Estudo de Salmos 119:77 – Comentado e Explicado

Venham sobre mim as vossas misericórdias, para que eu viva, porque a vossa lei são as minhas delícias.
Salmos 119:77

Comentário de Albert Barnes

Que as tuas misericórdias venham a mim – Veja as notas no Salmo 119: 41 .

Que eu possa viver – É evidente que isso foi proferido em vista de alguma grande calamidade pela qual sua vida foi ameaçada. Ele dependia por toda a vida – pela recuperação da doença ou pela libertação do perigo – inteiramente da compaixão de Deus.

Pois a tua lei é o meu prazer – Veja as notas no Salmo 119: 16 ; compare o Salmo 119: 24 , Salmo 119: 47 . Isso é sugerido aqui como uma razão para a interposição divina. O significado é que ele era um amigo de Deus; que ele teve prazer em seu serviço e em seus mandamentos; e que ele poderia, portanto, com propriedade, apelar a Deus para interpor em seu favor. Este é um fundamento adequado para apelo a Deus em nossas orações, não por mérito ou reivindicação, mas porque podemos razoavelmente supor que Deus estará disposto a proteger seus amigos e libertá-los no dia da angústia.

Comentário de E.W. Bullinger

misericórdia = compaixão.

Para, & c. Este é o fundamento de sua oração.

deleite. Plural como nos Salmos 119: 92 = grande prazer.

Comentário de Adam Clarke

Deixe tuas misericórdias – ????? rachameycha , teus sentimentos paternais e afetuosos.

Comentário de John Calvin

77. Que teus companheiros venham a mim. Neste verso, o salmista repete e confirma quase o mesmo pedido do verso anterior, embora na fraseologia seja um pouco diferente. Como ele acabara de dizer, que sua tristeza não podia ser removida, nem sua alegria restaurada, de nenhuma outra maneira senão pela misericórdia de Deus exercida em relação a ele; então agora ele afirma que não pode ter sem se reconciliar com Deus. Assim, ele se distingue dos homens do mundo, que são muito pouco afetados pela preocupação de ter Deus reconciliado com eles; ou melhor, que não deixam de se divertir em segurança, embora Deus esteja zangado com eles. Ele afirma distintamente que, até que ele saiba que Deus está reconciliado com ele, ele é um homem morto, mesmo quando vive; mas que, por outro lado, sempre que Deus fizer brilhar sua misericórdia, ele será restaurado da morte para a vida. A propósito, ele sugere que foi privado por um tempo dos sinais do favor paternal de Deus; pois seria desnecessário que ele desejasse que isso acontecesse a ele, se não tivesse sido removido dele. Como argumento para obter o que ele suplica, ele afirma que a lei de Deus era seu deleite; nem ele poderia esperar que Deus fosse misericordioso com ele. Além disso, nenhum homem realmente sente o que é a virtude a favor do Divino, mas aquele que, colocando somente sua principal felicidade nisso, está convencido de que todos os que se desrespeitam de Deus são miseráveis ??e amaldiçoados; uma verdade que o profeta aprendeu com a lei.

Referências Cruzadas

Salmos 1:2 – Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite.

Salmos 51:1 – Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões.

Salmos 119:24 – Sim, os teus testemunhos são o meu prazer; eles são os meus conselheiros.

Salmos 119:41 – Que o teu amor alcance-me, Senhor, e a tua salvação, segundo a tua promessa;

Salmos 119:47 – Tenho prazer nos teus mandamentos; eu os amo.

Salmos 119:174 – Anseio pela tua salvação, Senhor, e a tua lei é o meu prazer.

Lamentações 3:22 – Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis.

Daniel 9:18 – Inclina os teus ouvidos, ó Deus, e ouve; abre os teus olhos e vê a desolação da cidade que leva o teu nome. Não te fazemos pedidos por sermos justos, mas por causa da tua grande misericórdia.

Hebreus 8:10 – “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor. “Porei minhas leis em suas mentes e as escreverei em seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *