Estudo de Salmos 94:19 – Comentado e Explicado

Quando em meu coração se multiplicam as angústias, vossas consolações alegram a minha alma.
Salmos 94:19

Comentário de Albert Barnes

Na multidão de meus pensamentos dentro de mim, teus confortos deliciam minha alma – A Septuaginta e a Vulgata Latina traduzem isso: “Na multidão de minhas mágoas dentro de mim”, etc. DeWette traduz isso: “Bei meinen vielen Sorgen”, “na minha muitos cuidados. ” A palavra hebraica, no entanto, significa corretamente “pensamentos”; e a idéia parece ser que, no grande número de pensamentos que passaram por sua mente, muitos deles perplexos, ansiosos, onerosos – muitos deles vãos e inúteis – tantos que pareciam ir e vir sem nenhum objetivo ou objeto, havia uma classe que lhe dava conforto. Eles eram aqueles que pertenciam a Deus. Nesses pensamentos, ele encontrou calma e paz. Por mais que ele pudesse ser perturbado por outros pensamentos, ainda aqui encontrava descanso e paz. Em Deus – em seu caráter, em sua lei, em seu governo – ele tinha uma fonte infalível de consolo; e qualquer problema que ele possa ter com os cuidados da vida e com as más imaginações em sua própria mente, mas aqui sua alma encontrou repouso.

Deus era um refúgio infalível; e meditação sobre ele e suas perfeições acalmavam a mente. Quantos pensamentos passam por nossas mentes em um único dia ou em uma única hora! Quem pode dizer de onde eles vêm ou por quais leis eles estão ligados! Quantos deles parecem não ter conexão com o que foi antes! Quantos deles parecem ser jogados em nossas mentes quando os evitamos! Quantos são vaidosos e frívolos; quantos são céticos; quantos estão poluídos e poluentes! Quantos vêm à mente que não divulgaríamos para os nossos melhores amigos! Quão poucos de nós caminharíamos para o exterior se tivéssemos consciência de que todos que encontrarmos pudessem olhar em nosso peito e ver tudo o que está passando lá! Que consolo é para nós que eles não possam vê-lo! Que mundo de confusão e ruborização seria esse se, nas ruas de uma cidade lotada, ou quando o homem encontrar seu próximo em qualquer lugar, tudo o que estiver em seu seio for conhecido! E, no entanto, nesta multidão de pensamentos – tão vazios, tão tolos, tão pecadores, tão irritantes, tão céticos, tão poluentes – existem outros – existem pensamentos de Deus, de Cristo, do céu, de esperança, de fé, de amor, de benevolência; pensamentos dentro de nós, quando as promessas divinas chegam ao coração, e a perspectiva do céu aquece a alma. Estes dão “conforto”; estes enchem a alma de “deleite”. Feliz aquele que pode encontrar em seu seio, em meio à multidão de pensamentos dentro dele, aqueles que pertencem a Deus; para uma vida superior; ao céu!

Comentário de Thomas Coke

Salmos 94:19 . Na multidão de meus pensamentos Quando minhas solicitações se multiplicam dentro de mim. A palavra sar???? sarappai, solicitudes, significa o discursus, ou ramificações da mente; uma palavra que expressa fortemente a ação da alma quando se envia por todos os lados. “A versão antiga mostra: Na multidão de tristezas; que deve ser de algum modo peculiar aos homens de pensamento e reflexão. Que existem tais tristezas, aprendemos de alguém que era homem de pensamento; Eclesiastes 1:18 Se seguirmos a linha de pensamento que ele delineou e observarmos a vida do homem sob todas as circunstâncias que lhe são inerentes, cada passo que dermos produzirá uma prova de sua proposição; toda descoberta trará seu tormento quando descubra que todos os dias do homem são de tristeza e suas dores de parto; sim, seu coração não descansa durante a noite. Mas não há fim para essas investigações; e, de fato, não há muitas razões para isso. a própria experiência nos trará esse conhecimento para casa, sem nos dar o trabalho de procurar no exterior o mundo para encontrá-lo.Cuidados e ansiedades chegarão até nós, embora nossas portas estejam guardadas por dentro e por fora. mas quem é aquele que pode curá-lo? Existe um remédio capaz de administrar prazer e deleite em nossas mentes, em meio a todas as incertezas e aborrecimentos que nos cercam. O que é isso, você pode aprender com a presente passagem; cujo significado claro é que a religião, ou um senso justo de nossa relação com Deus, é nosso único apoio real e sólido contra os muitos males da vida. Esta é a nossa âncora: com isso, nenhum estado de vida é insuportável; sem ele, nenhuma condição é tolerável. Como valorizamos, portanto, até os prazeres desta vida e nossa participação nas coisas boas do mundo, que a providência de Deus colocou diante de nós; mantenhamo-nos na capacidade de apreciá-los, mantendo firme o conforto da religião. Isso só pode nos dar um verdadeiro prazer de nossos prazeres; isso só pode permitir-nos suportar como homens nossa parte do mal e da aflição: nosso coração frequentemente ficará inquieto dentro de nós e, na multidão de nossos pensamentos, encontraremos uma multidão de tristezas; portanto, devemos manter Deus nosso amigo, cujos confortos refrescam nossa alma. “ Até agora, o bispo Sherlock, em seu excelente discurso sobre esse versículo; vol. 2: p. 271. Também não posso desejar ao meu leitor um entretenimento mais refinado ou melhor do que o leitura do todo.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 94:19 . Na multidão de meus pensamentos dentro de mim – Enquanto meu coração está cheio de pensamentos diversos e desconcertantes, como a palavra original significa, e atormentado com preocupações e medos sobre meu estado futuro; teus confortos deliciam minha alma – Tuas promessas, contidas em tua palavra, e a lembrança de minha experiência anterior de teus cuidados e bondade comigo, me proporcionam o consolo que revive minha mente abatida.

Comentário de E.W. Bullinger

pensamentos = perplexidades.

confortos. Ocorre apenas aqui, Isaías 66:11 e Jeremias 16: 7 , onde são apresentados “consolações” .

Comentário de Adam Clarke

Na multidão dos meus pensamentos – Das minhas mágoas, ( dolorum , Vulgata); minhas tristezas, ( ?d???? , Septuaginta). De acordo com a multidão de minhas provações e angústias, foram as consolações que você me proporcionou. Ou, enquanto meditei profundamente em sua maravilhosa graça e misericórdia, a luz divina invadiu minha alma e fiquei cheio de prazer.

Comentário de John Wesley

Na multidão de meus pensamentos dentro de mim, teus confortos deliciam minha alma.

Pensamentos – Enquanto meu coração estava cheio de pensamentos diversos e desconcertantes, como essa palavra hebraica significa.

Confortos – Tuas promessas e a lembrança de minha experiência anterior de teus cuidados e bondade.

Referências Cruzadas

Salmos 43:2 – Pois tu, ó Deus, és a minha fortaleza. Por que me rejeitaste? Por que devo sair vagueando e pranteando, oprimido pelo inimigo?

Salmos 61:2 – Desde os confins da terra eu clamo a ti, com o coração abatido; põe-me à salvo na rocha mais alta do que eu.

Salmos 63:5 – A minha alma ficará satisfeita como de rico banquete; com lábios jubilosos a minha boca te louvará.

Salmos 73:12 – Assim são os ímpios; sempre despreocupados, aumentam suas riquezas.

Salmos 77:2 – Quando estou angustiado, busco o Senhor; de noite estendo as mãos sem cessar; a minha alma está inconsolável!

Jeremias 20:7 – Senhor, tu me enganaste, e eu fui enganado; foste mais forte do que eu e prevaleceste. Sou ridicularizado o dia inteiro; todos zombam de mim.

Habacuque 3:16 – Ouvi isso, e o meu íntimo estremeceu, meus lábios tremeram; os meus ossos desfaleceram; minhas pernas vacilavam. Tranqüilo esperarei o dia da desgraça que virá sobre o povo que nos ataca.

Romanos 5:2 – por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

2 Coríntios 1:4 – que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações.

1 Pedro 1:7 – Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *