Deus usa tudo: Por que nosso sofrimento nunca é desperdiçado

Recentemente, uma amiga me magoou por causa de um comentário insensível que ela fez. Minha primeira reação foi ficar chateada, e então comecei a catalogar mentalmente uma lista de queixas – lembrando-me de todas as outras vezes em que fui magoada por ela.

Pode ter acabado aí, mas quando me deparei com essas palavras de AW Tozer, comecei a pensar de forma diferente sobre a situação:

Quando entendo que tudo o que está acontecendo comigo é para me tornar mais semelhante a Cristo, isso resolve muita ansiedade.

Tudo o que está acontecendo comigo é para me tornar mais semelhante a Cristo. Nada é excluído. Alegria e dor. Paz e tumulto. Plenitude e vazio. Sofrimento e facilidade. Pessoas que me amam e cuidam de mim. E pessoas que me machucam ou me ignoram.

1 – Deus governa cada detalhe

Estar ciente de que Deus está usando tudo para me tornar mais semelhante a Cristo me deixa menos ansioso. Minhas lutas, em Cristo, não são a condenação de Deus ( Romanos 8:1 ). Deus é sempre por mim ( Romanos 8:32 ). Ele projeta todas as minhas circunstâncias para o meu bem eterno ( Romanos 8:28 ). Tudo na minha vida pode me direcionar a Cristo. De fato, deveria.

De repente, parei de me preocupar com o comentário do meu amigo e ponderei por que Deus poderia ter trazido essa situação para minha vida. Era uma pergunta simples, mas as respostas revelavam mais sobre meu coração do que sobre o dela. As ações de meu amigo foram um caminho para Deus revelar uma camada de pecado em minha vida que, de outra forma, eu teria encoberto. Ao ver o pecado em minha resposta, pude confessá-lo a Deus e me arrepender.

Sempre que me sinto aborrecido, frustrado ou zangado, talvez Deus esteja me convidando a examinar meu próprio coração em vez de focar minha atenção no exterior. Talvez minha irritação seja um convite do Senhor para ir mais fundo com ele. Deus pode estar fazendo algo muito mais importante e duradouro em mim do que o que está acontecendo comigo.

E porque Deus governa tudo que cruza meu caminho, nenhuma experiência é desperdiçada. Tudo pode ser usado para me voltar a Cristo porque, em última análise, ele faz todas as coisas para o bem. Minhas circunstâncias difíceis podem cultivar uma dependência de Cristo. Ensina-me a orar com mais fervor. Dê-me a oportunidade para o ministério. Meus sucessos podem me levar a louvar e agradecer a Deus. Para dar-lhe glória. Para ver meu pecado de orgulho e confessá-lo. Aprender a humildade tomando o lugar mais baixo, mesmo sob os holofotes. Tudo pode ser um trampolim para a santidade.

2 – Abençoado no fim de sua corda

Ser ferido pela negligência de um amigo é um mundo além de ser traído por um cônjuge ou sofrer de uma doença debilitante, mas o convite de Deus é o mesmo. Passei por todas as três provações e posso testificar que Deus usou cada uma delas, embora muitas vezes por meio de lágrimas, para me aproximar dele. E à medida que me aproximo e sou abraçado por meu Senhor, me torno mais como seu Filho.

A interpretação de Eugene Peterson das bem-aventuranças ecoa lindamente essa ideia. Em sua paráfrase da Mensagem , Mateus 5:3–4 diz: “Você é abençoado quando está no fim de sua vida. Com menos de você há mais de Deus e seu governo. Você é abençoado quando sente que perdeu o que é mais caro para você. Só então você pode ser abraçado por Aquele que é mais querido para você.”

Abençoado no final de sua corda. Abençoado quando você perde o que é mais caro. Aos olhos do mundo, isso soa insano. É o oposto da definição do mundo de “bem-aventurado”. Para o mundo, ser abençoado é ter tudo o que se deseja e muito mais. É realizar seus sonhos. Não é estar no fim da corda e não perder tudo o que lhe é caro.

Mas na economia de Deus, ser abençoado assume um novo significado. Somos abençoados quando não temos recursos humanos. Quando não temos nada próprio para recorrer. Nenhum humano em quem confiar. Quando nada parece estar indo bem. É quando Deus e seu governo aumentam em nossa vida. Há menos de nós. E mais de Deus. Quando perdemos o que nos é mais caro na terra, valorizamos ainda mais o abraço do nosso Pai celestial. Seu abraço é mais querido, mais precioso, mais espetacular do que qualquer coisa que poderíamos ter perdido.

3 – Todas as coisas seus servos

O Salmo 119:90-91 diz: “Você firmou a terra, e ela permanece firme. Por sua designação, eles permanecem neste dia, pois todas as coisas são seus servos”. Todas as coisas são servas de Deus . Todas as coisas podem e serão usadas por Deus para realizar seus bons propósitos para a alegria e glória eternas de seu povo.

Tudo o que enfrentamos pode nos tornar mais santos. Nossos aborrecimentos podem revelar nosso pecado. As pessoas que nos machucam nos dão oportunidades de perdoar. Nossas doenças físicas nos ensinam a depender de Deus. Nossos filhos rebeldes nos treinam para orar sem cessar. Tudo o que é difícil e parece errado em nossas vidas é um convite divino para nos voltarmos para Deus.

Para viver plenamente essa perspectiva, precisamos estar presentes a cada momento. Procurar ativamente e perguntar a Deus o que ele está tentando nos mostrar. Estar ciente de que Deus está sempre trabalhando em nossas vidas e confiar que todas as circunstâncias podem nos aproximar dele.

Pois tudo o que nos acontece pode nos tornar mais semelhantes a Cristo.

One Comment on “Deus usa tudo: Por que nosso sofrimento nunca é desperdiçado”

  1. mais perto eu quero estar
    Meu Deus de ti!
    Inda que seja a dor que me um a ti
    Sempre hei de suplicar
    Mais perto quero estar
    Mais perto quero estar
    Meu Deus, de ti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *