Estudo de Números 22:12 – Comentado e Explicado

Disse Deus a Balaão: "Não irás com eles, e não amaldiçoarás esse povo, porque é bendito."
Números 22:12

Comentário de Thomas Coke

Números 22:12 . Não amaldiçoarás o povo embora Balaão amaldiçoasse os israelitas não significasse nada de si, mas Deus não o permitiria, porque os moabitas teriam prestado uma consideração tão grande pelo que ele havia prometido, que então atacariam os israelitas na esperança de ser capaz de superá-los e conduzi-los. fora, Números 22:11 . E assim uma guerra teria sido desencadeada entre israelitas e moabitas, que Deus não planejou naquele tempo permitir; ver Connexion de Shuckford, vol. 3: b. 12)

REFLEXÕES. – Assustados com o progresso das armas de Israel e apreensivos para que o próximo golpe não caia sobre eles, o rei de Moabe, com os anciãos de Midiã, está planejando se salvar. Eles não precisam estar apreensivos com o perigo: sua relação, como descendentes de Ló, os protegia; e provavelmente Moisés os havia informado de que estavam seguros. Mas os ímpios estão com medo, onde não há medo; e aqueles que estão conscientes de suas próprias más intenções, estão sempre prontos para suspeitar mal dos outros. 1. O método que ele seguiu. Incapaz, como ele próprio pensava, de lidar com os exércitos de Israel, ele recorreu a Balaão para amaldiçoar o povo, na esperança de que sob suas imprecações ele pudesse prevalecer, embora não pudesse apenas com sua espada. Nota; (1) As orações ou maldições dos iníquos são igualmente impotentes para fazer o bem ou o mal. (2.) Aqueles que pensam em comprar o céu por meio da esmola, agem de maneira tão tola quanto Balaque, que queriam por seus dons obter as bênçãos de Balaão. 2. A recusa dada aos embaixadores de Moabe. Balaão ficou com eles naquela noite, para que, como ele diz, ele pudesse perguntar a Deus; e Deus, pelo bem de seu povo, tem o prazer de honrá-lo com sua aparição em um sonho ou visão da noite, proíbe sua jornada e assegura-lhe a bênção que estava sobre Israel. De manhã, ele relata essa resposta aos mensageiros, mas oculta a parte mais material, a bênção que Deus havia pronunciado sobre Israel; e eles, para lisonjear seu mestre, fazem seu relato, como se a recusa em vir não fosse da proibição de Deus, mas de Balaão, e que ele pudesse ser ganho por um convite maior e por presentes. Observe: (1) Deus pode, por razões sábias, empregar homens maus. Sem dúvida, muitos, como Balaão, perecerão, embora, assim como ele, possam ter feito muitas obras maravilhosas. (2.) Quando amamos o pecado, e somos contidos apenas pelo medo, somos apenas seguidores de Balaão. (3) Ocultar parte da verdade é muitas vezes tão perigoso quanto uma mentira direta.

Comentário de Scofield

não vás

Cf. Números 22:12 . (Veja Scofield “ Gênesis 46: 3 “) .

Comentário de Adam Clarke

Não irás com eles; não amaldiçoarás o povo – Isto é, não irás com eles amaldiçoar o povo. Com eles, ele pode ir, como descobrimos que depois ele fez por ordem de Deus, mas não para amaldiçoar o povo; isso era totalmente proibido. Provavelmente, a ordem, não irás, refere-se aqui àquele tempo, a saber, o primeiro convite: e nesse sentido foi mais pontualmente obedecido por Balaão; ver Números 22:13 .

Comentário de John Calvin

12. Não irás com eles. Se havia alguma margem para dúvida, Deus a remove peremptoriamente e confirma a proibição; porque era ilegal amaldiçoar aqueles a quem Ele havia abençoado. Pois nada mais é permitido aos profetas do que serem testemunhas, ou embaixadores (internuntii) ou arautos da graça que Deus se destina livremente a conceder em Seu próprio prazer, a quem Ele quiser. Além disso, diz-se que Deus abençoa aqueles a quem Ele abraçou com Seu favor, e a quem Ele experimentalmente se declara propício, quando mostra Sua liberalidade em relação a eles. Com essa bênção, Ele desejou que os profetas fossem Seus ministros de tal maneira que o poder ainda permanecesse completamente em Suas próprias mãos. Se, portanto, eles usurpam para si mesmos a prerrogativa da bênção sem Sua comissão, seu ato não é meramente frívolo e ineficaz, mas até blasfêmia. Justamente, então, Ezequiel convence de falsidade e engano aqueles falsos profetas que, por suas lisonjas, incentivam as almas que estavam condenadas a morrer; enquanto matam por seus terrores e ameaças àqueles a quem Deus prometeu a vida. ( Ezequiel 13: 2 e 22.) Portanto, concluímos que é inútil para os hipócritas, como costumam fazer, comprar perdão dos homens para propiciar a Deus; e também que não precisamos ter medo daqueles ministros degenerados, (147) que desejam dominar tiranicamente em virtude de seu ofício, embora lançem suas fulminações contra os inocentes.

É claro, no entanto, que a obediência de Balaão ao mandamento de Deus não procede do coração. Suas palavras, de fato, podem enganar os simples, de sua aparência de humildade; “Eu não irei, porque Deus proíbe; “Mas não há dúvida de que, liderado como ele deveria gratificá-los pela ambição e pela avareza, ele indica que estaria disposto a empreender a jornada, a menos que fosse proibido por Deus. Se seu coração fosse sincero, a resposta honesta que ele deveria ter dado era óbvia, a saber, que era inútil enviar para si ou para qualquer outra pessoa, a fim de que Balaque resistisse ao inviolável decreto de Deus. Se ele desse uma glória sincera e inequívoca a Deus, outra embaixada não lhe teria sido enviada; mas, com sua desculpa vacilante, ele parecia inflamar o desejo do rei tolo, a fim de vender sua maldição a um preço mais alto; pois sabemos que esse é o modo usual dos impostores, que eles obtêm maiores remunerações por si mesmos, proporcionalmente à dificuldade da questão. Contudo, se compararmos os profetas mercenários do Papa com Balaão, sua submissão servil e forçada merecerá pouco elogio ao lado de sua tolice detestável e indomável, que, apesar de Deus, hesita em não explodir em ímpios maldições. A verdade que eles opõem é conspícua: aquele terrível julgamento que (Deus) denuncia pela boca de Isaías soa em seus ouvidos: “Ai dos que colocam trevas em luz e luz em trevas” ( Isaías 5: 20 😉 no entanto, eles procedem e, em sua loucura brutal, vomitam suas blasfêmias não apenas para a destruição da Igreja, mas, se possível, para a extinção de toda religião.

Comentário de Joseph Benson

Números 22:12 . Eles são abençoados – Eles são conduzidos sob a bandeira do céu, e nenhuma imprecação pode impedir seu progresso. Embora a maldição de Balaão a Israel não significasse nada de si mesma, Deus ainda não permitiria, porque os moabitas teriam prestado tanta atenção a ele, que atacariam os israelitas na esperança de serem capazes de vencê-los e expulsá-los. 22:11 ; e, portanto, isso teria causado uma guerra entre eles, que Deus não planejou naquele momento para permitir, Deuteronômio 2: 9 .

Comentário de E.W. Bullinger

não vás. Isso é absoluto. Compare Números 22:20 , onde a permissão é condicional. Veja a estrutura acima.

não amaldiçoarás. Uma leitura especial e diversa chamada Sevir (ver App-34), com o samaritano Pentateuco, o Targum de Jonathan ben Uzziel Septuaginta, siríaco e Vulgata, dizia: “nem tu” .

Referências Cruzadas

Gênesis 12:2 – “Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção.

Gênesis 22:16 – e disse: “Juro por mim mesmo”, declara o Senhor, “que por ter feito o que fez, não me negando seu filho, o seu único filho,

Números 22:19 – Agora, fiquem também vocês aqui esta noite, e eu descobrirei o que mais o Senhor tem para dizer-me”.

Números 22:20 – Naquela noite Deus veio a Balaão e lhe disse: “Visto que esses homens vieram chamá-lo, vá com eles, mas faça apenas o que eu lhe disser”.

Números 23:3 – E Balaão disse a Balaque: “Fique aqui junto ao seu holocausto, enquanto eu me retiro. Talvez o Senhor venha ao meu encontro. O que ele me revelar eu lhe contarei”. E foi para um monte.

Números 23:13 – Balaque lhe disse: “Venha comigo a outro lugar de onde você poderá vê-los; você verá só uma parte, mas não todos eles. E dali amaldiçoe este povo para mim”.

Números 23:19 – Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir?

Números 23:20 – Recebi uma ordem para abençoar; ele abençoou, e não o posso mudar.

Números 23:23 – Não há magia que possa contra Jacó, nem encantamento contra Israel. Agora se dirá de Jacó e de Israel: ‘Vejam o que Deus tem feito! ’

Deuteronômio 23:5 – No entanto, o Senhor, o seu Deus, não atendeu Balaão, e transformou a maldição em bênção para vocês, pois o Senhor, o seu Deus, os ama.

Deuteronômio 33:29 – Como você é feliz, Israel! Quem é como você, povo salvo pelo Senhor? Ele é o seu abrigo, o seu ajudador e a sua espada gloriosa. Os seus inimigos se encolherão diante de você, mas você pisará os seus altos”.

Jó 33:15 – Em sonho ou em visão durante a noite, quando o sono profundo cai sobre os homens e eles dormem em suas camas,

Salmos 144:15 – Como é feliz o povo assim abençoado! Como é feliz o povo cujo Deus é o Senhor!

Salmos 146:5 – Como é feliz aquele cujo auxílio é o Deus de Jacó, cuja esperança está no Senhor, no seu Deus,

Miquéias 6:5 – Meu povo, lembre-se do que Balaque, rei de Moabe, pediu e do que Balaão, filho de Beor, respondeu. Recorde a viagem que você fez desde Sitim até Gilgal, e reconheça que os atos do Senhor são justos”.

Mateus 27:19 – Estando Pilatos sentado no tribunal, sua mulher lhe enviou esta mensagem: “Não se envolva com este inocente, porque hoje, em sonho, sofri muito por causa dele”.

Romanos 4:6 – Davi diz a mesma coisa, quando fala da felicidade do homem a quem Deus credita justiça independente de obras:

Romanos 11:29 – pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis.

Efésios 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *