Estudo de Salmos 95:3 – Comentado e Explicado

porque o Senhor é um Deus imenso, um rei que ultrapassa todos os deuses;
Salmos 95:3

Comentário de Albert Barnes

Pois o Senhor é um grande Deus – porque o Senhor é um grande Deus. O objetivo é exaltar a Jeová, o verdadeiro Deus, diferenciado de todos os que eram adorados como deuses. A primeira ideia é que ele é “ótimo”; que ele é exaltado por todo o universo; que ele domina sobre todos, e que ele deve ser adorado como tal.

E um grande rei acima de todos os deuses – Isso não significa que ele é um grande governante de todos os outros deuses, como se eles tivessem uma existência real, mas que ele é rei ou governante muito acima de todos os que eram adorados como deuses, ou a quem homenagem foi paga. Quem, ou o que quer que fosse adorado como Deus, o Senhor era supremo sobre todas as coisas. Ele ocupou o trono; e todos os outros devem estar abaixo dele e sob seu domínio. Se o sol, a lua ou as estrelas eram adorados – se as montanhas ou os rios – se os anjos eram bons ou ruins -, o Senhor estava acima de tudo isso. Se seres imaginários eram adorados, o Senhor, em suas perfeições, era exaltado muito acima de tudo o que lhes era atribuído, pois Ele era o Deus verdadeiro e o Governador do universo, enquanto eles eram seres apenas da imaginação.

Comentário de E.W. Bullinger

DEUS. EL hebraico App-4.

deuses = governantes ou juízes. Hebraico. elohim. App-4. Veja nota em Êxodo 22: 9 .

Comentário de Adam Clarke

Pois o Senhor é um grande Deus – ou: “Um grande Deus é Jeová, e um grande rei acima de todos os deuses;” ou “Deus é um grande rei acima de tudo”. , and we should apply none of them to false gods. O Ser Supremo tem três nomes aqui: ?? El , ???? Jeová , ????? Elohim , e não devemos aplicar nenhum deles a falsos deuses. O primeiro implica sua força; o segundo, seu ser e essência; o terceiro, sua relação de aliança com a humanidade. No culto público, essas são as visões que devemos considerar do Ser Divino.

Comentário de John Calvin

3. Pois Jeová é um grande Deus . Por essas palavras, o salmista nos lembra quais são os motivos abundantes para louvar a Deus e a que distância estamos da necessidade de empregar o mentiroso panegírico com o qual os retóricos elogiam os príncipes da terra. Primeiro, ele exalta a grandeza de Deus, traçando um contraste tácito entre ele e os deuses falsos que os homens inventaram para si mesmos. Sabemos que sempre houve muitos deuses no mundo, como Paulo diz,

“Há muitos na terra que são chamados deuses”
( 1 Coríntios 8: 5. )

Devemos notar a oposição declarada entre o Deus de Israel e todos os outros que o homem formou no exercício de uma imaginação sem licença. Se qualquer objeto, que “um ídolo não é nada no mundo” ( 1 Coríntios 8: 4 ), basta responder que o salmista pretende denunciar as vãs ilusões dos homens que emolduraram os deuses segundo seu próprio recurso tolo. Admito, no entanto, que, sob esse termo, ele pode ter compreendido os anjos, afirmando que Deus é possuidor de tal excelência que o exaltou muito acima de toda a glória celestial, e o que quer que possa ser considerado divino, bem como acima das divindades fingidas da terra. (45) Os anjos não são realmente deuses, mas o nome admite uma aplicação imprópria a eles por estarem ao lado de Deus, e ainda mais, por serem considerados não menos que deuses por homens que os exaltam de maneira excessiva e supersticiosa . Se os próprios anjos celestiais deviam ceder diante da majestade de um Deus, era altura de indignidade compará-lo com deuses que são meras ficções do cérebro. Como prova de sua grandeza, ele nos pede que olhemos para a sua formação do mundo, que ele declara ser obra das mãos de Deus e sujeita ao seu poder. Este é um fundamento geral do porquê de Deus ser louvado, que ele demonstrou claramente sua glória na criação do mundo, e nos fará reconhecê-lo diariamente no governo dele. Quando se diz que as profundezas da terra estão em suas mãos, o significado é que elas são governadas por sua providência e sujeitas ao seu poder. Alguns leem, os limites da terra, mas a palavra significa abismos ou profundezas , em oposição às alturas das montanhas. A palavra hebraica significa corretamente pesquisar.

Comentário de John Wesley

Pois o SENHOR é um grande Deus, e um grande rei acima de todos os deuses.

Deus – Acima de tudo, os chamados anjos de Deus, potentados terrestres e, especialmente, os falsos deuses dos pagãos.

Referências Cruzadas

Exodo 18:11 – Agora sei que o Senhor é maior do que todos os outros deuses, pois ele os superou exatamente naquilo de que se vangloriavam”.

Salmos 47:2 – Pois o Senhor Altíssimo é temível, é o grande Rei sobre toda a terra!

Salmos 48:2 – Seu santo monte, belo e majestoso, é a alegria da terra toda. Como as alturas do Zafom é o monte Sião, a cidade do grande Rei.

Salmos 86:8 – Nenhum dos deuses é comparável a ti, Senhor, nenhum deles pode fazer o que tu fazes.

Salmos 96:4 – Porque o Senhor é grande e digno de todo louvor, mais temível do que todos os deuses!

Salmos 97:9 – Pois tu, Senhor, és o Altíssimo sobre toda a terra! És exaltado muito acima de todos os deuses!

Salmos 135:5 – Na verdade, sei que o Senhor é grande, que o nosso Soberano é maior do que todos os deuses.

Salmos 145:3 – Grande é o Senhor e digno de ser louvado; sua grandeza não tem limites.

Isaías 44:8 – Não tremam, nem tenham medo. Não anunciei isto e não o predisse muito tempo atrás? Vocês são minhas testemunhas. Há outro Deus além de mim? Não, não existe nenhuma outra Rocha; não conheço nenhuma. “

Jeremias 10:6 – Não há absolutamente ninguém comparável a ti, ó Senhor; tu és grande, e grande é o poder do teu nome.

Jeremias 10:10 – Mas o Senhor é o Deus verdadeiro; ele é o Deus vivo; o rei eterno. Quando ele se ira, a terra treme; as nações não podem suportar o seu furor.

Jeremias 10:10 – Mas o Senhor é o Deus verdadeiro; ele é o Deus vivo; o rei eterno. Quando ele se ira, a terra treme; as nações não podem suportar o seu furor.

Jeremias 46:18 – “Juro pela minha vida”, declara o Rei, cujo nome é o Senhor dos Exércitos, “ele virá como o Tabor entre os montes, como o Carmelo junto ao mar.

Jeremias 48:15 – Moabe foi destruída e suas cidades serão invadidas; o melhor dos seus jovens desceu para a matança”, declara o Rei, cujo nome é o Senhor dos Exércitos.

Daniel 4:37 – Agora eu, Nabucodonosor, louvo e exalto e glorifico o Rei dos céus, porque tudo o que ele faz é certo, e todos os seus caminhos são justos. E ele tem poder para humilhar aqueles que vivem com arrogância.

Malaquias 1:11 – Pois do oriente ao ocidente grande é o meu nome entre as nações. Em toda parte incenso e ofertas puras são trazidos ao meu nome, porque grande é o meu nome entre as nações”, diz o Senhor dos Exércitos.

Malaquias 1:14 – “Maldito seja o enganador que, tendo no rebanho um macho sem defeito, promete oferecê-lo e depois sacrifica um animal defeituoso”, diz o Senhor dos Exércitos; “pois eu sou um grande rei, e o meu nome é temido entre as nações. “

Mateus 5:35 – nem pela terra, porque é o estrado de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *