Estudo de Salmos 109:30 – Comentado e Explicado

Celebrarei altamente o Senhor, e o louvarei em meio à multidão,
Salmos 109:30

Comentário de Albert Barnes

Louvarei grandemente o Senhor com a minha boca – cantarei abundantes louvores a ele. Compare as anotações em Isaías 38:20 .

Sim, eu o louvarei entre a multidão – Na grande congregação. Reconhecerei publicamente sua bondade e misericórdia. Veja as notas no Salmo 22:25 .

Comentário de Adam Clarke

Louvamos muito ao Senhor – tenho a perspectiva mais completa de libertação e uma reivindicação plenária de minha inocência.

Comentário de John Calvin

30. Louvarei grandemente a Jeová com a minha boca. Essas palavras estabelecem claramente a verdade da observação que fiz anteriormente, de que Davi não pede a Deus que amaldiçoe seus inimigos, mas, pela santa ousadia de sua fé, os desafia; pois ele se prepara para oferecer um tributo de gratidão a Deus, como se ele já tivesse realizado o objeto de seu desejo. A frase , com a minha boca, não é, como alguns supõem erroneamente, supérflua, mas deve ser considerada como um reconhecimento público, por sua parte, de sua ação de graças a Deus pela libertação que lhe foi concedida; como se ele dissesse, eu irei, não apenas quando estiver sozinho e quando nenhum olho humano me contemplar, e nos recônditos internos do meu coração, meditar sobre a grande bondade que recebi de Deus, mas também no sacrifício designado de louvor. declararei publicamente, perante os homens, o quanto devo a sua graça. Concordantemente com esse significado, ele acrescenta, na assembléia de grandes, ou de muitos homens; pois o termo ???? , rabbim, é suscetível de ser traduzido nos dois sentidos. Prefiro traduzi-lo, grandes homens, porque me parece que Davi se refere a uma assembléia de homens de notável e nobre posição. Ele declara que reconhecerá a bondade de Deus, não apenas em algum canto obscuro, mas também na grande assembléia do povo, e entre os governadores e os de nobre posição. Na celebração dos louvores de Deus, não há dúvida de que estes devem surgir do coração antes de serem proferidos pelos lábios; ao mesmo tempo, seria uma indicação de grande frieza e falta de fervor, se a língua não se unisse ao coração neste exercício. A razão pela qual Davi menciona apenas a língua é que ele assume como certo que, a menos que haja um derramamento do coração diante de Deus, aqueles louvores que não vão além do ouvido são vaidosos e frívolos; e, portanto, do fundo de sua alma, ele derrama sua gratidão sentida no coração em fervorosas tensões de louvor; e isso ele faz, pelos mesmos motivos que devem influenciar todos os fiéis – o desejo de edificação mútua; pois agir de outra maneira seria roubar a Deus a honra que lhe pertence.

Referências Cruzadas

Salmos 7:17 – Darei graças ao Senhor por sua justiça; Ao nome do Senhor Altíssimo cantarei louvores.

Salmos 9:1 – Senhor, quero dar-te graças de todo o coração e falar de todas as tuas maravilhas.

Salmos 22:22 – Proclamarei o teu nome a meus irmãos; na assembléia te louvarei.

Salmos 22:22 – Proclamarei o teu nome a meus irmãos; na assembléia te louvarei.

Salmos 22:25 – De ti vem o tema do meu louvor na grande assembléia; na presença dos que te temem cumprirei os meus votos.

Salmos 35:18 – Eu te darei graças na grande assembléia; no meio da grande multidão te louvarei.

Salmos 71:22 – E eu te louvarei com a lira por tua fidelidade, ó meu Deus; cantarei louvores a ti com a harpa, ó Santo de Israel.

Salmos 107:32 – Que o exaltem na assembléia do povo e o louvem na reunião dos líderes.

Salmos 108:1 – Meu coração está firme, ó Deus! Cantarei e louvarei, ó Glória minha!

Salmos 111:1 – Aleluia! Darei graças ao Senhor de todo o coração na reunião da congregação dos justos.

Salmos 116:12 – Como posso retribuir ao Senhor toda a sua bondade para comigo?

Salmos 138:1 – Eu te louvarei, Senhor, de todo o coração; diante dos deuses cantarei louvores a ti.

Salmos 138:4 – Todos os reis da terra te renderão graças, Senhor, pois saberão das tuas promessas.

Hebreus 2:12 – Ele diz: “Proclamarei o teu nome a meus irmãos; na assembléia te louvarei”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *