os principais sacerdotes também.

disse = continuou dizendo.

Comentário de Adam Clarke

Sacerdotes – escribas e anciãos – Para estes, vários antigos MSS. e versões adicionam, ?a? Fa??sa??? , e fariseus. Mas, embora a autoridade para esta leitura seja respeitável, ainda não parece que os fariseus se uniram aos outros na condenação de nosso Senhor. Provavelmente, seus discursos e parábolas, relatados em alguns dos capítulos anteriores, que foram falados diretamente a eles, até agora os convenceram de que pelo menos não teriam ajuda em matá-lo. Toda a infâmia disso parece recair sobre os sacerdotes, escribas e anciãos.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 27: 41-43 . Da mesma forma também os principais sacerdotes, zombando, etc. – Os governantes, como eles imaginavam, derrubaram totalmente as pretensões de nosso Senhor como Messias, ridicularizaram-no nessa cabeça e com uma maldade de alma que os tornará infames para sempre, zombaram dele mesmo em as agonias da morte. Eles zombaram dos milagres da cura, pelos quais ele se demonstrou o Messias; e prometeu fé, com a condição de que ele provasse suas pretensões descendo da cruz. Nesse meio tempo, nada poderia ser mais falso e hipócrita; pois eles continuaram em sua descrença, apesar de Jesus ter ressuscitado dentre os mortos, o que foi um milagre muito maior do que teria sido sua descida da cruz; um milagre também atestado por testemunhas, cuja veracidade elas não podiam questionar; pois lhes foi dito pelos soldados, que eles mesmos haviam colocado no sepulcro para vigiar seu corpo. Fica claro, portanto, que os sacerdotes disseram que creriam se Jesus descesse, não porque sua teimosia incorrigível teria rendido a qualquer prova, por mais convincente que fosse, mas a insultar Cristo; imaginando impossível para ele agora escapar de suas mãos. É difícil dizer o que os governantes mencionaram no versículo 43: Ele confiava em Deus; – deixe-o livrá-lo agora, se ele o quiser; – e? ?e?e? a?t??, se ele se deleita nele, etc. Talvez aqueles que agora falaram tenham sido as pessoas que compareceram a Judas e ao grupo armado quando apreenderam Jesus. Lucas 22:52 . Naquela ocasião, eles o ouviram ordenar a Pedro que levantasse a espada, dizendo-lhe que podia orar ao pai, e ele daria a ele mais de doze legiões de anjos. Em desdém dessa expressão de sua confiança em Deus, a quem ele chamou de Pai, eles dizem a ele, agora que ele estava pendurado na cruz: “Ele confiava em Deus que o libertaria e reivindicou uma relação peculiar com ele. seu Filho. Se Deus realmente se deleita nele como seu Filho, deixe-o mostrar agora, libertando-o deste castigo maligno “. Mas qualquer que fosse o particular a que agora aludiam, certo é que os governantes, falando como acima, cumpriram uma profecia notável a respeito dos sofrimentos do Messias, Salmos 22: 8 onde é predito, que os inimigos do Messias proferiam essas palavras em escárnio de suas pretensões. Muitos dos escritores judeus reconhecem que essas palavras pertenciam ao Messias; e certamente merece uma reflexão séria, que no exato momento em que esses sacerdotes e anciãos pretendiam explodir as pretensões de nosso Senhor ao Messias, deveriam usar o que seus próprios escritores reconheceram ser uma característica do verdadeiro Messias. Veja Macknight e Doddridge.

Referências Cruzadas

Jó 13:9 – Tudo iria bem, se ele os examinasse? Vocês conseguiriam enganá-lo, como podem enganar os homens?

Salmos 22:12 – Muitos touros me cercam, sim, rodeiam-me os poderosos de Basã.

Salmos 35:26 – Sejam humilhados e frustrados todos os que se divertem à custa do meu sofrimento; cubram-se de vergonha e desonra todos os que se acham superiores a mim.

Isaías 28:22 – Agora, parem com a zombaria; caso contrário, as suas correntes ficarão mais pesadas; o Senhor, o Senhor dos Exércitos falou-me da destruição decretada contra o território inteiro.

Isaías 49:7 – Assim diz o Senhor, o Redentor e o Santo de Israel, àquele que foi desprezado e detestado pela nação, ao servo de governantes: “Reis o verão e se levantarão, líderes verão e se encurvarão, por causa do Senhor, que é fiel, o Santo de Israel, que o escolheu”.

Zacarias 11:8 – Num mês eu me livrei dos três pastores. Porque eu me cansei deles e o rebanho me detestava.

Marcos 15:31 – Da mesma forma, os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei zombavam dele entre si, dizendo: “Salvou os outros, mas não é capaz de salvar a si mesmo.

Lucas 18:32 – Ele será entregue aos gentios que zombarão dele, o insultarão, cuspirão nele, o açoitarão e o matarão.

Lucas 22:52 – Então Jesus disse aos chefes dos sacerdotes, aos oficiais da guarda do templo e aos líderes religiosos que tinham vindo procurá-lo: “Estou eu chefiando alguma rebelião, para que vocês tenham vindo com espadas e varas?

Lucas 23:35 – O povo ficou observando, e as autoridades o ridicularizavam. “Salvou os outros”, diziam; “salve-se a si mesmo, se é o Cristo de Deus, o Escolhido”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *