Estudo de Salmos 69:27 – Comentado e Explicado

Deixai-os acumular falta sobre falta, e jamais sejam por vós reconhecidos como justos.
Salmos 69:27

Comentário de Albert Barnes

Acrescente iniqüidade à sua iniqüidade – Margem, “punição da iniqüidade”. A tradução literal é: “Dê iniqüidade à sua iniqüidade”. Lutero entende isso como uma oração para que “o pecado possa ser punido pelo pecado”; isto é, que eles possam, como punição por seus pecados anteriores, ser deixados a cometer crimes ainda mais agravados e, assim, recorrer a eles mesmos uma punição mais severa. Assim, Rosenmuller declara: “Sofra para acumular pecados, correndo de um pecado para outro, até que seus crimes amadurecem e seu castigo destinado lhes sobrevenha.” Uma idéia semelhante a essa ocorre em Romanos 1:28 , onde Deus é representado como tendo “entregue o pagão a uma mente reprovada, para fazer as coisas que não são convenientes”

se encaixava ou era adequado – “ porque eles não gostavam de retê-lo em seus conhecimentos”. Talvez esta seja a interpretação mais natural aqui, embora tenha sido sugerida outra que o original apresentará. De acordo com isso, há aqui uma alusão ao duplo sentido do termo equívoco traduzido por “iniquidade” – ??? ?âvôn – que denota adequadamente o pecado como tal, ou por si só considerado, mas que às vezes parece denotar o pecado em suas consequências ou efeitos . Esta última é a interpretação adotada pelo Prof. Alexander. Assim entendida, é uma oração que Deus acrescente ou dê ao pecado deles o que o pecado merecia; ou, em outras palavras, que ele a puniria “como” merecia.

E não entrem na tua justiça – não sejam tratados “como” justos; como aqueles que são considerados por “ti” como justos. Que sejam tratados como merecem. É o mesmo que rezar para que um assassino não seja tratado como um homem inocente; um ladrão, como se ele fosse um homem de paz; ou um homem desonesto, como se fosse honesto. Que as pessoas sejam consideradas e tratadas como elas “são de fato”; ou, como eles merecem ser tratados. Parece difícil perceber por que essa oração não pode ser feita com propriedade e com um coração benevolente – pois isso é o que todos os oficiais de justiça estão se esforçando para realizar.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 69:27 . Acrescente iniquidade, etc. – ou dê, ou permita, como a palavra original pode ser traduzida. Esta frase será melhor traduzida de acordo com a versão antiga; Deixe-os ou permita que eles caiam de uma maldade para outra. Não é incomum para Deus, como punição de alguns grandes pecados ou pecados, embora não infunde nos homens nenhuma malignidade, mas retirando sua graça e deixando-os para si mesmos, para que eles cometam mais pecados e assim sejam. longe de ser reformado, como diariamente para ficar cada vez pior; ser obstinado e, portanto, finalmente, nunca entrar na justiça de Deus : ou seja, naquele caminho de justificação e obediência que é exigido por ele e será aceito por ele; ou em sua misericórdia, como a palavra original frequentemente significa, para sermos participantes dela.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 69:27 . Acrescente iniquidade à sua iniquidade – Ou, ou permita, como ??? , tenah, pode ser adequadamente traduzido. A versão antiga expressa com precisão o significado do salmista: deixe, ou permita, que eles caiam de uma maldade para outra. Não é incomum para Deus, como punição de alguns grandes pecados ou pecados, embora não infunda os homens com nenhum mal, ainda assim, retirando sua graça e deixando-os para si mesmos, sofrendo-os para cometer mais pecados e ser tão longe de ser reformada, como diariamente se tornando cada vez pior e, finalmente, tornar-se bastante obsoleta e irrecuperável. As palavras, no entanto, podem ser traduzidas: Adicione punição ao seu castigo, (pois a palavra ??? é freqüentemente usada para punir a iniquidade.) Envie um julgamento sobre eles após o outro, sem cessar. E que eles não entrem na tua justiça – No caminho de obediência que exiges e que aceitas, a obediência da fé no Messias e no seu evangelho, produzindo amor e santidade e justiça universais; ou, para tua misericórdia, tua misericórdia de perdão, como a palavra original frequentemente significa, para sermos participantes dela. Que eles não se interessem pela justiça eterna que o Messias trará ao mundo, Daniel 9:24 ; a justiça de Deus pela fé, revelada no evangelho e testemunhada pela lei e pelos profetas, Filipenses 3: 9 ; Romanos 1:17 ; e Romanos 3: 9 , etc., segundo os quais Deus justifica os ímpios e os aceita como justos aos seus olhos. Pois essa foi a justiça que os judeus rejeitaram, Romanos 10: 3 , de acordo com esta previsão. Assim, como o primeiro ramo deste versículo prediz que eles são culpados de muitos pecados e acrescentam iniqüidade à iniqüidade, isso prediz a rejeição e, portanto, a exclusão de um interesse no único remédio, a remissão de pecados pela fé em Deus. o Mediador, e a santidade e felicidade daí decorrentes.

Comentário de E.W. Bullinger

Adicionar. Referindo-se à leitura nos Salmos 69:26 .

iniqüidade. Hebraico ” avah . App-44. Colocado aqui pela Figura do discurso Metonímia (de Efeito), pelo castigo merecido por ela.

Comentário de Adam Clarke

Acrescente iniqüidade à sua iniqüidade – ???? ?? ??? ??? tenah avon al avonam ; dê iniqüidade, isto é, a recompensa disso, sobre ou por sua iniqüidade. Ou, como o original significa perversidade, trate sua perversidade com perversidade: aja, em seus julgamentos, tão torto para eles quanto eles torceram para você. Eles receberão, no caminho da punição, o que eles fizeram no caminho da opressão.

Comentário de John Calvin

27. Acrescente iniqüidade à sua iniqüidade. Como a palavra hebraica ??? , avon, significa às vezes culpa e iniqüidade, alguns traduzem o versículo assim: Adicione tu, isto é, tu, ó Deus! punição para a punição Outros a estendem ainda mais, considerando-a como uma oração para que homens maus possam puni-los por sua maldade. Mas é abundantemente evidente, a partir da segunda cláusula, que o que Davi mais ora é, como é quase universalmente admitido, que Deus, tirando todo o seu espírito dos ímpios, os entregaria a uma mente reprovada, para que eles nunca pudessem procurar ou deseje ser levado ao arrependimento e emendas genuínos. Alguns interpretam a frase que entra em retidão como significado a ser absolvido ou absolvido; (91) mas parece querer o espírito da linguagem aqui usada, pela qual Davi pretende expressar muito mais. Consequentemente, as palavras devem ser expostas da seguinte forma: aumentem cada vez mais a iniquidade, e repudiem com aversão todo pensamento de emenda, para manifestar que estão totalmente alienados de Deus. (92) Como essa forma de expressão é familiar aos Escritos Sagrados, e em todos os lugares a serem encontrados, não devemos pensar que é dura; e arrancá-lo, como alguns fazem, a fim de evitar o que pode parecer absurdo, é ridículo. A explicação que eles dão é que Deus acrescenta pecados aos pecados, permitindo-os; (93) e eles defendem tal exposição afirmando que este é um idioma da língua hebraica, uma afirmação cuja precisão nenhum acadêmico hebraico admitirá. Tampouco é necessário apresentar qualquer queixa para desculpar a Deus; pois, quando ele cega os réprobos, basta que saibamos que ele tem boas e justas causas para fazê-lo; e é em vão que os homens murmurem e discutam com ele, como se pecassem apenas por seu impulso. Embora as causas pelas quais eles estão cegos às vezes estejam ocultas no propósito secreto da Deidade, não há um homem que não seja reprovado por sua própria consciência; e é nosso dever adorar e admirar os altos mistérios de Deus, que superam nosso entendimento. Dizem justamente que “os julgamentos de Deus são muito profundos” ( Salmos 36: 6 ). Certamente seria altamente perverso envolver Deus em uma parte da culpa dos iníquos, sempre que ele executar seus julgamentos sobre eles; como, por exemplo, quando ele executa o julgamento ameaçado na passagem diante de nós. A quantia é que os ímpios são mergulhados em um profundo abismo de iniqüidade pela justa vingança do Céu, para que nunca mais voltem a um entendimento compreensivo, e que aquele que é imundo se torne ainda mais imundo, (94) ( Apocalipse 22). (11 ). Observemos ainda que eu não explico a justiça de Deus como denotando a justiça que Ele concede aos seus eleitos ao regenerá-los pelo seu Espírito Santo, mas a santidade manifestada na vida que é tão bem. agradável a ele.

Comentário de John Wesley

Acrescente iniquidade à sua iniquidade; e não entrem na tua justiça.

Adicione murcha – entregue-os às suas próprias concupiscências.

Não os deixe – Participe da tua justiça, ou da tua misericórdia e bondade.

Referências Cruzadas

Exodo 8:15 – Mas quando o faraó percebeu que houve alívio, obstinou-se em seu coração e não deu mais ouvidos a Moisés e a Arão, conforme o Senhor tinha dito.

Exodo 8:32 – Mas também dessa vez o faraó obstinou-se em seu coração e não deixou que o povo saísse.

Exodo 9:12 – Mas o Senhor endureceu o coração do faraó, e ele se recusou a atender Moisés e Arão, conforme o Senhor tinha dito a Moisés.

Levítico 26:39 – Os que sobreviverem apodrecerão na terra do inimigo por causa dos seus pecados, e também por causa dos pecados dos seus antepassados.

Salmos 24:5 – Ele receberá bênçãos do Senhor, e Deus, o seu Salvador lhe fará justiça.

Salmos 81:12 – Por isso os entreguei ao seu coração obstinado, para seguirem os seus próprios planos.

Salmos 109:17 – Ele gostava de amaldiçoar: venha sobre ele a maldição! Não tinha prazer em abençoar: afaste-se dele a bênção!

Isaías 5:6 – Farei dela um terreno baldio; não será podada nem capinada, espinheiros e ervas daninhas crescerão nela. Também ordenarei às nuvens que não derramem chuva sobre ela”.

Isaías 26:10 – Ainda que se tenha compaixão do ímpio, ele não aprenderá a justiça; na terra da retidão ele age perversamente, e não vê a majestade do Senhor.

Mateus 21:19 – Vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela, mas nada encontrou, a não ser folhas. Então lhe disse: “Nunca mais dê frutos! ” Imediatamente a árvore secou.

Mateus 23:31 – Assim, vocês testemunham contra si mesmos que são descendentes dos que assassinaram os profetas.

Mateus 27:4 – E disse: “Pequei, pois traí sangue inocente”. E eles retrucaram: “Que nos importa? A responsabilidade é sua”.

Romanos 1:28 – Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam.

Romanos 9:18 – Portanto, Deus tem misericórdia de quem ele quer, e endurece a quem ele quer.

Romanos 9:31 – mas Israel, que buscava uma lei que trouxesse justiça, não a alcançou.

Romanos 10:2 – Pois posso testemunhar que eles têm zelo por Deus, mas o seu zelo não se baseia no conhecimento.

2 Tessalonicenses 2:11 – Por essa razão Deus lhes envia um poder sedutor, a fim de que creiam na mentira,

2 Timóteo 4:14 – Alexandre, o ferreiro, causou-me muitos males. O Senhor lhe dará a retribuição pelo que fez.

Apocalipse 22:10 – Então me disse: “Não sele as palavras da profecia deste livro, pois o tempo está próximo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *