Estudo de Salmos 69:35 – Comentado e Explicado

Sim, Deus salvará Sião e reconstruirá as cidades de Judá; para aí hão de voltar e a possuirão.
Salmos 69:35

Comentário de Albert Barnes

Pois Deus salvará Sião – Veja as notas no Salmo 51:18 . Ou seja, ele salvará seu povo; ele irá protegê-los e defendê-los. Isso expressa a certeza confiante do salmista de que, quaisquer que sejam os problemas existentes, Deus não abandonaria seu povo, mas interporia em favor deles.

E edificará as cidades de Judá – Embora agora possam assolar, ou ficarem desoladas. Veja as notas no Salmo 51:18 . A idéia geral aqui é que Deus seria favorável à sua terra; que ele daria sucesso e prosperidade ao seu povo; que ele manifestaria sua misericórdia a eles. Não há necessidade da linguagem usada aqui para supor, como DeWette e Rosenmuller, que há uma alusão ao tempo do exílio, e à restauração dos judeus da Babilônia, e que, consequentemente, todo o salmo deve ter sido composto naquela época – ou (como Rosenmuller supõe) que os últimos versos do salmo foram adicionados mais tarde, e que assim todo o salmo foi adaptado ao tempo do exílio. No Salmo 69: 9 , parece que, quando o salmo foi composto, o local de culto público ainda estava de pé, e a linguagem aqui, como no Salmo 51:18 , é tão geral que poderia ter sido empregada a qualquer momento.

Que eles possam habitar lá … – Que seu povo possa habitar lá de acordo com a promessa antiga. A idéia é que ele seria o protetor de seu povo e que todas as suas promessas a eles seriam cumpridas.

Comentário de E.W. Bullinger

Sião. Veja App-68.

vou construir. Isto é profecia; pois Davi era “um profeta” ( Atos 2:30 ).

habitar, & c. Não apenas habitar e possuir, mas herdar e distribuir.

tê-lo em posse = herdá-lo. Observe a introversão.

Referências Cruzadas

Salmos 48:11 – O monte Sião se alegra, as cidades de Judá exultam por causa das tuas decisões justas.

Salmos 51:18 – Por tua boa vontade faze Sião prosperar; ergue os muros de Jerusalém.

Salmos 102:13 – Tu te levantarás e terás misericórdia de Sião, pois é hora de lhe mostrares compaixão; o tempo certo é chegado.

Salmos 102:16 – Porque o Senhor reconstruirá Sião e se manifestará na glória que ele tem.

Salmos 147:12 – Exalte ao Senhor, ó Jerusalém! Louve o seu Deus, ó Sião,

Isaías 14:32 – Que resposta se dará aos emissários daquela nação? Esta: “O Senhor estabeleceu Sião, e nela encontrarão refúgio os aflitos do seu povo”.

Isaías 44:26 – que executa as palavras de seus servos e cumpre as predições de seus mensageiros, que diz acerca de Jerusalém: ‘Ela será habitada’, e das cidades de Judá: ‘Elas serão construídas’, e de suas ruínas: ‘Eu as restaurarei’,

Isaías 46:13 – Estou trazendo para perto a minha retidão, ela não está distante; e a minha salvação não será adiada. Concederei salvação a Sião, meu esplendor a Israel.

Jeremias 33:10 – “Assim diz o Senhor: ‘Vocês dizem que este lugar está devastado, e ficará sem homens nem animais. Contudo, nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém, que estão devastadas, desabitadas, sem homens nem animais, mais uma vez se ouvirão

Ezequiel 36:35 – Estes dirão: “Esta terra que estava arrasada tornou-se como o jardim do Éden; as cidades que jaziam em ruínas, arrasadas e destruídas, agora estão fortificadas e habitadas”.

Apocalipse 14:1 – Então olhei, e diante de mim estava o Cordeiro, de pé sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil que traziam escritos na testa o nome dele e o nome de seu Pai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *