Estudo de Salmos 77:14 – Comentado e Explicado

Vós sois o Deus dos prodígios, vosso poder manifestastes entre os povos.
Salmos 77:14

Comentário de Albert Barnes

Tu és o Deus que faz maravilhas – é, deve ser, a característica de Deus, o verdadeiro Deus, fazer coisas maravilhosas; coisas adequadas para produzir espanto e que pouco esperamos ser capazes de entender. Nosso julgamento de Deus, portanto, não deve ser apressado e precipitado, mas calmo e deliberado.

Tu declaraste a tua força entre o povo – manifestaste a tua grandeza nas tuas relações com o povo. A palavra “povo” aqui se refere não especialmente ao povo hebreu, mas às nações – as pessoas do mundo em geral. Em larga escala, e entre todas as nações, Deus havia feito o que era adequado para despertar admiração, e que as pessoas ainda eram pouco qualificadas para compreender. Ninguém pode julgar corretamente o que o outro fez, a menos que ele consiga entender todo o assunto e vê-lo como ele que realiza o ato – a menos que ele entenda todas as causas, motivos, resultados próximos e remotos – a menos que ele veja o necessidade do ato – a menos que ele veja quais teriam sido as consequências se não tivesse sido feito, pois naquilo que é desconhecido para nós e que está além do alcance de nossa visão, pode haver razões completas e suficientes para o que feito, e uma explicação pode ser encontrada lá, o que removeria toda a dificuldade.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 77: 14-15 . Tu declaraste a tua força entre o povo – Pelos poderosos atos dela aqui a seguir. Redimiste o teu povo – Nomeadamente, do Egito, após uma longa e dura servidão; que ele menciona aqui para fortalecer sua fé no problema atual. Os filhos de Jacó e José – O povo dos judeus é muito bem denominado os filhos de José, assim como de Jacó. Pois, como Jacó era, sob Deus, o autor de seu ser, José também era o seu preservador. O parafrast de Chaldee parece ter entendido as palavras assim, traduzindo-as: Os filhos que Jacó gerou e José nutriram. José era de fato uma espécie de segundo pai, e eles poderiam muito bem ser chamados filhos dele; sem cujo cuidado, humanamente falando, não houvesse tal redenção, nem pessoas a serem redimidas.

Comentário de E.W. Bullinger

declarado = divulgado.

pessoas = povos.

Comentário de Adam Clarke

Tu – fazes maravilhas – Todo ato de Deus, seja na natureza ou graça, na criação ou providência, é maravilhoso; supera todo poder, exceto o seu; e só pode ser compreendido por sua própria sabedoria. Para o observador geral, sua força é mais aparente; para o investigador da natureza, sua sabedoria; e ao cristão genuíno, sua misericórdia e amor.

Comentário de John Calvin

14. Tu és o Deus que faz maravilhas. O salmista confirma a frase anterior, provando a grandeza de Deus pelo maravilhoso caráter de suas obras. Ele não fala da essência oculta e misteriosa de Deus que preenche o céu e a terra, mas das manifestações de seu poder, sabedoria, bondade e justiça, que são claramente exibidas, embora sejam vastas demais para nossa compreensão limitada. Literalmente, as palavras são: Tu és o Deus que faz uma Maravilha ; mas o número singular é aqui evidentemente colocado para o plural, um exemplo que já vimos antes. A partir disso, aprendemos que a glória de Deus está tão perto de nós, e que ele se abriu tão aberta e claramente, que não podemos justamente fingir qualquer desculpa para a ignorância. Ele, de fato, trabalha tão maravilhosamente, que até as nações pagãs são indesculpáveis ??por sua cegueira. Por esta razão, é adicionado: Tu fizeste saber a tua força entre os povos. Isto tem uma referência imediata à libertação da Igreja; mas, ao mesmo tempo, mostra que a glória de Deus, que ele exibira clara e poderosamente entre as nações, não poderia ser desprezada sem que a culpa de uma impiedade grave tivesse sido incorrida.

Referências Cruzadas

Exodo 13:14 – “No futuro, quando os seus filhos lhes perguntarem: ‘Que significa isto? ’, digam-lhes: Com mão poderosa o Senhor nos tirou do Egito, da terra da escravidão.

Exodo 15:6 – Senhor, a tua mão direita foi majestosa em poder. Senhor, a tua mão direita despedaçou o inimigo.

Exodo 15:11 – Quem entre os deuses é semelhante a ti, Senhor? Quem é semelhante a ti? Majestoso em santidade, terrível em feitos gloriosos, autor de maravilhas?

Josué 9:9 – Ele responderam: “Seus servos vieram de uma terra muito distante por causa da fama do Senhor, do seu Deus. Pois ouvimos falar dele, de tudo o que fez no Egito,

Salmos 72:18 – Bendito seja o Senhor Deus, o Deus de Israel, o único que realiza feitos maravilhosos.

Salmos 86:10 – Pois tu és grande e realizas feitos maravilhosos; só tu és Deus!

Salmos 105:5 – Lembrem-se das maravilhas que ele fez, dos seus prodígios e das sentenças de juízo que pronunciou,

Salmos 136:4 – Ao único que faz grandes maravilhas, O seu amor dura para sempre!

Isaías 51:9 – Desperta! Desperta! Veste-te de força, ó braço do Senhor; acorda, como em dias passados, como em gerações de outrora. Não foste tu que cortaste o Monstro dos Mares em pedaços, que traspassaste aquela serpente aquática?

Isaías 52:10 – O Senhor desnudará seu santo braço à vista de todas as nações, e todos os confins da terra verão a salvação de nosso Deus.

Daniel 3:29 – Por isso eu decreto que todo homem de qualquer povo, nação e língua que disser alguma coisa contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja despedaçado e sua casa seja transformada em montes de entulho, pois nenhum outro deus é capaz de livrar ninguém dessa maneira”.

Daniel 6:27 – Ele livra e salva; faz sinais e maravilhas nos céus e na terra. Ele livrou Daniel do poder dos leões”.

Apocalipse 15:3 – e cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro: “Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus todo-poderoso. Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *