Por que os crentes também ficam doentes?

Os cristãos não são imunes a doenças ou sofrimentos. A doença veio ao mundo como resultado da queda do homem (Gênesis 3) e persistirá até o retorno de Cristo para completar Sua obra de redenção (Romanos 8: 19-23). A fonte de toda restauração é o poder de Deus, através da obra redentora de Cristo (Isaías 53: 5). Devido ao fato de que a redenção total do nosso corpo não será concluída até o último dia, nem nosso corpo estará completamente curado até então. Por várias razões (abaixo), Deus permite que os cristãos adoeçam. Da mesma forma, Deus tem total soberania para determinar o momento, o tipo de doença e se deve oferecer cura para nossa doença. A seguir, razões pelas quais Deus permite que a doença ocorra:

1) Algumas doenças não estão relacionadas aos nossos pecados. Deus permitiu que o homem em João 9: 1-3 fosse cego desde o nascimento, para que a misericórdia e o poder de Deus pudessem ser exibidos.

João 9:1-3: Ao prosseguir, viu um homem cego de nascença. Seus discípulos lhe perguntaram: “Rabino, que pecou, ​​este homem ou seus pais, que ele nasceu cego?” “Nem este homem nem seus pais pecaram”, disse Jesus, “mas isso aconteceu para que a obra de Deus pudesse ser exibida em sua vida.

2) Outras doenças estão diretamente relacionadas aos nossos pecados; colhemos o que semeamos (Gálatas 6:7). Por exemplo, na igreja primitiva de Corinto, os cristãos adoeceram e morreram porque levaram a comunhão de maneira indigna.

1 Coríntios 11: 27-32: Portanto, quem comer este pão ou beber este cálice do Senhor de maneira indigna será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Mas que um homem se examine, e assim coma do pão e beba do copo. Pois quem come e bebe de maneira indigna come e bebe julgamento para si mesmo, não discernindo o corpo do Senhor. Por esse motivo, muitos estão fracos e doentes entre vocês, e muitos dormem. Pois se nos julgássemos, não seríamos julgados. Mas quando somos julgados, somos castigados pelo Senhor, para que não sejamos condenados com o mundo.

Gálatas 6:7: Não se deixe enganar: Deus não pode ser zombado. Um homem colhe o que semeia.

3) Algumas doenças são permitidas aos cristãos, para que possamos estar perto de Deus e experimentá-Lo através de nossas fraquezas. Paulo disse que a graça de Deus é suficiente para ele, pois Seu poder é aperfeiçoado na fraqueza de Paulo, e somente quando ele é fraco, ele é forte na presença de Deus (2 Coríntios 7-12).

2 Coríntios 7-12: Para evitar que eu fosse vaidoso por causa dessas revelações surpreendentemente grandes, me foi dado um espinho em minha carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar. Três vezes implorei ao Senhor que o tirasse de mim. Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois meu poder é aperfeiçoado na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais com minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse sobre mim. É por isso que, pelo amor de Deus, me deleito nas fraquezas, nos insultos, nas dificuldades, nas perseguições, nas dificuldades. Pois quando sou fraco, sou forte. Eu me fiz de bobo, mas você me levou a isso. Eu deveria ter sido elogiado por você, pois não sou nem um pouco inferior aos “super apóstolos”, mesmo que eu não seja nada. As coisas que marcam um apóstolo – sinais, maravilhas e milagres – foram feitas entre vocês com grande perseverança.

4) Algumas doenças são permitidas aos cristãos para nos dar um desejo e expectativa mais fortes por nosso corpo redimido no céu (Apocalipse 21: 1-4; Romanos 8: 23-27).

Apocalipse 21: 1-4: Então vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra haviam passado, e não havia mais mar. Vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, descendo do céu por Deus, preparada como uma noiva lindamente vestida para o marido. E ouvi uma voz alta do trono dizendo: “Agora a habitação de Deus está com os homens, e ele viverá com eles. Eles serão o seu povo, e o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. Ele limpará todos os dos olhos. Não haverá mais morte, nem luto, nem choro, nem dor, pois a velha ordem das coisas já passou. “

Romanos 8: 23-27: Não apenas isso, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, gememos interiormente, enquanto aguardamos ansiosamente nossa adoção como filhos, a redenção de nossos corpos. Pois, nesta esperança, fomos salvos. Mas a esperança que é vista não é esperança. Quem espera o que ele já tem? Mas se esperamos o que ainda não temos, esperamos pacientemente. Do mesmo modo, o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza. Não sabemos pelo que devemos orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos que as palavras não podem expressar. E quem procura nossos corações conhece a mente do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.

5) Algumas doenças podem testar e desenvolver nossa ( 42: 5,6; Habacuque 2: 4)

Jó 42:5,6: Meus ouvidos ouviram falar de você, mas agora meus olhos te viram. Por isso me desprezo e me arrependo em pó e cinzas. “

Habacuque 2:4: os justos viverão pela sua fé.

6) Algumas doenças são permitidas como julgamentos para os líderes cristãos (2 Samuel 24; 1 Crônicas 21)

7) Outras doenças: Não podemos entender completamente a prerrogativa de Deus e Sua vontade para a doença e o sofrimento dos cristãos (Deuteronômio 29:29; Romanos 8:28). No entanto, uma coisa é certa; Deus trabalha para o bem daqueles que O amam. Tudo o que precisamos fazer é amar a Deus de todo o coração e mente (Deuteronômio 6: 5; Mateus 22:37).

Deuteronômio 29:29: As coisas secretas pertencem ao SENHOR nosso Deus, mas as coisas reveladas pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que possamos observar todas as palavras desta lei.

Romanos 8:28: E sabemos que em todas as coisas Deus trabalha para o bem daqueles que o amam, que foram chamados de acordo com seu propósito.

Conclusões:

Os cristãos não são imunes a doenças e sofrimentos. Deus permite doenças aos cristãos por várias razões, algumas estão relacionadas aos nossos pecados ou pecados dos líderes, outras não.

É permitido que algumas doenças testem e desenvolvam a fé dos cristãos, para nos manter perto de Deus e experimentá-Lo através de nossa fraqueza; isso também nos dá um desejo e expectativa mais fortes por nosso corpo redimido no céu.

Embora possamos não entender completamente a razão por trás de nossas doenças e sofrimentos, podemos ter certeza de que Deus trabalha para o bem daqueles que O amam. Tudo o que precisamos fazer é amar a Deus com todo o coração e mente e deixar o resto para Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *