Estudo de Provérbios 16:6 – Comentado e Explicado

É pela bondade e pela verdade que se expia a iniqüidade; pelo temor do Senhor evita-se o mal.
Provérbios 16:6

Comentário de Albert Barnes

Compare Provérbios 15: 8 . “Por misericórdia e verdade”, não por sacrifícios e ofertas queimadas “a iniquidade é expurgada, expiada e expiada”. O ensino é o mesmo que o dos profetas.

Comentário de Joseph Benson

Provérbios 16: 6 . Pela misericórdia e verdade, a iniquidade é purgada – Pela aliança da graça, na qual a misericórdia e a verdade brilham tão intensamente, até a misericórdia e a verdade de Deus, que se encontram e se beijam, em Jesus Cristo, o Mediador; por misericórdia em prometer e verdade em realizar, é a culpa do pecado tirada de nós, quando somos verdadeiramente penitentes, e lançamos nossas almas pecadoras pela fé nessa misericórdia e verdade. Nisto também é implantado em nós um princípio de misericórdia e verdade, pelo qual o poder do pecado é quebrado e nossas inclinações corruptas são mortificadas e destruídas. Desse modo, e não por nenhum sacrifício legal ou observância cerimonial, como aqueles dos quais os judeus hipócritas dependiam da expiação de seus pecados, a iniquidade é expurgada, e o pecador perdoa e renova, Miquéias 6: 7-8 ; Oséias 6: 6 ; Mateus 9:13 . E pelo temor do Senhor – Por uma reverência filial a Deus e por um santo medo de ofendê-lo; homens partem do mal – Eles são impedidos de abusar da misericórdia perdoadora e de voltar à loucura ou maldade. Então, ele mostra que o perdão e a santidade, ou justificação, e pelo menos uma medida de santificação, são companheiros constantes e inseparáveis.

Comentário de E.W. Bullinger

misericórdia = benignidade ou graça. iniqüidade. Hebraico. “avah. App-44.

purgado = coberto: ou seja, por uma cobertura propiciatória.

o temor do SENHOR. Veja nota em Provérbios 1: 7 .

Comentário de Adam Clarke

Por misericórdia e verdade, a iniquidade é purgada – Isso pode ser mal compreendido, como se um homem, mostrando misericórdia e agindo de acordo com a verdade, pudesse expiar sua própria iniquidade. O texto hebraico não é ambíguo: ??? ???? ???? ???? foi veemeth yechapper avon ; “Por misericórdia e verdade ele expiará a iniqüidade.” Ele – Deus, por sua misericórdia, ao enviar seu filho Jesus ao mundo -, “fará expiação pela iniqüidade”, de acordo com sua verdade – a palavra que ele declarou por seus santos profetas desde que o mundo começou. Ou, se mantivermos a versão atual e seguirmos os pontos em ???? yecuppar , lendo “a iniqüidade é purgada” ou “expiada”, o sentido é incompreensível, pois remetemos a misericórdia e a verdade para Deus. Mas que comentário horrível é o de Don Calmet, no qual ele expressa, não apenas sua própria opinião, mas a doutrina básica de sua própria Igreja, a Romish! O leitor deve ter suas próprias palavras: “‘ L’iniquite se rachete par la misericorde et la verite’ ‘. Em caso de erro, por favor, entre em contato com o processo; por exemplo, por clemência, por douceur, por compaixão, por pessoas: e pelo verdadeiro valor da fidelidade, do bonne was, da droiture, necessário no comércio . Provérbios 3: 3 , Provérbios 14:22 , Provérbios 20:28 . ” “‘A iniqüidade é redimida pela misericórdia e pela verdade.’ Expiamos nossos pecados por obras de misericórdia para com o próximo; pela clemência, pela bondade, pela compaixão e pela esmola: e pela verdade – pela fidelidade, pela confiabilidade, pela retidão, pela equidade no comércio “. Se assim é, por que Jesus foi encarnado? Por que sua agonia e suor sangrento, sua cruz e paixão, sua morte e enterro, sua ressurreição e ascensão? Seria apenas fornecer uma parcela suficiente de mérito para aqueles que negligenciaram fazer um fundo para si mesmos? A culpa do pecado é tão pequena aos olhos da justiça divina, que um homem pode expiá-la manifestando boas disposições para com os vizinhos, dando esmolas e não fazendo as coisas pelas quais pode ser enforcado? Por que então Deus fez uma questão tão poderosa da redenção do mundo? Por que enviar seu filho? Um anjo teria sido mais do que suficiente; sim, até um pecador que havia sido convertido por sua própria compaixão, ações de esmolas etc. seria suficiente. E não é essa a própria doutrina desta Igreja terrivelmente caída e corrupta? Ela não forneceu um fundo de mérito em seus santos, do que era mais do que necessário para si mesmos que ele pudesse ser entregue ou vendido a quem não dispunha de recursos próprios? Agora, essa é a doutrina da Igreja romana – grosseiramente absurda e destrutivamente iníqua! E porque os homens não podem acreditar nisto, não podem acreditar nessas monstruosidades, que a Igreja os queimará até as cinzas. Igreja cruel! degenerado, caído, corrupto e corrupto! uma vez um louvor agora uma maldição, na terra. Agradeça ao Deus abençoado, cujo sangue por si só pode expiar o pecado, por ele ter uma Igreja na terra; e que o romano não é a igreja católica; e que não possui o poder político pelo qual subjugaria todas as coisas a si próprio.

Comentário de John Wesley

Pela misericórdia e verdade, a iniqüidade é purgada; e pelo temor do Senhor, os homens se afastam do mal.

Por misericórdia – Por um quadro misericordioso, justo e fiel de coração e curso de vida.

É expurgado – Como eles qualificam um homem a oferecer orações aceitáveis ??a Deus pelo perdão de seus pecados.

Por medo – Por uma reverência filial a Deus.

Partida – Eles são impedidos de abusar da misericórdia de perdão e de voltar à loucura ou maldade.

Referências Cruzadas

Gênesis 20:11 – Abraão respondeu: “Eu disse a mim mesmo: Certamente ninguém teme a Deus neste lugar, e irão matar-me por causa da minha mulher.

Neemias 5:9 – Por isso prossegui: “O que vocês estão fazendo não está certo. Vocês devem andar no temor do Senhor para evitar a zombaria dos outros povos, os nossos inimigos.

Neemias 5:15 – Mas os governantes anteriores, aqueles que me precederam, puseram um peso sobre o povo e tomaram deles quatrocentos e oitenta gramas de prata, além de comida e vinho. Até os seus auxiliares oprimiam o povo. Mas, por temer a Deus, não agi dessa maneira.

Jó 1:1 – Na terra de Uz vivia um homem chamado Jó. Era homem íntegro e justo; temia a Deus e evitava o mal.

Jó 28:28 – Disse então ao homem: ‘No temor do Senhor está a sabedoria, e evitar o mal é ter entendimento’ “.

Salmos 85:10 – O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se beijarão.

Provérbios 8:13 – Temer ao Senhor é odiar o mal; odeio o orgulho e a arrogância, o mau comportamento e o falar perverso.

Provérbios 14:16 – O sábio é cauteloso e evita o mal, mas o tolo é impetuoso e irresponsável.

Provérbios 14:27 – O temor do Senhor é fonte de vida, e afasta das armadilhas da morte.

Provérbios 20:28 – A bondade e a fidelidade preservam o rei; por sua bondade ele dá firmeza ao seu trono.

Daniel 4:27 – Portanto, ó rei, aceita o meu conselho: Renuncia a teus pecados e à tua maldade, pratique a justiça e tenha compaixão dos necessitados. Talvez, então, continues a viver em paz”.

Miquéias 7:18 – Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor.

Lucas 11:41 – Mas dêem o que está dentro do prato como esmola, e verão que tudo lhes ficará limpo.

João 15:2 – Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.

Atos dos Apóstolos 15:9 – Ele não fez distinção alguma entre nós e eles, visto que purificou os seus corações pela fé.

2 Coríntios 7:1 – Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.

Efésios 5:21 – Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo.

1 Pedro 1:22 – Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *