Top 9 passos para orar por nosso país

Qual sua opinião sobre patriotismo? Para muitos em nosso país, o patriotismo saiu de moda. Até mesmo muitos cristãos protestam contra a união de amor a Deus e amor à pátria. E isso pode ser com razão. Às vezes confundimos as prioridades da cidadania celestial e terrena.

Mas não há dúvida de que Deus quer que sejamos excelentes cidadãos do nosso país. A justiça exalta uma nação, mas o pecado é uma vergonha para qualquer povo ( Provérbios 14:34 ). Este versículo dá a vida correta como uma ação que podemos tomar para sermos bons cidadãos. Em 1 Timóteo 2:1-2 , Paulo nos exorta a orar também. Neemias na Bíblia fornece um padrão de oração com nove passos para orar por nosso país nos tempos difíceis de hoje.

Um relatório de Jerusalém chegou a Neemias:

E eles me disseram: “O restante da província que sobreviveu ao cativeiro está em grande angústia e opróbrio, e o muro de Jerusalém está derrubado e suas portas são queimadas a fogo” ( Neemias 1: 3 ).

O estado lamentável da cidade era indicativo do estado espiritual lamentável das pessoas que viviam lá. O coração de Neemias se partiu por seu povo. Não os conhecia pessoalmente, mas eram concidadãos do mesmo país. O patriotismo por seu país e a compaixão por seu povo tomaram conta de Neemias. Agora vamos ver o que aprendemos com a resposta de Neemias a essa situação. Suas ações, com uma oração intercalada, são encontradas em Neemias 1:4-11 .

1 – Rasgue seu coração.

Agora aconteceu que quando ouvi essas palavras, sentei-me e chorei e lamentei por dias (4a).

Naqueles dias, era costume para um enlutado rasgar suas roupas, vestir pano de saco, pó com cinzas e lamentar. Neemias fez tudo isso para simbolizar seu coração dilacerado, seu luto interior. A notícia de que seu povo estava indefeso contra os inimigos o entristeceu.

Da mesma forma, devemos permitir que Deus destrua nossos corações pelo estado precário de nosso país. Fala-se muito agora sobre fronteiras físicas indefesas, mas a falta de linhas de fronteira espirituais supera os problemas de fronteira. Quão mais vulneráveis ​​são as mentes e corações de gerações de pessoas se debatendo sem fundamento bíblico?

2 – Remova as distrações carnais.

E eu estava jejuando e orando diante do Deus do céu (4b).

Neemias rejeitou comida por um tempo para se dedicar a se conectar com Deus. O jejum humilhou Neemias, levando a sua desesperada necessidade de Deus. Ele usou o tempo sem sustento físico para receber o alimento espiritual que desejava. O jejum aumentou a percepção espiritual da realidade de Neemias.

Talvez você não tenha praticado muito a disciplina do jejum. Em um mundo onde a comida está tão prontamente disponível, não apreciamos nossa completa dependência de Deus. Por que não reservar um momento em que você se priva de comida e descobre uma conexão mais profunda com Deus?

3 – Lembre-se do caráter de Deus.

Eu disse: “Rogo-te, ó Senhor Deus do céu, Deus grande e temível, que preservas a aliança e a benignidade para aqueles que O amam e guardam os Seus mandamentos (1:5 NASB1995).

Enquanto Neemias jejuava, ele orava. Não para qualquer um. Neemias orou ao Único com a capacidade de fazer o impossível acontecer. Sua oração começou com uma declaração de quem Deus é, Seu caráter e Suas obras. É o equivalente a “santificado pelo teu nome” na oração do Senhor ( Mt 6:9 ). Depois de louvar o poder e a majestade de Deus, Neemias se move para a natureza de Deus que cumpre promessas e dá a lei.

Neemias envolve esta parte de sua oração no cobertor de segurança da bondade de Deus. O conceito funde a simpatia, compaixão, bondade e misericórdia de Deus para com pessoas indignas em uma palavra incrível. Da mesma forma, ao orarmos por nosso país, devemos reivindicar a bondade de Deus como nossa única esperança.

4 – Reconheça que Deus não tem obrigação de ouvi-lo.

Esteja agora atento o Teu ouvido e os Teus olhos abertos, para ouvir a oração do Teu servo… (6a).

Depois de exaltar a grandeza de Deus, Neemias entende que Deus não precisa se inclinar para a humanidade, mas Ele graciosamente o faz ( Sl 8:4 ). É por isso que Neemias pede humildemente a Deus que ouça e responda ao seu apelo.

Embora eu acredite que Deus abençoou nossa nação desde o início para Seus propósitos, os americanos não têm nenhum status especial com Deus. Nossos pais fundadores, muitos deles dependendo da sabedoria de Deus, tiveram intenções nobres. Mas nossa nação se afastou muito dos princípios de Deus. Não fizemos nada para merecer o ouvido de Deus. No entanto, podemos humildemente pedir a Deus que observe nossos pedidos.

5 – Repita suas petições a Deus.

…o qual estou orando diante de Ti agora, dia e noite, em favor dos filhos de Israel Teus servos… (6b).

Como a viúva persistente na parábola de Jesus encontrada em Lucas 18 , Neemias perseverou em oração a Deus. De acordo com este versículo, ele orava continuamente, dia e noite, por seu povo. Pessoas que ele não conhecia estavam vivendo em uma terra que ele nunca tinha visto. No entanto, com o coração pesado, ele trabalhou em oração por eles.

Nosso país está mergulhado em conflitos; grupos colocados uns contra os outros. A retórica divisiva é abundante. Nossas emoções negativas podem endurecer nossos corações em relação às pessoas com as quais devemos nos preocupar. Fazer uma oração pela “outra metade” do país é a última coisa que temos vontade de fazer. No entanto, não deveríamos, como Neemias, permanecer persistente e apaixonadamente na brecha para essas pessoas e o futuro de nosso país?

6 – Arrependa-se dos pecados do seu país.

…confessando os pecados dos filhos de Israel que cometemos contra ti; Eu e a casa de meu pai pecamos. Agimos muito corruptamente contra ti e não guardamos os mandamentos, nem os estatutos, nem as ordenanças que ordenaste a teu servo Moisés (6c-7).

Neemias não adoçou a situação. Ele conhecia como ninguém a rebelião de seu povo. É por isso que ele e tantos outros nasceram e viveram na Babilônia em vez de em sua terra natal. Em vez disso, ele reconheceu com sinceridade a terrível extensão do pecado deles. Mas então ele deu um passo adiante. Ele pessoalmente se identificou como um companheiro pecador. Ele assumiu a responsabilidade diante de Deus por seus próprios pecados e pelos pecados de seu país.

Não é sempre mais fácil orar pelos pecados de outra pessoa? Os que não atingem perto de casa rolam facilmente da nossa língua. Mas, como cidadãos dos Estados Unidos, devemos assumir os pecados nacionais. Não podemos culpar nossos líderes. As falhas de nossos líderes refletem os corações dos cidadãos que os elegem. Assumir a responsabilidade pelo pecado como se fosse meu partiu meu coração, mas também acrescentou profundidade e autenticidade às minhas orações.

7 – Lembre a Deus de Suas promessas.

Lembra-te, por favor, da palavra que ordenaste ao teu servo Moisés, dizendo: Se fores infiel, espalhar-te-ei entre os povos; mas se vocês voltarem para mim e guardarem os meus mandamentos e os cumprirem, ainda que aqueles de vocês que foram dispersos estivessem na parte mais remota dos céus, eu os reunirei de lá e os levarei para o lugar onde escolhi. Meu nome habita. (8-9)

Na verdade, Deus não precisa ser lembrado de Suas promessas. A lembrança que fazemos em oração é para nosso benefício. Neemias conhecia as promessas de Deus e as reconduziu a Deus para injetar esperança em seu coração partido.

Antes de pedir qualquer coisa a Deus, devemos nos conscientizar das promessas de Deus. Ela nos ajuda a conectar nossos pedidos à vontade de Deus. Esta é a chave para receber a bênção de Deus. Deus não mencionou explicitamente nosso país e seu resultado em Sua Palavra. Mas ele deu promessas gerais se-então para nações e pessoas. Vamos orar as promessas de Deus para a América sem inserir nossa agenda.

8 – Peça a provisão de Deus para sua necessidade.

Eles são Teus servos e Teu povo, que resgataste com Teu grande poder e com Tua mão forte. Por favor, Senhor, que o Teu ouvido esteja atento à oração do Teu servo e à oração dos Teus servos que se deleitam em reverenciar o Teu nome, e por favor, faça o Teu servo bem sucedido hoje e conceda-lhe misericórdia diante deste homem.” (10-11)

Neemias finalmente pediu algo a Deus — sucesso e misericórdia. Mas ele deixou a definição de sucesso para Deus. Seu pedido foi a menor parte de sua oração porque ele confiava em Deus para agir da melhor maneira.

Da mesma forma, não precisamos ditar a Deus como prover ou corrigir os problemas de nosso país. Simplesmente pedimos, confiando em Sua sabedoria e compromisso com Seu plano eterno.

9 – Ação de Risco.

Implícito na última frase desta oração está uma ação que Neemias planejou tomar. O homem a quem ele se refere é o rei. Neemias arriscou sua vida pedindo ao rei que lhe permitisse ajudar seu povo. Sua  o compeliu a agir. Você pode ler os capítulos restantes de Neemias, que demonstram como Deus respondeu poderosamente à oração de Neemias.

Talvez Deus esteja levando você a arriscar algo com base nesses nove passos para orar por nosso país. Você vai sair em fé? Que nossas orações sempre terminem com a disposição de agir como instrumento de Deus.

One Comment on “Top 9 passos para orar por nosso país”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *