Estudo de 2 Samuel 12:1 – Comentado e Explicado

O Senhor mandou a Davi o profeta Natã; este entrou em sua casa e disse-lhe: Dois homens moravam na mesma cidade, um rico e outro pobre.
2 Samuel 12:1

Comentário de Albert Barnes

Natã veio a Davi como se pedisse sua decisão judicial sobre o caso a ser submetido a ele (compare 2 Samuel 14: 2-11 ; 1 Reis 20: 35-41 ). As circunstâncias da história são primorosamente inventadas para aumentar a pena de Davi pelos oprimidos e sua indignação contra o opressor 1 Samuel 25:13 , 1 Samuel 25:22 .

Comentário de Thomas Coke

2 Samuel 12: 1 . Havia dois homens, etc. – Ver Juízes 9: 7 . Não é fácil conceber algo mais magistral e requintado do que a atual parábola. Coloca o caráter de Nathan em um belo ponto de vista e, ao mesmo tempo, oferece aos ministros da religião uma lição viva de como administrar o grande e difícil dever de reprovação com sabedoria e discrição. Podemos apenas observar que não há necessidade de parábolas, assim como de símiles, para corresponder exatamente em cada detalhe. É suficiente se a grande e principal verdade almejada for delineada de maneira forte e conspícua.

Comentário de Joseph Benson

2 Samuel 12: 1 . O Senhor enviou Natã a Davi – Quando os meios comuns não despertaram Davi para o arrependimento, Deus seguiu um curso extraordinário. Assim, o misericordioso Senhor se compadece e impede aquele que havia abandonado tão terrivelmente a Deus. Ele disse – Ele prudentemente anuncia sua repreensão com uma parábola, à maneira das nações orientais, para que ele possa surpreender Davi, e fazer com que ele desavisado se pronuncie contra si mesmo.

Comentário de E.W. Bullinger

o SENHOR. Hebraico. Jeová . App-4.

enviado . Ver 2 Samuel 11:27 .

Nathan . Septuaginta e Siríaco liam “Natã, o profeta” . Ele veio. Compare o título do psa 51.

homens . Hebraico. “ish. App-14.

Comentário de Adam Clarke

city – See a discourse on fables at the end of Judges 9:56 ; Havia dois homens em uma cidade – Veja um discurso sobre fábulas no final de Juízes 9:56 ; (nota) e um discurso sobre escrita parabólica no final do décimo terceiro capítulo de Mateus.

Não há nada nesta parábola que exija ilustração; sua inclinação é evidente; e foi concebido para fazer Davi, sem querer, condenar a si mesmo. Estava nas mãos de Davi, quais eram suas próprias cartas nas mãos de Urias, corajoso, mas infeliz.

Comentário de John Wesley

E o SENHOR enviou Natã a Davi. E ele veio a ele e disse-lhe: Havia dois homens em uma cidade; o rico e o outro pobre.

O Senhor enviou – Quando os meios comuns não despertaram Davi para o arrependimento, Deus seguiu um curso extraordinário. Assim, o misericordioso Deus se compadece e evita aquele que havia abandonado tão terrivelmente a Deus.

Ele disse – Ele prudentemente anuncia sua repreensão com uma parábola, à maneira das nações orientais, para que ele possa surpreender Davi, e fazer com que ele desavisado se pronuncie contra si mesmo.

Referências Cruzadas

Juízes 9:7 – Quando Jotão soube disso, subiu ao topo do monte Gerizim e gritou para eles: “Ouçam-me, cidadãos de Siquém, para que Deus os ouça.

2 Samuel 7:1 – O rei Davi já morava em seu palácio e o Senhor lhe dera descanso de todos os seus inimigos ao redor.

2 Samuel 11:10 – Quando informaram a Davi que Urias não tinha ido para casa, ele lhe perguntou: “Depois da viagem que você fez, por que não foi para casa? “

2 Samuel 11:25 – Davi mandou o mensageiro dizer a Joabe: “Não fique preocupado com isso, pois a espada não escolhe a quem devorar. Reforce o ataque à cidade até destruí-la”. E ainda insistiu com o mensageiro que encorajasse Joabe.

2 Samuel 14:5 – “Qual é o seu problema? “, perguntou-lhe o rei, e ela respondeu: “Sou viúva, meu marido morreu

2 Samuel 14:14 – Que teremos que morrer um dia, é tão certo como não se pode recolher a água que se espalhou pela terra. Mas Deus não tira a vida; pelo contrário, cria meios para que o banido não permaneça afastado dele.

2 Samuel 24:11 – Levantando-se Davi pela manhã, o Senhor já tinha falado a Gade, o vidente dele:

1 Reis 13:1 – Por ordem do Senhor um homem de Deus foi de Judá a Betel, quando Jeroboão estava de pé junto ao altar para queimar incenso.

1 Reis 18:1 – Depois de um longo tempo, no terceiro ano da seca, a palavra do Senhor veio a Elias: “Vá apresentar-se a Acabe, pois enviarei chuva sobre a terra”.

1 Reis 20:35 – Por ordem do Senhor um dos discípulos dos profetas disse ao seu companheiro: “Fira-me”, mas o homem se recusou a fazê-lo.

2 Reis 1:3 – Mas o anjo do Senhor disse ao tesbita Elias: “Vá encontrar-se com os mensageiros do rei de Samaria e lhes pergunte: ‘Acaso não há Deus em Israel? Por que vocês vão consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom? ’

Salmos 51:1 – Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões.

Isaías 5:1 – Cantarei para o meu amigo o seu cântico a respeito de sua vinha: Meu amigo tinha uma vinha na encosta de uma fértil colina.

Isaías 57:17 – Por causa da sua cobiça pervesa fiquei indignado e o feri; fiquei irado e escondi o meu rosto. Mas ele continuou extraviado, seguindo os caminhos que escolheu.

Mateus 21:33 – “Ouçam outra parábola: Havia um proprietário de terras que plantou uma vinha. Colocou uma cerca ao redor dela, cavou um tanque para prensar as uvas e construiu uma torre. Depois arrendou a vinha a alguns lavradores e foi fazer uma viagem.

Lucas 15:11 – Jesus continuou: “Um homem tinha dois filhos.

Lucas 16:19 – “Havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho fino e vivia no luxo todos os dias.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *