Estudo de Salmos 32:3 – Comentado e Explicado

Enquanto me conservei calado, mirraram-se-me os ossos, entre contínuos gemidos.
Salmos 32:3

Comentário de Albert Barnes

Quando eu mantive o silêncio – O salmista passa a declarar sua condição mental antes de ele mesmo encontrar essa paz, ou antes de ter essa evidência de perdão; o estado em que ele sentia profundamente que era pecador, mas não estava disposto a confessar seu pecado, e tentou ocultá-lo em seu próprio coração. A isso ele se refere pela expressão “Quando eu mantive o silêncio”; isto é, antes de eu confessar meu pecado, ou antes de fazer menção a Deus. A condição da mente era evidentemente a seguinte: ele cometera pecado, mas procurava escondê-lo em sua própria mente; ele não estava disposto a confessá-lo e implorar perdão. Ele esperava, provavelmente, que a convicção do pecado morresse; ou que seu problema cessaria por si mesmo; ou esse tempo o aliviaria; ou esse emprego – ocupando-se nos assuntos do mundo – acalmaria a angústia de seu espírito e tornaria desnecessário que ele fizesse uma humilhante confissão de sua culpa. Ele assim descreve um estado de espírito que é muito comum no caso dos pecadores. Eles sabem que são pecadores, mas não estão dispostos a confessar sua culpa. Eles tentam esconder isso. Eles adiam, ou tentam remover muito longe, todo o assunto. Eles se esforçam para desviar suas mentes e transformar seus pensamentos em um assunto tão doloroso quanto a idéia de culpa – por ocupação, diversão ou mesmo mergulhando em cenas de dissipação. Às vezes, de fato, eles são bem sucedidos nisso; mas, às vezes, como no caso do salmista, o problema na lembrança dos pecados se torna cada vez mais profundo, destruindo seu descanso e desperdiçando sua força, até que eles façam humilde confissão, e “então” a mente encontra descanso.

Meus ossos envelheceram – minha força falhou; minha força estava exausta; parecia que a decrepitude da idade estava vindo sobre mim. A palavra aqui usada e traduzida como “encerado” indicava corretamente “decadência” ou o desgaste da força por decadência lenta. Todos testemunharam o efeito prostrante do sofrimento excessivo.

Através do meu rugido – Meus gritos de angústia e angústia. Veja as notas no Salmo 22: 1 . O significado aqui é que sua tristeza foi tão grande que levou a gritos altos e apaixonados; e isso bem descreve a condição de uma mente sob profunda angústia na lembrança do pecado e na apreensão da ira de Deus.

Durante todo o dia – continuamente; sem intervalo.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 32: 3 . Quando eu mantive o silêncio, meus ossos ficaram velhos Como eu mantive o silêncio, meus ossos foram consumidos. Mudge e Houb. Veja Provérbios 17:22 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 32: 3-5 . Quando eu mantive o silêncio – Nomeadamente, de uma confissão plena e aberta dos meus pecados, e de derramar minha alma a Deus em sérias e fervorosas orações por perdão e paz. Meus ossos envelheceram – Meus espíritos falharam e a força do meu corpo se deteriorou; através do meu rugido durante todo o dia – Por causa dos contínuos horrores da minha consciência e do sentimento da ira de Deus, com os quais eu ainda estava bastante oprimido e oprimido do que levado a um completo arrependimento. Porque a tua mão pesava sobre mim – a tua mão aflitiva, recordando os meus pecados e enchendo-me de teus terrores por eles. Minha umidade está virada, etc. – Minha umidade muito radical é, de certa maneira, seca e desperdiçada por medos e tristezas excessivos. Eu disse, confessarei minhas transgressões, etc. – Finalmente, tomei uma resolução completa de que não procuraria mais em vão esconder meus pecados do olho que tudo vê de Deus, mas que confessaria aberta e sinceramente e lamentaria todos os meus pecados, com todos os seus agravos e humildemente. implorar o perdão deles. Observe, leitor, esta é a verdadeira e única maneira de encontrar paz de consciência. Aqueles que teriam o conforto do perdão de seus pecados devem, como Davi, se envergonhar por uma penitente confissão deles. E devemos ser particulares em nossas confissões, assim e assim fiz; e, ao fazê-lo, tenho feito muito perversamente. E devemos confessar a justiça do castigo, ou correção, que sofremos pelo pecado, dizendo: O Senhor é justo em tudo o que ele trouxe sobre nós, e merecemos um castigo muito mais severo. Não sou mais digno de ser chamado teu filho. Devemos confessar nossos pecados com vergonha e santo rubor, com medo e tremor santo. E se dermos frutos dignos desse arrependimento, certamente, como Davi, obteremos perdão. E perdoaste a iniqüidade do meu pecado – Ou seja, a culpa do meu pecado ou o meu pecado pecaminoso excessivo; duas palavras, significando a mesma coisa ( iniqüidade e pecado ) , estando aqui reunidas por meio de um agravo, de acordo com a maneira dos hebreus. Observe novamente, leitor: Davi fala com confiança de que o Senhor o havia perdoado. Ele recebeu um senso de perdão, o conhecimento da salvação, pelo perdão de seus pecados, e assim você pode: ver Lucas 1:77 . Ó busca esta bênção com todo o teu coração!

Comentário de E.W. Bullinger

manteve o silêncio: da confissão. Provavelmente durante o ano mencionado em 2 Samuel 12: 1-5 .

rugindo = angústia irreprimível. Confissão ainda não articulada.

Comentário de Adam Clarke

Quando eu mantive o silêncio – Antes de me humilhar e confessar meu pecado, minha alma estava sob o horror mais profundo. “Eu rugi o dia todo;” e senti a mão de Deus pesada sobre minha alma.

Comentário de John Calvin

3. Quando eu mantive o silêncio, meus ossos se perderam. Aqui Davi confirma, por sua própria experiência, a doutrina que ele havia estabelecido; a saber, que quando humilhado sob a mão de Deus, ele sentiu que nada era tão miserável a ponto de ser privado de seu favor: pelo que ele sugere, que essa verdade não pode ser entendida corretamente até que Deus nos tente com um sentimento de raiva. Ele também não fala de um mero julgamento comum, mas declara que foi inteiramente subjugado com o extremo rigor. E certamente, a lentidão de nossa carne, nesse assunto, não é menos maravilhosa que sua dureza. Se não somos atraídos por meios forçados, nunca nos apressaremos em buscar a reconciliação com Deus com tanta sinceridade quanto deveríamos. Em suma, o escritor inspirado nos ensina, por seu próprio exemplo, que nunca percebemos quão grande é a felicidade de gozar o favor de Deus, até que tenhamos sentido completamente de conflitos graves com tentações internas, quão terrível é a ira de Deus. Ele acrescenta que, se ele estava calado, ou se ele tentava aumentar sua dor chorando e rugindo, (661) seus ossos envelheciam; em outras palavras, toda a sua força secou. A partir disso, segue-se que, independentemente de onde quer que o pecador possa se transformar, ou de qualquer maneira que seja afetado mentalmente, sua doença não é em nenhum grau aliviada, nem seu bem-estar em nenhum grau é promovido, até que ele seja restaurado para o favor de Deus. Acontece frequentemente que aqueles são torturados com a dor mais aguda que morde e devoram interiormente sua tristeza, e a mantêm fechada e calada por dentro, sem descobri-la, embora depois sejam apreendidos como com súbita loucura e a força de seus sentimentos. a dor explode com o ímpeto maior, por mais tempo que ela é contida. Pelo termo silêncio, Davi não significa insensibilidade nem estupidez, mas aquele sentimento que fica entre paciência e obstinação, e que é tanto aliado ao vício quanto à virtude. Pois seus ossos não foram consumidos com a idade, mas com os terríveis tormentos de sua mente. Seu silêncio, no entanto, não foi o silêncio da esperança ou da obediência, pois não trouxe alívio à sua miséria.

Comentário de John Wesley

Quando mantive o silêncio, meus ossos envelheceram através do meu rugido o dia inteiro.

Silêncio – De uma confissão completa e aberta dos meus pecados.

Velho – meu espírito falhou e a força do meu corpo se deteriorou.

Rugindo – Por causa dos contínuos horrores da minha consciência e do sentimento da ira de Deus.

Referências Cruzadas

Gênesis 3:8 – Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim.

1 Samuel 31:13 – Depois enterraram seus ossos debaixo de uma tamargueira em Jabes, e jejuaram por sete dias.

2 Samuel 11:27 – Passado o luto, Davi mandou que a trouxessem para o palácio; ela se tornou sua mulher e teve um filho dele. Mas o que Davi fez desagradou ao Senhor.

2 Samuel 12:1 – E o Senhor enviou a Davi o profeta Natã. Ao chegar, ele disse a Davi: “Dois homens viviam numa cidade, um era rico e o outro, pobre.

2 Samuel 21:12 – ele mandou recolher os ossos de Saul e de Jônatas, tomando-os dos cidadãos de Jabes-Gileade. ( Eles haviam roubado os ossos da praça de Bete-Seã, onde os filisteus os tinham pendurado, no dia em que mataram Saul no monte Gilboa. )

Jó 3:24 – Pois me vêm suspiros em vez de comida; meus gemidos transbordam como água.

Jó 30:17 – A noite penetra os meus ossos; minhas dores me corroem sem cessar.

Jó 30:30 – Minha pele escurece e cai; meu corpo queima de febre.

Salmos 6:2 – Misericórdia, Senhor, pois vou desfalecendo! Cura-me, Senhor, pois os meus ossos tremem:

Salmos 22:1 – Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste? Por que estás tão longe de salvar-me, tão longe dos meus gritos de angústia?

Salmos 31:9 – Misericórdia, Senhor! Estou em desespero! A tristeza me consome a vista, o vigor e o apetite.

Salmos 38:3 – Por causa de tua ira todo o meu corpo está doente; não há saúde nos meus ossos por causa do meu pecado.

Salmos 38:8 – Sinto-me muito fraco e totalmente esmagado; meu coração geme de angústia.

Salmos 51:8 – Faze-me ouvir de novo júbilo e alegria; e os ossos que esmagaste exultarão.

Salmos 102:3 – Esvaem-se os meus dias como fumaça; meus ossos queimam como brasas vivas.

Provérbios 28:13 – Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.

Isaías 51:20 – Seus filhos desmaiaram; eles jazem no início de cada rua, como antílope pego numa rede. Estão cheios da ira do Senhor e com a repreensão do seu Deus.

Isaías 57:17 – Por causa da sua cobiça pervesa fiquei indignado e o feri; fiquei irado e escondi o meu rosto. Mas ele continuou extraviado, seguindo os caminhos que escolheu.

Isaías 59:11 – Todos nós urramos como ursos; gememos como pombas. Procuramos justiça, e nada! Buscamos livramento, mas está longe!

Jeremias 31:18 – “Ouvi claramente Efraim lamentando-se: ‘Tu me disciplinaste como a um bezerro indomado, e fui disciplinado. Traze-me de volta, e voltarei, porque tu és o Senhor, o meu Deus.

Lamentações 1:3 – Em aflição e sob trabalhos forçados, Judá foi levado ao exílio. Vive entre as nações sem encontrar repouso. Todos os que a perseguiram a capturaram em meio ao seu desespero.

Lamentações 3:4 – Fez que a minha pele e a minha carne envelhecessem e quebrou os meus ossos.

Lamentações 3:8 – Mesmo quando chamo ou grito por socorro, ele rejeita a minha oração.

Oséias 7:14 – Eles não clamam a mim do fundo do coração quando gemem orando em suas camas. Ajuntam-se por causa do trigo e do vinho, mas se afastam de mim.

Lucas 15:15 – Por isso foi empregar-se com um dos cidadãos daquela região, que o mandou para o seu campo a fim de cuidar de porcos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *