Não desista de orar por seus filhos

Já vivi o suficiente para ver vários movimentos dentro do evangelho surgirem e declinarem. Já vi muitos líderes ascenderem e caírem. Já vi jovens espiritualmente zelosos de vinte e poucos anos que tiveram um começo forte e sólido tornarem-se espiritualmente desiludidos aos trinta ou quarenta e poucos anos e vacilar, alguns abandonando completamente a . E tenho visto jovens espiritualmente desinteressados ​​e, em alguns casos, dissolutos, tornarem-se adultos maduros e espiritualmente vibrantes.

Também estive próximo de muitos pais que criaram filhos até a idade adulta. Já vi filhos de pais fiéis e devotos rejeitarem a fé de seus pais, e já vi filhos de pais infiéis abraçarem a Cristo e segui-lo apesar da profunda dor que experimentaram. Isso não me tornou cético em relação à fidelidade dos pais, mas me tornou menos dado a fórmulas.

E talvez mais do que tudo isso, também me observei passar por várias estações da minha própria vida. Tive épocas em que estava cheio de fé e entusiasmo, e épocas de desânimo quando era um homem de “pouca fé” ( Mateus 6:30 ). Eu suportei temporadas de depressão sombria e até crises de fé .

Posso testemunhar que Deus tem sido infalivelmente fiel a mim no que diz respeito à sua palavra, embora muitas vezes eu não tenha sido fiel em confiar nele.

Sim, aprendi que Deus é digno de confiança, mas minhas percepções regularmente não são. Aprendi — ou, mais precisamente, estou aprendendo — a não presumir muito quando se trata de seres humanos, inclusive eu. Jesus deu o exemplo, pois ele “da sua parte não se confiou a [pessoas] . . . porque ele mesmo sabia o que havia no homem” ( João 2:24-25 ).

Esta é uma lição inestimável quando se trata de orar por seus filhos.

1 – Orem por seus filhos

É claro que queremos que nossos filhos amem verdadeiramente o Senhor Jesus, a verdadeira Pérola de grande valor, com todo o coração, alma, mente e força, e amem o próximo como a si mesmos ( Mateus 13:45–46 ; Lucas 10:27 ). Queremos muito que eles experimentem isso o mais cedo possível.

Mas não sabemos qual é a melhor maneira de cada um deles aprender isso. Não conhecemos os propósitos de Deus ou seu cronograma para se revelar aos nossos filhos. Nem nos é permitido perscrutar o mistério da soberania de Deus na eleição no que se refere aos nossos filhos ( Romanos 8:29-30 ).

Mas tudo o que tenho observado e experimentado nas Escrituras e na vida me ensina duas coisas: Deus é confiável, e o que acho que vejo em um determinado momento não é. O que significa que o que parece encorajador para mim agora pode muito bem mudar no futuro, e o que parece desanimador para mim agora pode muito bem mudar no futuro.

Então, ore por seus filhos. Jesus nos promete que se pedirmos, buscarmos e batermos, o Pai nos dará o bem em troca ( Lucas 11:9-13 ), mesmo que o bem não seja aparente por quarenta anos.

2 – Não perca o coração

Portanto, não deixemos de orar por nossos filhos. Este ministério de intercessão é um chamado para toda a vida. Não devemos assumir muito quando se trata de seres humanos. Se nossos filhos estão vivendo e indo bem espiritualmente, eles não estão fora de perigo. Se eles estão vivendo e não estão bem espiritualmente, sua história não acabou. Portanto, vamos “sempre . . . orar e não desanimar” ( Lucas 18:1 ).

Deus é fiel. Ele nunca deixará de cumprir sua palavra. Sejamos fiéis ao seu chamado sobre nós, e sejamos fiéis aos nossos filhos, suplicando continuamente a Deus em favor deles. Ele não permitirá que tal trabalho, não importa qual seja o resultado que ele determine em sua sabedoria, seja em vão ( 1 Coríntios 15:58 ).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *