Simpatia sem aflição: A Exaltada Compaixão de Cristo

“Só se lembre de mim”, José pediu, “quando estiver tudo bem com você, e por favor, faça-me a gentileza de me mencionar ao Faraó, e assim me tirar desta casa” Gênesis 40:14 )

Embora estivesse na prisão, José acabara de interpretar favoravelmente o sonho do copeiro: ele seria restaurado à sua altura anterior em três dias. “Apenas lembre-se de mim ao Faraó”, José falou.

Em três dias, o copeiro foi tirado da cela como predito. Será apenas uma questão de tempo agora, pensou José. Mais três dias se passaram. Cinco dias. Uma semana. “Dois anos inteiros” ( Gn 41:1 ). . Uma vez que ascendeu ao seu antigo lugar, “o copeiro não se lembrou de José, mas esqueceu-se dele” ( Gênesis 40:23 ).

Quando você pensa no Cristo ascendido, você imagina alguém como este copeiro? Aquele que uma vez desceu à nossa cova e sofreu por nossos pecados – apenas para ressuscitar para uma vida melhor três dias depois – se esquecendo de nós ?

Talvez você espere a atenção dele quando ele voltar, mas até então, ele se deleita com os louvores do anjo, segura o cetro com firmeza na mão e, com nossa prisão bem atrás dele, você suspeita que permanece pouco em seu coração.

Simpatia do príncipe

William Gurnall (1616-1679) dá uma ilustração comovente em resposta:

Suponha que o filho de um rei saia de uma cidade sitiada, onde ele deixou sua esposa e filhos, a quem ele ama como sua própria alma, e todos estes prontos para morrer pela espada ou pela fome; se o suprimento não chegasse mais cedo, poderia esse príncipe, quando chegasse à casa de seu pai, agradar-se com as delícias da corte e esquecer o sofrimento de sua família? ( O Cristão em Armadura Completa , 31)

Neste momento, Jesus pensa em mim, ele pensa em você, como este príncipe que deixou sua noiva e filhos para trás. Ele não se esqueceu de nós, coroado como está na glória, assim como qualquer homem bom não poderia esquecer por um momento sua família algemada de tristezas em uma terra má. Se nós, pecadores, nos comovemos com a angústia de nossos entes queridos, como poderia Cristo, cujo nome é amor, desconsiderar os sofrimentos de sua família ainda na terra?

Se você está tentado a se sentir esquecido, lembre-se de que agora Cristo ama sua noiva com um amor que excede todo o conhecimento ( Efésios 3:19 ). Seu coração para conosco do céu merece mais atenção do que muitos de nós damos. Considere primeiro como nosso Cristo ascendido não é um copeiro, e então por que Cristo “se agrada com as delícias da corte” enquanto ainda não esquece “a angústia de sua família” – e por que isso é uma boa notícia para nós.

1 – Ele Não Esqueceu

Jesus, nosso Rei, partiu para a glória, deixando-nos aqui na terra. E, ao contrário do príncipe na ilustração de Gurnall, Jesus ora para que permaneçamos temporariamente separados: “Não peço que os tire do mundo, mas que os guarde do maligno” ( João 17:15 ). Mas, para que não tiremos conclusões falsas, na véspera de sua morte, Jesus também diz de várias maneiras: “Não me esquecerei de você”.

Ele lhes assegura: “Se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também” ( Jo 14:3 ). Ele promete: “Não os deixarei órfãos; Eu virei para você. . . . Porque eu vivo, vocês também viverão” ( João 14:18–19 ).

Quando a tristeza enche seus corações com esta notícia, ele garante que significa o bem deles: “Digo-lhes a verdade: é para sua vantagem que eu vá, porque se eu não for, o Consolador não virá até você. Mas, se eu for, vo-lo enviarei” ( João 16:7 ). Ele garante: “Vocês estão tristes agora, mas eu os verei novamente, e seus corações se alegrarão, e ninguém tirará sua alegria de vocês” ( João 16:22 ).

Na noite mais escura da história, Cristo carrega seu povo em seu coração em oração ao Pai: “Pai, desejo que também aqueles que me deste estejam comigo onde eu estiver, para ver a minha glória que você tem me deu porque me amaste antes da fundação do mundo” ( João 17:24 ). E isso ele ora por você e por mim também: “Não peço somente por estes, mas também por aqueles que crerão em mim por meio de sua palavra” ( João 17:20 ).

Essas palavras não são derramadas de um copeiro celestial. Podemos estar certos de que aquele que disse: “como o Pai me amou, eu também vos amei” ( Jo 15,9 ), e cuja vida se resumiu naquelas horas que expiravam com as palavras: “tendo amado os seus que eram no mundo, ele os amou até o fim” ( Jo 13:1 ) – certamente ele não se esquecerá de sua noiva, a recompensa de seu sofrimento e angústia. Nem em um sentido real ele a deixará verdadeiramente ( Mateus 28:20 ).

Basta dizer que Jesus Cristo não vai, não pode esquecer sua amada, mesmo que sua amada esteja inclinada a esquecer que ela não é esquecida. Este é um problema.

Mas há outra: podemos supor que Cristo pensa apenas em nós. O espírito de nossa época nos faria imaginar um Messias necessitado, codependente e doente de amor. Ele está no céu, não prestando muita atenção na glória ali, rabiscando corações nas margens do cosmos com nosso nome no meio.

Tal espírito omite que Jesus também disse a seus discípulos: “Vocês me ouviram dizer a vocês: ‘Vou embora e irei ter com vocês’. Se você me amasse, você teria se alegrado, porque vou para o Pai, porque o Pai é maior do que eu” ( João 14:28 ). Podemos ser condicionados a acreditar que seu mundo gira em torno de nós, que ele deve estar perpetuamente aflito no céu, incapaz de se alegrar plenamente com seu Pai ou receber louvores ou desfrutar das delícias da corte porque ainda não estamos lá.

2 – Quando ele escreveu para ela

Considere a carta de amor que ele envia do céu para sua noiva ferida e deixada para trás em Esmirna. Ela é uma igreja local fiel (nenhuma censura ou chamado ao arrependimento aparece nesta carta). Como o compassivo Cristo fala à sua igreja sofredora? Ao anjo da igreja de Esmirna, ele diz a João, escreva,

As palavras do primeiro e do último, que morreram e voltaram à vida. Conheço sua tribulação e sua pobreza (mas você é rico) e a calúnia daqueles que se dizem judeus e não são, mas são uma sinagoga de Satanás. Não tema o que você está prestes a sofrer. Eis que o diabo está prestes a lançar alguns de vocês na prisão, para que sejam provados, e por dez dias vocês terão tribulações. Sê fiel até a morte, e eu te darei a coroa da vida. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Aquele que vencer não será ferido pela segunda morte. Apocalipse 2:8-11 )

Que conforto ele oferece? Ele diz que é o primeiro e o último, aquele que morreu e voltou à vida. Ele diz que conhece sua tribulação e sua pobreza (embora sejam ricos ). Ele lhes diz que ouve as calúnias de seus inimigos que se tornaram uma “sinagoga de Satanás”.

Mas observe também como ele os instrui em sua perseguição: “Não tema o que você está prestes a sofrer” – o fato de Satanás jogá-los na prisão os testará e acabará servindo a propósitos maiores. Jesus lhes diz para serem fiéis até a morte , e que ele estará esperando do outro lado com uma coroa da vida. Ele lhes diz que eles devem vencer para não ser ferido pela segunda morte, o lago de fogo ( Ap 20:14 ).

Ele dá a esta igreja o que parece ser um conforto masculino, isto é, conforto que mantém um tom exortativo dada a sua visão de prioridades mais altas ( 1 Tessalonicenses 2:11-12 ) – ou seja, o bem-estar eterno da igreja.

As palavras de Cristo aqui não são as de uma mãe que amamenta com seu filho ( 1 Tessalonicenses 2:7 ), embora igualmente cheias de amor. Jesus conforta esta igreja, mas não dizendo a ela que ele não pode desfrutar do céu e de seu Pai enquanto ela permanecer oprimida e separada. Ele não se recusa a sentar-se no trono antes que ela esteja sentada com segurança na glória.

Jesus se preocupa profundamente conosco, mas não muito – é isso que estou tentando dizer? Não. Ele se preocupa mais profundamente com sua noiva do que sabemos, e ele ainda é nosso Deus que habita um céu que é maior do que nós. Ele nos ama além do conhecimento, e não tem necessidade absoluta de nós. Parte da beleza de seu amor é quão livremente dado, ou não exigido, ele é.

Como nosso grande sumo sacerdote, Cristo nos convida a nos aproximarmos do trono da graça porque ele é capaz de simpatizar conosco ( Hebreus 4:14-16 ). Mas ele não é consumido pela piedade, nem sente conosco a ponto de sofrer danos. Ele possui nossas perseguições como a cabeça do corpo – “Saulo, Saulo, por que você persegue me” ( At 9:4 ) – mas não de forma a ser perfurado recentemente.

Jesus Cristo, outrora homem de dores, ressuscitou e ascendeu; ele não está no céu afundado que sua noiva ainda não está lá. Goodwin afirma que o Cristo glorificado não tem “nenhum sabor de inquietação” ou “afeições aflitivas”, embora sua “perfeição não destrua suas afeições”. Ele é provocado a nos ajudar; ele se aproxima, comovido em medida por nossa dor, sem ser ferido.

3 – Ele vê o dia

Esta é uma boa notícia para nós, pois Cristo ama seu povo sem desfazer toda a realidade, amando-os acima de seu Pai e de sua glória. O Filho nos convida para seu amor eterno e trinitário, sem nos tornar o foco principal desse amor eterno. Ele nos ama sem nos fazer Deus.

Nossa alegria final e bem-estar eterno são certos. Jesus não tem adivinhação quanto ao nosso destino. Embora longe de ser insensível, ele não é sacudido pelas ondas, pois estamos deste lado do céu.

Jesus é o Pastor das ovelhas, o Noivo de sua noiva, guiando-nos para casa através de um mundo de angústia para fontes de água viva, prometendo em breve enxugar toda lágrima de nossos olhos ( Apocalipse 7:17 ; 21:4 ). Enquanto ele demora, ele pode e desfruta “as delícias da corte”, sem esquecer “a aflição de sua família”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *