Estudo de Salmos 40:16 – Comentado e Explicado

Ao contrário, exultem e se alegrem em vós todos os que vos procuram; digam sem cessar aqueles que desejam vosso auxílio: Glória ao Senhor.
Salmos 40:16

Comentário de Albert Barnes

Let all those that seek thee – All those who desire to know thee; to understand thy ways; to be thy friends. The phrase is used to denote the truly pious, because it is a characteristic of all such that they truly desire to be acquainted with God, and to find the way which leads to his favor.

Rejoice and be glad in thee –

(1) By finding thee, or securing the object which they sought;

(2) in thee, as the source of all true comfort and joy.

The prayer is that all such may be successful in their efforts, while those who have no such aim may be disappointed, Psalm 40:14 .

Let such as love thy salvation –

(a) Thy method of salvation, or the appointed way by which men may be saved; e

(b) the salvation itself – deliverance from the guilt and dominion of sin, and complete and eternal restoration to the favor of God.

Say continually, The Lord be magnified – See the notes at Psalm 35:27 , where the same expression occurs.

Comentário de E.W. Bullinger

Deixei. Alguns códigos, com sete edições impressas anteriores, aramaico, Septuaginta, Siríaco e Vulgata, liam “E vamos” . Compare Salmos 35:27 ; Salmos 70: 4 .

Comentário de Adam Clarke

Que todos aqueles que te buscam – fiquem contentes – Ao fazer oração e súplica a ti, que sempre o encontrem, para que possam engrandecer-te pelas bênçãos que recebem.

Ame a tua salvação – Que deseja sinceramente ser salvo do pecado: salvo à tua maneira e nos teus próprios termos.

O Senhor seja engrandecido – Deus seja louvado continuamente pelas bênçãos contínuas que derrama.

Comentário de John Calvin

16. Que todos os que te buscam se alegrem e se regozijem em ti. Aqui, Davi usa outro argumento – que ele costuma adotar em outros lugares – para obter libertação; não que seja necessário alegar razões para persuadir Deus, mas porque é proveitoso confirmar nossa fé com esses apoios. Como, então, é a vontade de Deus que ele seja conhecido em seu caráter gracioso, não apenas de um ou dois, mas da generalidade de todos os homens, sempre que ele garante a libertação de qualquer um de seus filhos, é um benefício comum que todos os fiéis devem aplicar a si mesmos quando vêem na pessoa de um homem de que maneira Deus, que nunca é inconsistente consigo mesmo, agirá em relação a todo o seu povo. Davi, portanto, mostra que ele não pede nada para si mesmo individualmente, mas o que diz respeito a toda a Igreja. Ele ora para que Deus alegrar o coração de todos os santos, ou proporcionar-lhes todas as causas comuns de alegria: para que, assegurados de sua prontidão em ajudá-los, eles possam recorrer a ele com maior entusiasmo. Portanto, concluímos que, no caso de todo indivíduo, Deus dá uma prova de sua bondade para conosco. Além disso, aqueles que amam a tua salvação também são dignos de serem observados por nós. Podemos deduzir disso, que nossa fé só se provou genuína quando não esperamos nem desejamos preservação, a não ser somente por Deus. Aqueles que inventam vários modos e meios de preservação para si neste mundo, desprezam e rejeitam a salvação que Deus nos ensinou a esperar somente dele. O que já foi dito antes, aqueles que te buscam, têm o mesmo propósito. Se alguém depender inteiramente de Deus e desejar ser salvo por sua graça, ele deve renunciar a toda esperança vã e empregar todos os seus pensamentos para a recepção de sua força. Aqui, novamente, devemos observar que duas coisas se contrastam. Anteriormente, Davi havia dito que os ímpios buscavam sua vida; agora ele atribui aos fiéis um sentimento bastante contrário, a saber, que eles buscam a Deus. Da mesma maneira, ele relatou as censuras e escárnio dos ímpios, enquanto eles diziam: Ah, ah! e agora ele apresenta o discurso de Deus de maneira muito diferente, dizendo: O Senhor seja engrandecido!

Referências Cruzadas

Salmos 22:26 – Os pobres comerão até ficarem satisfeitos; aqueles que buscam o Senhor o louvarão! Que vocês tenham vida longa!

Salmos 35:27 – Cantem de alegria e regozijo todos os que desejam ver provada a minha inocência, e sempre repitam: “O Senhor seja engrandecido! Ele tem prazer no bem-estar do seu servo”.

Salmos 68:3 – Alegrem-se, porém, os justos! Exultem diante de Deus! Regozijem-se com grande alegria!

Salmos 105:3 – Gloriem-se no seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam o Senhor.

Salmos 119:81 – Estou quase desfalecido, aguardando a tua salvação, mas na tua palavra coloquei a esperança.

Salmos 119:111 – Os teus testemunhos são a minha herança permanente; são a alegria do meu coração.

Salmos 119:123 – Os meus olhos fraquejam, aguardando a tua salvação e o cumprimento da tua justiça.

Salmos 119:166 – Aguardo a tua salvação, Senhor, e pratico os teus mandamentos.

Isaías 65:13 – Portanto, assim diz o Soberano Senhor: “Os meus servos comerão, e vocês passarão fome; os meus servos beberão, e vocês passarão sede; os meus servos se regozijarão, e vocês passarão vergonha;

Mateus 13:45 – “O Reino dos céus também é como um negociante que procura pérolas preciosas.

Lucas 1:46 – Então disse Maria: “Minha alma engrandece ao Senhor

Atos dos Apóstolos 19:17 – Quando isso se tornou conhecido de todos os judeus e os gregos que viviam em Éfeso, todos eles foram tomados de temor; e o nome do Senhor Jesus era engrandecido.

Filipenses 3:7 – Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *