Estudo de Provérbios 28:10 – Comentado e Explicado

Quem seduz os homens corretos para um mau caminho, cairá no fosso que ele mesmo cavou e para os íntegros caberá a herança da felicidade.
Provérbios 28:10

Comentário de Albert Barnes

Quando os iníquos conseguem tentar os justos, o Vice parece ganhar um triunfo. Mas o triunfo é suicida. O tentador sofrerá o castigo que ele merece, e os inocentes, se fiéis a si mesmos, serão fortalecidos e enobrecidos pela tentação.

Comentário de Thomas Coke

Provérbios 28:10 . Quem causa os justos, etc. – Os LXX têm outro versículo aqui: eles leem: Os ímpios passarão pelas coisas boas, e não entrarão nelas.

Comentário de Joseph Benson

Provérbios 28:10 . Quem faz com que os justos se desviem – Quem, por maus conselhos, ou exemplo ou artifício, os atrai para práticas que os expõem a grandes perigos e travessuras; ele cairá em sua própria cova – Na mesma travessura que ele projetou para eles; mas os retos terão boas coisas – pela boa providência de Deus para com ele, ambos manterão o bem, do qual os iníquos procuram privá-lo, e escaparão da maldade que ele planeja contra ele.

Comentário de E.W. Bullinger

os justos = retos.

poço = um poço de barro ou barro. Hebraico. shehuth.

Comentário de Adam Clarke

Quem faz com que os justos se desviem – Aquele que tenta perverter um que realmente se converteu a Deus, a fim de derramar desprezo pela religião, cairá no inferno ao qual se esforçou para liderar o outro.

Comentário de John Wesley

Quem faz com que o justo se desvie do mau caminho, ele cairá na sua própria cova; mas os retos terão boas coisas em posse.

Causa : Que por maus conselhos, ou exemplo, ou artifício, os atraia para o mal.

Referências Cruzadas

Números 31:15 – “Vocês deixaram todas as mulheres vivas? “, perguntou-lhes.

Deuteronômio 7:12 – Se vocês obedecerem a essas ordenanças, as guardarem e as cumprirem, então o Senhor, o seu Deus, manterá com vocês a aliança e a bondade que prometeu sob juramento aos seus antepassados.

1 Samuel 26:19 – Que o rei, meu senhor, escute as palavras de seu servo. Se o Senhor o instigou contra mim, então que ele aceite uma oferta; se, porém, são homens que o fizeram, que sejam amaldiçoados perante o Senhor! Eles agora me afastaram de minha porção na herança do Senhor e disseram: ‘Vá, preste culto a outros deuses’.

Salmos 7:15 – Quem cava um buraco e o aprofunda cairá nessa armadilha que fez.

Salmos 9:15 – Caíram as nações na cova que abriram; os seus pés ficaram presos no laço que esconderam.

Salmos 37:11 – Mas os humildes receberão a terra por herança e desfrutarão pleno bem-estar.

Salmos 37:25 – Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado, nem seus filhos mendigando o pão.

Provérbios 10:3 – O Senhor não deixa o justo passar fome, mas frustra a ambição dos ímpios.

Provérbios 15:6 – A casa do justo contém grande tesouro, mas os rendimentos dos ímpios lhes trazem inquietação.

Provérbios 21:20 – Na casa do sábio há comida e azeite armazenados, mas o tolo devora tudo o que pode.

Provérbios 26:27 – Quem faz uma cova, nela cairá; se alguém rola uma pedra, esta rolará de volta sobre ele.

Eclesiastes 10:8 – Quem cava um poço cairá nele; quem derruba um muro será picado por uma cobra.

Mateus 6:33 – Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.

Atos dos Apóstolos 13:8 – Mas Elimas, o mágico ( esse é o significado do seu nome ) opôs-se a eles e tentava desviar da fé o procônsul.

Romanos 16:17 – Recomendo-lhes, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e colocam obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles.

2 Coríntios 11:3 – O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo.

2 Coríntios 11:13 – Pois tais homens são falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo.

Gálatas 1:8 – Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado!

Gálatas 2:4 – Essa questão foi levantada porque alguns falsos irmãos infiltraram-se em nosso meio para espionar a liberdade que temos em Cristo Jesus e nos reduzir à escravidão.

Gálatas 3:1 – Ó gálatas insensatos! Quem os enfeitiçou? Não foi diante dos seus olhos que Jesus Cristo foi exposto como crucificado?

2 Pedro 2:18 – pois eles, com palavras de vaidosa arrogância e provocando os desejos libertinos da carne, seduzem os que estão quase conseguindo fugir daqueles que vivem no erro.

Apocalipse 2:14 – No entanto, tenho contra você algumas coisas: você tem aí pessoas que se apegam aos ensinos de Balaão, que ensinou Balaque a armar ciladas contra os israelitas, induzindo-os a comer alimentos sacrificados a ídolos e a praticar imoralidade sexual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *