Estudo de Números 6:2 – Comentado e Explicado

quando um homem ou uma mulher fizer o voto de nazireu, separando-se para se consagrar ao Senhor,
Números 6:2

Comentário de Albert Barnes

Um nazarita – a rigor, nazireu. Este termo significa “separado”, isto é, como mostram as palavras a seguir, “para Deus”. Tornou-se um termo técnico em data inicial; compare Juízes 13: 5 , Juízes 13: 7 ; Juízes 16:17 .

Comentário de Thomas Coke

Números 6: 2 . Quando um homem ou uma mulher se separam, etc. – A palavra nazireu significa separado; porque aqueles que se submeteram a esse voto se separaram do uso de certas coisas especificadas nos versículos seguintes e se dedicaram peculiarmente ao serviço do Senhor. Tanto homem como mulher podem fazer esse voto, desde que este esteja à sua disposição; e não sob o poder dos pais ou do marido, que pode anular o voto. Ver cap. Números 30: 4-5 . Pelo modo de expressão, a quem homem ou mulher, parece que esse tipo de voto já havia sido usado antes da época de Moisés, e agora não foi instituído pela primeira vez; que é outra prova de uma opinião que freqüentemente avançamos, de que a maior parte das leis de Moisés estava em uso desde a mais tenra idade e agora só eram reduzidas a um resumo regular e escrito.

Comentário de Scofield

Nazarite

O nazarita (mais precisamente nazireu, um separado) era uma pessoa de ambos os sexos, totalmente separada do Senhor. Abstenção do vinho, símbolo da mera alegria natural Salmos 104: 15 era a expressão de uma devoção que encontrava toda a sua alegria no Senhor (cf); Salmos 87: 7 ; Salmos 97:12 ; Habacuque 3:18 ; Filipenses 3: 1 ; Filipenses 3: 3 ; Filipenses 4: 4 ; Filipenses 4:10 . Os cabelos compridos, naturalmente uma censura ao homem 1 Coríntios 11:14, eram ao mesmo tempo um sinal visível da separação dos nazireus e de sua vontade de sofrer censuras por causa de Jeová. O tipo encontrou seu perfeito cumprimento em Jesus, que era “santo, inofensivo, imaculado e separado dos pecadores” Hebreus 7:26, que estava totalmente separado do Pai; João 1:18 ; João 6:38, que não permitiu que uma mera reivindicação natural o impedisse ou desviasse. Mateus 12: 46-50 .

Comentário de Adam Clarke

Quando um homem ou uma mulher se separam, etc. – A palavra ???? nazir , de ??? nazar , separar, significa apenas uma pessoa separada, isto é, alguém peculiarmente dedicado ao serviço de Deus, sendo separada de todos os empregos servis. Dos nazaritas surgiram os recabitas, dos recabitas, os essênios, dos essênios, os anacoretas ou eremitas, e imitando esses, as diferentes ordens monásticas. Alguns afirmam fortemente que o nazireu era um tipo de nosso Senhor; mas nem analogia nem prova podem ser produzidas. Nosso abençoado Senhor bebeu vinho e tocou os mortos, o que nenhum nazireu faria: quanto a barbear os cabelos ou deixá-los crescer, nada sabemos. O fato de ele ser chamado de nazareno, Mateus 2:23 , não tem nada a ver com o objetivo, pois não pode significar mais do que também que ele era um habitante de Nazaré, que era um lugar sem crédito e, portanto, usado como um termo de reprovação; ou que ele era, em um sentido geral, consagrado ao serviço de Deus – assim como Sansão, Samuel, Jeremias e João Batista; ; ou melhor, que ele era o netser ou ramo, Isaías 11: 1 , e se tsemach , Zacarias 3: 8 ; Zacarias 6:12 , que é uma palavra bem diferente; mas esse título é expressamente aplicado ao nosso abençoado Senhor pelos profetas acima; mas em nenhum lugar eles ou quaisquer outros profetas o chamam de nazarita, no sentido em que ???? nazir é usado. Na verdade, isso não poderia ser aplicado a ele, pois as marcas distintivas de um nazireu nunca lhe pertenciam. Ele era, é verdade, o n ? netser ou ramo da raiz de Jessé, o herdeiro genuíno do trono de Davi, cujo domínio se estenderia sobre o universo, que deveria ser rei dos reis e senhor dos senhores; mas a palavra ?a???a??? , Mateus 2:23 , significa apenas um nazoraiano ou habitante de Nazaré.

Comentário de John Wesley

Fale aos filhos de Israel e diga-lhes: Quando homem ou mulher se separarem para fazer o voto de nazireu, para se separarem ao Senhor:

Homem ou mulher – pois ambos os sexos podem fazer esse voto, se estiverem livres e à sua disposição: caso contrário, seus pais ou maridos poderiam anular o voto.

O voto de um nazarita – Por meio do qual eles se isolaram dos empregos e prazeres mundanos, para que se consagrassem inteiramente ao serviço de Deus, e isso por toda a sua vida ou por um espaço menor e limitado de tempo.

Comentário de John Calvin

2 Quando um homem ou uma mulher se separarem. Deus recentemente nomeou um tributo para toda alma, pelo qual os israelitas deveriam reconhecer que eram Seus filhos. Por essa profissão, então, ele os vinculou a todos, do menor ao maior. Um vínculo mais estreito de obrigação é tratado agora, quando alguém deve se dedicar voluntariamente a Deus por um tempo. Estes eram chamados nazaritas, o que equivale a separar ou selecionar, porque havia maior dignidade ou excelência neles do que nas pessoas comuns. Pois eles eram como ornamentos para a Igreja, e Deus desejou que Sua glória peculiar brilhasse neles. Quando, portanto, Amós expõe com eles ( Amós 2:11 ), porque eles impediram os profetas de exercer seu ofício, e corromperam os nazireus com vinho, diz ele, amplificando seu crime, que eles foram muito honrados com uma homenagem especial. benção, quando Deus criou de seus filhos nazireus e profetas. E quando Jeremias lamenta a desolação da Igreja, ele insiste nessa corrupção, que seus nazireus não apareciam mais como antigamente, “mais puros que a neve”, etc. ( Lamentações 4: 7 ). Também não se deve duvidar que quando Jacó distinguiu José, seu filho, pelo título de nazireu (331) entre seus irmãos, ( Gênesis 49:26 ,) ele aludiu no espírito de profecia àquele grau de honra em que depois, sob a Lei, eles se separaram e se separaram. para Deus, como as luzes da igreja. Portanto, embora essa consagração não pertencesse a todo o povo, deveria ser merecidamente considerada entre os exercícios de piedade, porque os nazireus eram como portadores de padrões para mostrar aos outros o caminho; e, embora não atraíssem todos a seguir o exemplo, o ardor de seu zelo não era de pouca vantagem para os fracos e inexperientes, excitando-os adiante de acordo com sua capacidade.

Agora, porque Deus abomina toda adoração fictícia, ele restringe sua licenciosidade, dando a eles uma regra clara e certa. E, a partir do testemunho de Amós, que acabei de citar, conclui-se que somente Deus era o apontador do voto nazarita. Devemos lembrar, então, que os nazireus brilhavam entre o povo de Deus como jóias preciosas, e embora poucos os imitassem, ainda assim eles eram portadores de padrões e líderes para despertar zelo entre a multidão pelo serviço de Deus. A propósito, devemos observar que Sansão era um nazireu de outro tipo, porque ele não fez o voto apenas por uma temporada, mas foi santificado desde o ventre por toda a sua vida e separado do resto do povo. ; em que respeito, também, ele era um tipo de Cristo e o representava, por assim dizer. E certamente tudo o que é ensinado aqui deve ser referido à única Fonte da santidade, como se a imagem de Cristo tivesse sido colocada diante dos olhos dos judeus em um espelho. Quanto mais alguém próximo da lei se aproximava de Deus, mais Cristo brilhava nele. Sabemos que todo o sacerdócio da Lei não passava de Sua imagem. O mesmo pode ser dito dos nazireus, cuja pureza e abstinência os ornamentavam com uma dignidade peculiar.

Referências Cruzadas

Exodo 33:16 – Como se saberá que eu e o teu povo podemos contar com o teu favor, se não nos acompanhares? Que mais poderá distinguir a mim e a teu povo de todos os demais povos da face da terra? “

Levítico 20:26 – Vocês serão santos para mim, porque eu, o Senhor, sou santo, e os separei dentre os povos para serem meus.

Levítico 27:2 – “Diga o seguinte aos israelitas: Se alguém fizer um voto especial, dedicando pessoas ao Senhor, faça-o conforme o devido valor;

Números 6:5 – “Durante todo o período de seu voto de separação, nenhuma lâmina será usada em sua cabeça. Até que termine o período de sua separação para o Senhor ele estará consagrado e deixará crescer o cabelo de sua cabeça.

Juízes 13:5 – e não se passará navalha na cabeça do filho que você vai ter, porque o menino será nazireu, consagrado a Deus desde o nascimento; ele iniciará a libertação de Israel das mãos dos filisteus”.

1 Samuel 1:28 – Por isso, agora, eu o dedico ao Senhor. Por toda a sua vida será dedicado ao Senhor”. E ali adorou o Senhor.

Provérbios 18:1 – Quem se isola, busca interesses egoístas, e se rebela contra a sensatez.

Amós 2:11 – Também escolhi alguns de seus filhos para serem profetas e alguns de seus jovens para serem nazireus. Não é verdade, povo de Israel? “, declara o SENHOR.

Lucas 1:15 – pois será grande aos olhos do Senhor. Ele nunca tomará vinho nem bebida fermentada, e será cheio do Espírito Santo desde antes do seu nascimento.

Atos dos Apóstolos 21:23 – portanto, faça o que lhe dizemos. Estão conosco quatro homens que fizeram um voto.

Romanos 1:1 – Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus,

2 Coríntios 6:16 – Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: “Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”.

Gálatas 1:15 – Mas Deus me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça. Quando lhe agradou

Hebreus 7:27 – Ao contrário dos outros sumos sacerdotes, ele não tem necessidade de oferecer sacrifícios dia após dia, primeiro por seus próprios pecados e, depois, pelos pecados do povo. E ele fez isso de uma vez por todas quando a si mesmo se ofereceu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *