Estudo de Salmos 62:7 – Comentado e Explicado

Só em Deus encontrarei glória e salvação. Ele é meu rochedo protetor, meu refúgio está nele.
Salmos 62:7

Comentário de Albert Barnes

Em Deus está a minha salvação – Veja Salmo 62: 1 . Isto é, sua salvação, sua segurança, sua libertação antecipada deveriam vir somente de Deus.

E minha glória – Aquilo em que me gloria ou me glorio; a fonte de tudo em mim que é glorioso ou honroso. ele glorificou que havia um Deus assim; ele glorificou que Ele era seu Deus.

A rocha da minha força – A rocha forte; o refúgio que não pode ser atacado com sucesso; onde me sentirei forte e seguro. Veja as notas no Salmo 18: 2 .

Meu refúgio – Aquele para o qual posso fugir em busca de segurança. Veja as notas no Salmo 46: 1 .

Comentário de E.W. Bullinger

Em Deus está = Sobre Deus [depende] minha salvação.

Comentário de Adam Clarke

Em Deus está a minha salvação – ????? ?? al Elohim : “Sobre Deus está a minha salvação;” ele assumiu isso. E minha glória – a preservação do meu estado e a segurança do meu reino.

Comentário de John Calvin

7. Em Deus está a minha salvação. Uma expressão é aqui amontoada sobre a outra, e isso aparentemente porque ele desejava controlar aquela enfermidade de disposição que nos torna tão propensos a adotar exercícios errados. Podemos emitir um reconhecimento passageiro e ocasional de que nossa única ajuda é encontrada em Deus e, no entanto, em breve demonstrar nossa desconfiança nele, ocupando-nos em todas as direções para complementar o que consideramos defeituoso em seu auxílio. Os vários termos que ele emprega para expressar a suficiência de Deus como libertador podem, assim, ser considerados tantos argumentos de constância, ou tantos cheques que ele aplicaria à desobediência do coração carnal, sempre disposto a depender do apoio de Deus. outros ao invés de Deus. É assim que ele anima seu próprio espírito; e a seguir, encontramos ele se dirigindo a outros, chamando-os a entrar no mesmo conflito e a colher a mesma vitória e triunfo. Pelo povo, parece haver pouca dúvida de que ele se refere aos judeus. Como os gentios ainda não eram visitados pela verdadeira religião e revelação divina, era apenas na Judéia que Deus podia ser objeto de confiança e invocação religiosa; e pareceria que, ao distinguir o povo escolhido do Senhor dos pagãos circundantes, ele insinua quão vergonhoso seria neles não se dedicar inteiramente a Deus, sendo, como eram, os filhos de Abraão, favorecidos com o povo. descoberta de sua graça e especialmente tomada sob sua proteção divina. A expressão, em todos os momentos, significa tanto em prosperidade quanto em adversidade, intimando a dignidade de culpa daqueles que vacilam e sucumbem sob todas as variações de suas circunstâncias externas. Deus tenta seus filhos com aflições, mas aqui eles são ensinados por Davi a cumpri-los com constância e coragem. Os hipócritas, que são altos em seus louvores a Deus, enquanto a prosperidade brilha sobre suas cabeças, enquanto seu coração lhes falha na primeira abordagem da provação, desonram seu nome, colocando uma limitação extremamente prejudicial ao seu poder. Somos obrigados a honrar seu nome lembrando, em nossas maiores extremidades, que a Ele pertencem as questões da morte. E, como estamos muito aptos nessas ocasiões para calar nossa aflição em nosso próprio peito – uma circunstância que só pode agravar o problema e imbuir a mente contra Deus, Davi não poderia ter sugerido um expediente melhor do que o de dispensar nossos cuidados. ele, e assim, por assim dizer, derramando nossos corações diante dele. Sempre se descobre que quando o coração é pressionado sob uma carga de angústia, não há liberdade na oração. (419) Sob circunstâncias difíceis, devemos nos confortar ao refletir que Deus estenderá alívio, desde que apenas os livremos sobre sua consideração. O que o salmista aconselha é ainda mais necessário, considerando a tendência travessa que temos naturalmente para manter nossos problemas contidos em nossos seios até que eles nos levem ao desespero. Geralmente, de fato, os homens demonstram muita ansiedade e ingenuidade ao tentar escapar dos problemas que eventualmente os pressionam; mas enquanto eles evitam entrar na presença de Deus, eles apenas se envolvem em um labirinto de dificuldades. Para não insistir mais nas palavras, Davi deve ser considerado aqui expor esse princípio doente, mas profundamente enraizado em nossa natureza, que nos leva a esconder nossas mágoas e a refletir sobre elas, em vez de nos aliviarmos imediatamente derramando nossas orações e reclamações diante de Deus. A conseqüência é que estamos cada vez mais distraídos com nossas angústias e nos fundimos em um estado de desespero sem esperança. No final do versículo, ele diz, em referência às pessoas em geral, o que ele havia dito de si mesmo individualmente, que a segurança delas era encontrada apenas sob a proteção divina.

Referências Cruzadas

Salmos 3:3 – Mas tu, Senhor, és o escudo que me protege; és a minha glória e me fazes andar de cabeça erguida.

Salmos 4:2 – Até quando vocês, ó poderosos, ultrajarão a minha honra? Até quando estarão amando ilusões e buscando mentiras? Pausa

Salmos 18:2 – O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus é o meu rochedo, em quem me refugio. Ele é o meu escudo e o poder que me salva, a minha torre alta.

Salmos 18:46 – O Senhor vive! Bendita seja a minha Rocha! Exaltado seja Deus, o meu Salvador!

Salmos 94:22 – Mas o Senhor é a minha torre segura; o meu Deus é a rocha em que encontro refúgio.

Salmos 95:1 – Venham! Cantemos ao Senhor com alegria! Aclamemos a Rocha da nossa salvação.

Isaías 26:4 – Confiem para sempre no Senhor, pois o Senhor, somente o Senhor, é a Rocha eterna.

Isaías 45:25 – Mas no Senhor todos os descendentes de Israel serão considerados justos e exultarão.

Jeremias 3:23 – De fato, a agitação idólatra nas colinas e o murmúrio nos montes é um engano. No Senhor, no nosso Deus, está a salvação de Israel.

Jeremias 9:23 – Assim diz o Senhor: “Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza,

1 Coríntios 1:30 – É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,

Gálatas 6:14 – Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *