Estudo de Salmos 17:7 – Comentado e Explicado

Mostrai a vossa admirável misericórdia, vós que salvais dos adversários os que se acolhem à vossa direita.
Salmos 17:7

Comentário de Albert Barnes

Mostre tua maravilhosa bondade – A tradução literal do original aqui seria “distingue teus favores”. A palavra hebraica usada significa propriamente “separar; distinguir;” depois, “fazer distinção ou grandeza”. A oração é que Deus separasse suas misericórdias nesta ocasião de suas misericórdias comuns pela manifestação de maiores poderes ou mostrando-lhe um favor especial. As misericórdias comuns ou comuns que ele estava recebendo pelas mãos de Deus não atenderiam ao presente caso. Seus perigos eram muito maiores que o normal, seus desejos eram mais prementes do que o habitual; e ele pediu uma interposição de misericórdia correspondente às suas circunstâncias e condições. Tal oração é obviamente apropriada para apresentar diante de Deus; isto é, é correto pedir que ele se adapte às suas misericórdias às nossas necessidades especiais; e quando perigos especiais nos cercam, quando somos atacados por tentações especialmente fortes, quando temos deveres extraordinariamente difíceis de realizar, quando somos pressionados por provações especialmente severas, é correto e adequado pedir a Deus que nos dê favores que correspondem às nossas circunstâncias especiais. Sua capacidade e vontade de nos ajudar não são medidas por nossos requisitos comuns, mas são iguais a qualquer uma das necessidades que possam ocorrer em nossas vidas.

Ó tu que salvas pela tua mão direita – Margem, “que salvas aqueles que confiam em ti daqueles que se levantam contra a tua mão direita”. O hebraico admitirá qualquer construção, embora isso no texto seja o mais correto. É, literalmente, “Salvando aqueles que confiam, daqueles que se levantam, com a tua mão direita. A idéia é que era uma característica de Deus, ou que era o que ele costumava fazer, salvar por seu próprio poder aqueles que confiavam nele daqueles que se levantavam contra eles. Ou seja, Deus pode ser chamado a fazer isso agora, com o fundamento de que ele estava acostumado a fazê-lo; e que, por assim dizer, ele estaria agindo “em caráter” ao fazê-lo. Em outras palavras, podemos pedir a Deus que faça o que está acostumado a fazer; podemos ir até ele em referência aos seus conhecidos atributos e caráter, e pedir que ele aja de uma maneira que será apenas a manifestação regular e apropriada de sua natureza. Não podíamos pedir que ele fizesse o que era contrário à sua natureza; não podemos pedir que ele aja de uma maneira que seria fora de caráter. O que ele sempre fez pelas pessoas, podemos pedir que ele faça por nós; o que é inteiramente consistente com suas perfeições, podemos pedir que ele faça no nosso próprio caso.

Pela tua mão direita – pelo teu poder. A mão direita é aquela pela qual executamos nossos propósitos, ou exercemos nosso poder; e o salmista pede a Deus que exerça seu poder em defendê-lo. Ver Isaías 41:10 ; Jó 40:14 ; Salmo 89:13 .

Daqueles que se levantam contra eles – Dos seus inimigos.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 17: 7 . Shew, etc. – Magnifique tuas misericórdias, ó tu, etc.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 17: 7 . Mostre tua maravilhosa bondade amorosa – Nomeadamente, em me preservar e me libertar: que, se você quiser, devo sempre reconhecer que é um ato de bondade, ou livre graça e misericórdia, sim, e de maravilhosa bondade, por causa de minha extrema e perigos prementes, dos quais nada além de um milagre da misericórdia e poder divinos pode me salvar; Ó tu que salvas pela tua mão direita – Pela tua grande força, e não necessitas da ação de nenhuma outra; aqueles que depositam sua confiança em ti – Ou, nela, a saber, tua mão direita, como foi agora expressa; daqueles que se levantam contra eles – hebraico,

????????? , me-mithkomemim, de, ou por causa daqueles que se exaltam , não apenas contra mim, mas também contra ti, que se comprometeram e se declararam por mim. Mas a última cláusula deste versículo é traduzida de maneira diferente na margem e, como muitos intérpretes eminentes, antigos e modernos, pensam, de maneira mais agradável ao texto hebraico. O leitor, portanto, agradará atendê-lo e observar que se levantando contra a mão direita de Deus, um pecado que, de acordo com essa tradução, Davi impõe a seus inimigos, significa opor-se ao poder de Deus, ou conselhos, respeitando o exaltação de Davi e do Messias, sua semente ou qualquer outra de suas dispensações.

Comentário de E.W. Bullinger

colocar sua confiança = fugir para refúgio. Hebraico. hasah. App-69.

Comentário de Adam Clarke

Mostre tua maravilhosa bondade – Davi estava agora exposto a um perigo iminente; interposições comuns da Providência não poderiam salvá-lo; se Deus não fez milagres para ele, ele deve cair pelas mãos de Saul. No entanto, ele não reivindica tais interposições milagrosas; ele espera tudo da bondade de Deus.

A leitura comum aqui é ????? ???? haphleh chasadeycha , “distingue os seus santos”; mas ???? haple , “faça maravilhas”, é a leitura de cerca de setenta MSS., algumas edições antigas, com a Septuaginta, Vulgata, Caldeu, Siríaco e Árabe. A leitura marginal deste versículo é mais próxima do original do que a do texto.

Comentário de John Calvin

7. Faça maravilhosas tuas misericórdias. Como a palavra ???? , haphleh significa algumas vezes tornar maravilhoso, ou notável, e outras vezes separar e separar, ambos os sentidos serão muito adequados para esta passagem. Nos Salmos 31:19 , diz-se que a “bondade” de Deus é “depositada” como um tesouro peculiar “para aqueles que o temem”, para que ele possa produzi-lo na época apropriada, mesmo quando forem trazidos. a um extremo, e quando todas as coisas parecem desesperadas. Se, então, a tradução, separar e separar a tua misericórdia, for preferida, as palavras são uma oração que Deus mostraria ao seu servo Davi a graça especial que ele comunica a ninguém, a não ser os escolhidos. Embora Deus envolva os bons e os maus em perigo indiscriminadamente, ele finalmente mostra, pela questão diferente das coisas, em relação às duas classes, que ele não confunde confundindo o joio e o trigo, visto que ele reúne os seus próprios pessoas em uma empresa sozinhas ( Mateus 3:12 e Mateus 25:32 .) Contudo, prefiro seguir outra exposição. Na minha opinião, Davi, percebendo que ele só poderia ser libertado das circunstâncias perigosas em que foi colocado por meios singulares e extraordinários, se lança ao maravilhoso ou milagroso poder de Deus. Aqueles que pensam que ele deseja que Deus retenha sua graça de seus perseguidores fazem muita violência ao alcance da passagem. Por essa circunstância, expressa-se o extremo perigo ao qual Davi foi exposto; pois, caso contrário, teria sido suficiente para ele ter sido socorrido da maneira comum e comum pela qual Deus está acostumado diariamente a favorecer e ajudar o seu próprio povo. A tristeza de sua angústia, portanto, o obrigou a pedir a Deus que trabalhasse milagrosamente para sua libertação. O título com o qual ele aqui honra a Deus, ó tu preservador daqueles que confiam em ti, serve para confirmá-lo na certa esperança de obter seus pedidos. Quando Deus assume a responsabilidade de salvar todos os que nele confiam, Davi sendo um deles, poderia, em boa base, assegurar-se de segurança e libertação. Sempre que, portanto, nos aproximamos de Deus, que seja o primeiro pensamento impresso em nossas mentes, que, como ele não é em vão chamado de preservador daqueles que confiam nele, não temos razão para temer que ele não esteja pronto para socorrer nós, desde que nossa fé continue firmemente a confiar em Sua graça. E se todos os meios de libertação forem calados, lembre-se, ao mesmo tempo, que ele possui meios maravilhosos e inconcebíveis de nos socorrer, que servem de maneira ainda mais evidente para ampliar e manifestar seu poder. Mas, como o particípio que confia, ou espera, é colocado sem nenhuma palavra adicional que expresse o objeto dessa confiança ou esperança, (361) alguns intérpretes o conectam com as últimas palavras do verso, tua mão direita, como se a ordem das palavras foram invertidos. Eles, portanto, os resolvem assim, ó tu preservadores daqueles que confiam na tua mão direita, daqueles que se levantam contra eles. Como isso, no entanto, é severo e tenso, e a exposição que apresentei é mais natural e recebida de maneira mais geral (362) vamos segui-la. Para expressar, portanto, o significado de uma frase, o salmista atribui a Deus o ofício de defender e preservar seu próprio povo de todos os ímpios que se levantam para atacá-los e que, se estivesse em seu poder, os destruiria. Dizem que os ímpios se exaltam contra a mão de Deus, porque, ao molestar os fiéis que Deus tomou sob sua proteção, eles abertamente fazem guerra contra ele. A doutrina contida nessas palavras, a saber, que quando somos molestados, um ultraje é cometido a Deus em nossa pessoa, é muito lucrativo; por ter se declarado guardião e protetor de nosso bem-estar, quando somos injustamente atacados, ele estende a mão diante de nós como um escudo de defesa.

Comentário de John Wesley

Mostra a tua maravilhosa benignidade, ó tu que salva pela tua mão direita os que confiam em ti daqueles que se levantam contra eles.

Por – por teu grande poder.

Referências Cruzadas

Exodo 15:6 – Senhor, a tua mão direita foi majestosa em poder. Senhor, a tua mão direita despedaçou o inimigo.

1 Samuel 17:45 – E Davi disse ao filisteu: “Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou.

1 Samuel 25:28 – Esqueça, eu te suplico, a ofensa de tua serva, pois o Senhor certamente fará um reino duradouro para ti, que travas os combates do Senhor. E em toda a tua vida, nenhuma culpa se ache em ti.

2 Reis 19:22 – De quem você zombou e contra quem blasfemou? Contra quem você levantou a voz e contra quem ergueu o seu olhar arrogante? Contra o Santo de Israel!

2 Reis 19:34 – ‘Eu a defenderei e a salvarei, por amor de mim mesmo e do meu servo Davi’ “.

2 Crônicas 16:9 – Pois os olhos do Senhor estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que lhe dedicam totalmente o coração. Nisso você cometeu uma loucura. De agora em diante terás que enfrentar guerras”.

Salmos 5:11 – Alegrem-se, porém, todos os que se refugiam em ti; cantem sempre de alegria! Estende sobre eles a tua proteção. Em ti exultem os que amam o teu nome.

Salmos 10:12 – Levanta-te, Senhor! Ergue a tua mão, ó Deus! Não te esqueças dos necessitados.

Salmos 20:6 – Agora sei que o Senhor dará vitória ao seu ungido; dos seus santos céus lhe responde com o poder salvador da sua mão direita.

Salmos 31:21 – Bendito seja o Senhor, pois mostrou o seu maravilhoso amor para comigo quando eu estava numa cidade cercada.

Salmos 44:3 – Não foi pela espada que conquistaram a terra, nem pela força do braço que alcançaram a vitória; foi pela tua mão direita, pelo teu braço, e pela luz do teu rosto, por causa do teu amor para com eles.

Salmos 60:5 – Salva-nos com a tua mão direita e responde-nos, para que sejam libertos aqueles a quem amas.

Salmos 78:12 – Ele fez milagres diante dos seus antepassados, na terra do Egito, na região de Zoã.

Isaías 41:10 – Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.

Atos dos Apóstolos 2:33 – Exaltado à direita de Deus, ele recebeu do Pai o Espírito Santo prometido e derramou o que vocês agora vêem e ouvem.

Romanos 5:20 – A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,

Apocalipse 15:3 – e cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro: “Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus todo-poderoso. Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *